quarta-feira, outubro 30, 2019

João Baptista, apesar de ser São, também tinha erecção



Ou, então, não. Qual São João. Diz que é um Angelo Encarnato. Mas qual anjo, qual carapuça. Onde é que estão as asas? Nunca vi nenhum anjo assim e os santos também não rezam assim. 

Parece é o mesmo que foi avistado como veio ao mundo, apenas um leve pano a esconder-lhe as pudibundícies, exibindo o corpo todo trabalhado, na volta um consumidor avant la lettre de testosterona. Tem é ali um pneuzinho mas isso também não faz mal nenhum até porque, como dizia a outra, uma barriguinha enfeita sempre. Só o penteado é que já não está com nada. Devia ter apanhado, ficava-lhe melhor. Se bem que, olhando melhor, agora já não sei se é pano se é saia aquilo que ele ali tem. Na volta, tinha era vindo de assessorar a Joacine, um Livre igualmente avant la lettre, e resolveu pôr-se ali a jeito de uma foto para o Insta. E, calma, nada a ver, cada um é como cada qual, saia de machos, saia de pregas, mini-saia, que diferença faz. Ora essa.

Bem podem os eternos falta-de-assunto atirar as mãos ao alto, aqui d'el rei, o Baco apresentou-se ao serviço de saia, que a mim tanto se me dá. Fico é com curiosidade em perceber se está ou não depilado e se, sim, se a depilação é das brasileiras ou das artísticas. Tirando isso, zero.

(Tenho uma mente perversa, nada a fazer.)


Seja como for, São João Baptista ou Baco uma ova. O calmeirão é é Mona Lisa, isso sim. Uma Mona Lisa que, quando in the mood, ri-se e diz, 'anda cá que és meu' e, pimbas, qual bandeira hasteada, ergue um fogoso falo.

Armada em Madonna, olharzinho distante, sorriso subtil de quem diz que sim, está bem e, afinal de contas, por baixo da saiinha, um pirilau de dar inveja a muito galalau. 


(E vai com música, que vai melhor)


Portanto, como se diz, ele há coisas. E que ninguém faça um esgarzinho inteligente a insinuar que é malícia minha. Qual malícia. Ou que estou a picar. Eu? Eu não. Só se for a picar bolos a ver se estão no ponto. Sim, porque no intervalo de posts de arte e de história, temas a que me dedico com reconecta sabedoria, costumo estar sempre é numa de bolos. E se não sabem que reconecta é sinónimo de reconhecida, santa paciência, não é problema meu. E, se não era sinónimo, passou a ser. Mas, enfim, ia eu a dizer que há mentes perversas para tudo. Honni soit qui mal y pense. 

Até porque isto do São João Baptista ser, afinal, o Baco e, cereja em cima do bolo, a Mona Lisa, é capaz de ser a pura verdade. Pelo menos é o que consta. E se non è vero, è ben trovato.


Estou a falar, é claro, de Gian Giacomo Caprotti da Oreno, aka Salaì, que, segundo reza a rádio alcatifa, parece que não era apenas discípulo dilecto de Leonardo como, também, seu amigo especial, predispondo-se a ser retratado de muitas maneiras. Agora uma coisa é certa: pelo sorrisinho bem disposto e pela envergadura peniana, as sessões corriam-lhe de feição e tinha que se esforçar para conter o riso e, sobretudo, para não saltar para cima do mestre.

-----------------------------------------------------------

E isto vem a propósito de uma coisa mas não digo já o que é. A ver se ainda me atiro a ela. 

Com vossa licença, claro.

12 comentários:

Paulo B disse...

Eu, que não sou religioso: o meu santo preferido! (O mais) Popular e bem pagão!
https://youtu.be/4lLAeIx1E_Q

Paulo B disse...

Que saudades das fogueiras de São João! Tão antigas que as transportamos para estas paragens:

https://youtu.be/zsFSHg2hxbc

https://youtu.be/W59QQG2jlS8

https://youtu.be/v8OWpeF8jy0


Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Uma teoria interessante e com sentido.

Quanto ao Santo, ao que consta, era uma figura bem fora da caixa, não por acaso que introduz um ritual alternativo aos cânones judaicos...

Um rico dia, marota UJM.

Um Jeito Manso disse...

Olá Paulo,

Pois olhe que eu, pagã por natureza e inculta por singeleza, não sabia dos maus hábitos de S. João. Mas já vou informar-me pois já estou a gostar dele.

E gostei dos vídeos. Boas 'liaisons'. E aproveito para dizer que há homens que ganham muito com a idade. O Caetano é um deles.

Obrigada, Paulo! E, quando queimar os sobrantes das oliveiras, pode fazer uma fogueira e matar saudades. Eu, pelos santos, em miúda, também as saltava.

Uma boa quinta-feira!

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

Portanto já são dois a provar que é coisa sabida essa do João baptista. E eu convencida que era um santinho como os outros. E também terei que ir descobrir que ritual diferente é esse. Nunca liguei às aulas na catequese e larguei as missas bem cedo. Portanto, é o que se vê: ignorantezinha tous les jours.

Mas, pronto, repito o que disse ao Paulo: já estou a gostar do Baptista. Ou não se chamasse ele João.

Dias felizes, Francisco!

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

O ritual é o Baptismo itself. Foi muito fora dos cânones, andava pelo deserto, profetizava e foi um grande percursor do estilo de Jesus Cristo.

Dias felizes, também.

Tiago Gonçalves disse...

S. João vivia e batizava na região do rio Jordão. Parece que vestia uma pele de cabra e a sua dieta constava de mel silvestre e gafanhotos...
Fundou um movimento religioso e era crítico dos governantes judaicos em nome do poder romano.
Considerado perigoso e subversivo acabou preso e executado. A bíblia fala dele, tal como o historiador judeu Flavio Josefo, que foi quase seu contemporâneo, confirmando a sua existência histórica.
Quanto ao Leonardo.... é quase certo que tinha gosto especial por jovens do sexo masculino, mas desconhecia esse "desenho projeto" ^^

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

Tenho inúmeras lacunas na minha educação e estas são gritantes. Do que aprendi quando miúda não ficou nada a não ser que não me identifico com o que lá ensinavam, aquele sentimento de culpabilidade incutida que leva a que se ande à pesca de pecados a auto-martirização.

Mas, na volta, há muitos lados interessantes que me passam ao lado, nomeadamente tudo o que é história pura, sem fantasias ou moralismos.

Thanks Francisco. Bom feriado.

Um Jeito Manso disse...

Olá Tiago,

Para saber tudo isso não me diga que você era um deles? São Tiago?

Portanto, ele era mesmo um naturalista, vegan avant la lettre. Ainda por cima diz-me que ele era subversivo e perigoso. Portanto, já gosto dele. A ver se me informo melhor. Capaz de ainda lhe descobrir facetas que me levem a querer rebaptizar-me...

Mas a sério: gostei de saber. Onde se pode aprender isso? Na Bíblia, não? Ou há biografias dele? Capaz de haver. Hei-de tentar saber.

Quanto ao Da Vinci era genial e, pelos vistos, desempoeirado. Thanks God.

Um bom feriado, São Tiago.

Tiago Gonçalves disse...

Olá UJM,

Os detalhes peculiares sobre a dieta de S. João estão na Bíblia sim. No entanto, em relação a ser vegan, os gafanhotos discordam...
Ele criticava certas práticas de diferentes grupos sociais, apelava à mudança de procedimentos e foi crítico de um dos vários Herodes que governaram a região em nome do poder romano. Como suscitava muitos seguidores entre a população, tal provocou receios ao mesmo Herodes que o mandou prender e mais tarde executar...
Os relatos sobre a vida dele estão na Bíblia (sobretudo nos quatro Evangelhos "oficiais") e também na obra "Antiguidades Judaicas" escrita pelo historiador judeu Flávio Josefo no final no primeiro século da nossa era. Talvez hajam biografias sobre ele, mas não lhe sei indicar nenhum.
Sim Da Vinci era um génio, sem dúvida. E certamente não precisou que o modelo tivesse de posar com uma ereção à mostra durante horas...
Obrigado, um bom feriado UJM.
(Já vi que me batizou de São Tiago...)

Um Jeito Manso disse...

Olá São Tiago,

Ora bolas, tem razão: os gafanhotos não são um legume... :)

Constato a toda a hora as minhas gritantes lacunas no conhecimento histórico, e, muito em especial, em relação ao que se refere com religião.

Um mau professor destrói o interesse numa matéria. Só tive maus professores de história e isso não ajudou a contrariar a minha tendência natural para não 'marrar'

Obrigada pela sua paciência. Gostei de ter aprendido o que teve a paciência de me ensinar.

Um bom sábado, São Tiago!

Tiago Gonçalves disse...

Boa noite UJM.
Sim, às vezes é a forma como a "matéria" é explicada que estimula ou destrói o interesse na mesma... Então se for de maneira "pesada" e maçuda...
Fico contente por poder ter sido útil a dar umas luzes sobre este assunto e que tenha gostado. Mais haveria a dizer sobre o Batista, mas já ficou com uma ideia!

Um bom sábado, UJM e boas incursões/divagações com dimensão histórica/religiosa.