sábado, maio 11, 2019

Archie - what's in a name?


Confesso que fiquei surpreendida. 

No outro dia, quando se falava nas apostas entre Arthur, Albert ou Alexander, eu disse que achava que haveria de ser outra coisa, nome plebeu, nome de toda a gente. Lembrei-me de John. 

Afinal, estava eu nisto, espreito um online e dou com Archie. Desatei a rir. Ninguém deve ter apostado em tal nome. Nem sabia que era nome próprio e não diminutivo. 

Para mim, Archie era sinónimo de Archie Bunker, esse horrível reaccionário, coisa tão detestavelmente conservadora que se tornava paródica. Uma família às direitas. Um pândego que assumia o ridículo de ser tão racista, tão xenófobo, tão machista, um direitolas tão primário, tudo tão extremado que a gente ria a bom rir. Eu, pelo menos, ria. 

Li, então, que Archie vem de Archibald e logo me ocorreu o Archibald italiano, o Arcimboldo, esse outro ganda maluco. No século XVI as suas obras eram de loucos, divertidas e surpreendentes.

Agora já li que Archie era o nome do gato de estimação do gato da duquesa. E outras teorias, algumas a parecerem improváveis. 

Quanto ao segundo nome, Harrison, já me parece mais normal: Harry's son. 

Agora a escolha do nome Archie ainda me dá vontade de rir. E, portanto, imagino que o pequeno Archie, apesar do peso do apelido, Mountbatten-Windsor, tem tudo para ter uma vida venturosa, irreverente, bem disposta -- e acredito que venhamos a surpreender-nos e a achar graça às suas tiradas por ser um provocador, um bacano. 

Salve Archie.


-----------------------------------------------------------------------------

Para os meus Leitores que não nasceram no séc XVI (como eu) aqui fica um cheirinho do Archie, o outro.


--------------------------------

1 comentário:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Essa série é o máximo, vi na Memória há uns anos.
Achei piada à volta que levou o nome do rapaz, agora já podem vi as canecas e os pires comemorativos.

Rico soninho.