quarta-feira, janeiro 09, 2019

Marcelo loves Cristina


Marcelo liga em directo para novo programa de Cristina ferreira
Hoje, para meu espanto, várias pessoas repetiam a desculpa de Marcelo, dizendo que ele tinha ligado em directo para a Cristina Ferreira para equilibrar com a entrevista que deu ao Goucha. Uma desculpa esfarrapada. Mas a malta não apenas gostou como engoliu.

Se isso fosse razão, agora deveríamos ver o Presidente da República a aparecer de surpresa no estúdio da Tânia Ribas de Oliveira, a fazer uma perninha numa gravação com a Sónia Araújo, ter uma simpatia captada pelas câmaras para com a Paula Moura Pinheiro, fazer um agrado público a alguma pseudo-repórter do Correio da Manhã, comparecer no Eixo do Mal e no Governo Sombra para dar troco a qualquer dos residentes... e por aí vai. É que se fez aquele pífio e inaceitável telefonema para a Cristina Ferreira para equilibrar não sei o quê, então tem muito mais atenções públicas para distribuir. 

Mas a malta gosta sempre de ser boazinha e desculpar tudo. Brandos costumes. Eu também sou assim, tendo a não gostar de pisar quem está no chão. Mas Marcelo não está no chão. Tem a popularidade nos píncaros. 

Marcelo rei dos afectos e das selfiesE, calma aí, eu até acho que ele tem feito, em regra, um bom papel. 
É dado a excessos, abusa da ubiquidade, não perde a pica de ser comentador, comentando tudo a toda a hora, gosta de gostem dele e faz de tudo para se certificar disso quase parecendo querer garantir que será entronizado como o presidente dos afectos ou, se possível, até canonizado. Mas é civilizado, tem mundo, é culto, é contemporizador, tem boas maneiras e, também em regra, não nos envergonha. Depois de Cavaco, ele é o dia a comparar com a noite.
Mas isso não me impede de achar que, volta e meia, derrapa para o lado perigoso da coisa, lá onde o excesso tende para o ridículo (como foi agora o caso do inenarrável telefonema para a escaganifada da Cristina Ferreira), lá onde o querer ser simpático e querer ser o primeiro o leva a atirar-se para fora de pé (como foi o convidar o 'irmão' Bolsonaro a vir visitar Portugal) ou noutros casos em que só nos ocorre que não havia necessidade.

Está-lhe na massa do sangue ser como é -- e a roda-viva em que anda ainda acelera mais aquele metabolismo já de si acelerado.

E eu só posso recomendar-lhe que tire uns dias para descansar, para reflectir. Caso contrário, um dia a coisa derrapa de vez e já se sabe como é -- com a velocidade a que as coisas correm nas redes sociais e com a tendência para a malta se mover em rebanho -- daí até cair em desgraça junto dos portugueses vai um ai.

-----------------------------------------------------------------

[Imagens de Miguel-ngelo e We have Kaos in the Garden]

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto do nosso PR, ng é perfeito. Há erros que se desculpam.
Eheh,essa da via sacra pelos canais arrancou-me um sorriso. Pode não gostar do que vê, do que ouve,mas ñ vale esse ardor.
Vá,não seja mázinha e deixe de dar tanta importancia a minudências.
Gosto mais de Cristina hj em dia e gosto de Marcelo Rebelo de Sousa, claro que lhes desculpo qualquer coisinha.

O seu blog é um dos meus favoritos, nc comentei e olhe, hj deu-me.

Tenhamos um boa noite, sim.

Mariana

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

UJM,

Temos psicóloga!!

O último parágrafo é lapidar, só que a coisa não vai lá com férias, ali só mesmo análise com alguém da craveira do Coimbra de Matos.

Como disse noutro dia, aguardo pela alternativa em 2021.

Um abraço.

Um Jeito Manso disse...

Olá Mariana,

Bonito nome. Não me importava nada de me chamar Mariana. (Claro que, se assim fosse, eu seria outra, mas talvez isso fosse boa ideia)

E olhe: acha que aquilo de ele andar a distribuir afectos pelos vários programas era ardor meu...? Ainda pensa isso depois de hoje se saber que agora vai intervir, através de gravação, no programa da Tânia Ribas de Oliveira.

Digo-lhe: o nosso PR passa a perna a qualquer um.

E agora que começou a comentar, não pare.

Uma noite descansada, Mariana.

Um Jeito Manso disse...

Olá Senhor Doutor Francisco,

Sabe que o que eu acho que o nosso amigo Marcelo, o famoso Rei dos Afectos, deveria fazer era 'regressão' (se é que esse é o nome correcto daquela coisa de 'regressar' a vidas anteriores). Iria certamente voltar ao ditoso tempo em que era bicho-carpinteiro.

Em alternativa, era hipnotizá-lo e deixá-lo a dormir durante uma semana. Haveria de acordar repousado, ponderado.

Não lhe parece?

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

"Se é que esse é o nome correcto daquela coisa de 'regressar' a vidas anteriores"

Diz que sim, mas isso é coisa para a "sotôra" Maria Helena ou para a Alcina Lameiras (Será que é viva? É que eu conheci-a pessoalmente, aí pelos meus 4-5 anos).

Essa de pô-lo a dormir uma semana, poderia resultar, ou então o homem ainda acordava mais revigorado para baratear em dobro.

Um bom pré-fim-de-semana.