segunda-feira, dezembro 30, 2013

Balanço de 2013 à moda de Um Jeito Manso (coisa muito limitada, claro: Tozé, o Inseguro; Passos, o Pérfido; Portas, o do Destino Trocado; Cavaco, o Inútil; Costa, o Desencontrado; Jonet, a Naftalina ao serviço dos pobrezinhos; e mais uns quantos]


Não é altura de balanços? Fecha-se o exercício, fecham-se as contas, faz-se a demonstração de resultados, acerta-se o balanço, percebe-se qual o resultado bruto, qual o resultado líquido. Coisas assim.

Mas era o que mais me faltava pôr-me aqui a perder tempo com uma análise exaustiva ao que passou. Passou, passou, está passado.

Quanto muito, passo por cima de balanços e foco-me num ou noutro balancete.

Ora, então, vamos lá. Coisa simples com base no que se viu em 2013 neste luso rectângulo que, se isto não muda, ainda se torna pindérico. Ou de plástico, que é mais barato (O'Neill dixit).



António José Seguro - Um chato, sem alma, sem garra, sem charme. 


Li algures que se fez filmar armado em estadista a desejar um bom Natal às famílias. Típico. 

Este é daquele que antes de o ser já o era. Um velho. Um ex. 

Um chega para lá. Um pequeno Hollande. Tomara que nunca tenha a oportunidade de desiludir os eleitores como Hollande o faz todos os dias.



Pedro Passos Coelho - Uma criatura sinistra. 


Nunca me enganou: as palavras que proferia antes de ganhar as eleições revelavam demagogia, populismo, ignorância, leviandade, pouco respeito pela inteligência dos outros. É o joguete útil que qualquer poderosos deseja encontrar em lugar de importância num país. O facto de não distinguir a mentira da verdade torna-o ainda mais perigoso. O facto de ser frio e vingativo é a pitada que faltava para o tornar ainda mais temível. Os portugueses deveriam fazer tudo para o afastar de qualquer função pública. Não tem feito outra coisa senão destruir o País e dar cabo da vida dos Portugueses. Os danos far-se-ão sentir por muitos anos.


Paulo Portas - Uma pessoa cuja inteligência e fulgor se desperdiçaram estupidamente ao escolher o percurso político que tem vindo a singrar. 


Poderia ser um professor brilhante, um grande jornalista, até um grande actor de teatro. Qualquer coisa. Seria sempre muito bom. Mas optou por se enfiar numa carreira que é sempre pequena demais para a sua ambição e para as suas capacidades intelectuais. Por isso transborda, é arrastado por correntes que não controla, tenta manter-se no palco, encena, efabula, é histriónico para além do razoável no que faz e diz, perde-se nos seus labirintos, perde a noção de tudo (até do ridículo). Ganharia muito se se afastasse, se conseguisse manter o recolhimento durante uns tempos, se encontrasse um outro rumo para a sua vida, se serenasse, se fizesse um uso útil e inteligente das suas capacidades. Ganharia ele, ganharia o CDS, ganharia o País.


Jerónimo de Sousa, João Semedo, Catarina Martins - Gente bem intencionada, gente generosa, gente com ideais. 


Contudo, uns por estarem presos a conservadorismos desajustados aos tempos que correm, outros por ainda não terem sabido traçar caminhos que se compreendam bem, serão sempre refúgios para grupos fechados de sonhadores, saudosistas, idealistas. 

São os guardiões de castelos nos quais haverá sempre parte da população que gostará de se acolher. Mas dificilmente atrairão novos adeptos, ou gente com real capacidade para fazer frente aos desmandos ultra-liberais.


António Costa - Um homem com um discurso tão claro como bem articuladas são as suas ideias. 


Vigoroso, lutador, um democrata, um humanista. Mas parece não chegar a tempo ao sítio onde o comboio da história passa. Tomara que um dia o seu tempo coincida com o tempo comum. 

O País tinha muito a ganhar se a sua clarividência e frontalidade pudessem traduzir-se em acções.


José Sócrates - Um homem corajoso, um lutador, um homem a quem os ventos contrários não vergam. 


A imagem perfeita do resistente e do resiliente. Um combatente.

O País ainda irá contar ele. 

Muitas pessoas como ele em posições cimeiras na UE tornariam o nosso espaço comum um lugar menos perigoso.

Contra ventos e marés, contra ameaças ou traições, contra incompreensões ou abandonos, os seus ideais não sofrem abalos.


Rui Tavares, Daniel Oliveira, Carvalho da Silva e outros - Gente bem intencionada, com visões correctas da realidade e um discurso limpo e honesto.


Mas não será através de novos partidos, movimentos, pólos ou plataformas que a direita retrógrada, revanchista, apátrida e amoral será derrotada. 

Numa altura como a que vivemos, toda a gente de bem se deve unir. Qualquer divisão de votos favorecerá a pandilha que tem vindo a arruinar o futuro deste pobre País.


Cavaco Silva - Quando foi Primeiro-Ministro comprometeu o futuro do Pais, trocando o tecido económico nacional por meia dúzia de patacas. 


Como Presidente da República faz questão em ser inútil.

Este espaço vai ficar quase vazio de propósito pois vazio é o que parece rodeá-lo.


Mário Soares - Um homem inteiro. Um leão.


E não escrevo mais pois todas as palavras seriam fracas quando comparadas com a força que tem sabido demonstrar ao longo de toda a sua vida. 

Mesmo agora, aos 89 anos, é das vozes que mais vigorosamente clama contra a devastação em curso.

De cada vez que ruge, o seu rugido abala as estruturas apodrecidas.


Isabel Jonet - Canaliza a sua capacidade empreendedora para actividades assistencialistas que são úteis mas mais úteis seriam iniciativas que evitassem a necessidade da caridade.












...

E por aqui me fico para isto não ficar chato para além da conta.

Algumas imagens, como está à vista, provêm do blogue We Have kaos in the Garden. Das restantes desconheço a proveniência original.

...

Até já.

4 comentários:

Anónimo disse...

"E não escrevo mais pois todas as palavras seriam fracas quando comparadas com a força que tem sabido demonstrar ao longo de toda a sua vida.", realmente podia enumerar muitas coisas, mas vou-me reter nesta.

Já reparou que temos o Okupa de Belém à custa do Mário Soares, e por isso ainda temos que chupar este Governo até 2015.

E que ninguém diga que sofre de amnésia, a internert veio colmatar isso - https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_presidenciais_portuguesas_de_2006

Anónimo disse...

a inteligência do Portas já foi quantificada - http://www.noticiasaominuto.com/politica/150888/o-irrevogavel-que-custou-2-3-mil-milhoes#.UsFjnvSB3K0


em relação ás qualidades dele, faz-me lembrar aqueles críticos de obras de arte, vêm coisas que mais ninguém vê, por vezes nem mesmo o criador da obra (e não é por humildade) é mesmo por não ver.

Anónimo disse...

Estimada UJM,
Permita-me umas “pequenas alterações” áquilo que escreve sobre essa patética figura que é Portas, um malabarista e trapaceiro da Política, um tipo cujo carácter se situa no seu umbigo (e estou a ser meigo), um manipulador da Política, um encenador barato, alguém pronto para “se deitar” politicamente com o PSD e o PS, um videirinho político, um Demagogo, etc, etc, etc. Aqui vão “as alterações”:

Paulo Portas 1) - Uma criatura sinistra:
Nunca me enganou. As palavras que proferia antes de ganhar as eleições revelavam demagogia, populismo, ignorância, leviandade, pouco respeito pela inteligência dos outros. É o joguete útil que qualquer poderoso deseja encontrar em lugar de importância num país. O facto de distinguir a mentira da verdade torna-o ainda mais perigoso. O facto de ser cínico é a pitada que faltava para o tornar ainda mais temível. Os portugueses deveriam fazer tudo para o afastar de qualquer função no Estado. Não tem feito outra coisa senão ajudar Passos Coelho a destruir o País e dar cabo da vida dos Portugueses. Os danos far-se-ão sentir por muitos anos.
Paulo Portas 2) - Uma pessoa cuja falta de inteligência se explica pela escrepulosa escolha do percurso político que seguiu até hoje:
Poderia ter sido um professor medíocre, como demonstrou ao ter sido um jornalista banal, mas, talvez, um grande actor de Pantomina. Qualquer coisa seria sempre muito bom, dentro da mediocridade. Optou por se enfiar numa carreira que é sempre adequada à sua ambição e fracas capacidades intelectuais. Por isso transborda, é arrastado por correntes que finge não controlar, atira-se ao palco, encena, efabula, é histriónico para além do razoável no que faz e diz, perde-se nos seus labirintos, perde a noção de tudo (porque é ridículo). Ganharia muito se se afastasse, se conseguisse manter o recolhimento para sempre, se tentasse encontrar um outro rumo para a sua vida – tarefa difícil - se serenasse, se fizesse um uso útil e inteligente das suas parcas capacidades intelectuais. Ganharia ele, ganharia o CDS, ganharíamos todos nós e ganharia o País por junto!
PS: Quanto aos restantes Comentários dos restantes políticos, nada mais a acrescentar. Concordo inteiramente.
Saúde para 2014!
P.Rufino

jrd disse...

Com uma ou outra discordância, concordo -de uma maneira geral- com a criatividade dos retratos "à la minuta" que aqui deixou.
Apenas acrescento que o ex- candidato a barítono Passos Coelho, ainda vai acabar num qualquer "cabaret da coxa" ou num Realty Show.
Já a rainha de Belém vai ter de consultar um proctologista porque teve mesmo um an(n)us horribilis.
Abraço