terça-feira, dezembro 28, 2010

Como se fazem cantos nos Tapetes de Arraiolos

Para quem veio até a Um Jeito Manso procurando a resposta para a dúvida sobre como fazer cantos nos Tapetes de Arraiolos, aqui mostro a sequência de fotografias que o exemplifica. Espero que seja perceptível.

Aqui temos um canto na barra do tapete, já com alguns desenhos.

Vou exemplificar como se faz o canto com lã azul.

Passei a lã por baixo dos pontos a verde e deixei a ponta de fora para se ver de onde vem a lã.
Na fotografia já aparece um ponto feito a azul mas vou exemplificar com o 2º porque está mais visível.

A agulha está colocada para fazer o primeiro risco da cruz.

Porque, afinal, o canto é ponto-cruz.

Agora que a primeira perna do X está feita, a agulha está colocada para fazer a segunda perna


Uma vez que a cruz está feita, a agulha já passou para cima, para continuar a diagonal.

E assim se completará mais um X

Agora mostro a parte de trás do tapete
Ao contrário do resto do tapete em que a parte de trás são risquinhos verticais, uns por cima dos outros, o canto da barra, visto por trás, tem este aspecto de espinha.

Espero que esteja compreensível.

15 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada!!!! Foi a salvação da minha mãe!!

Um Jeito Manso disse...

Não percebi... A sua mãe não sabia fazer cantos e conseguiu entender-se com a minha explicação, foi? Sempre às ordens. Qualquer dúvida mais, pode perguntar que eu gosto imenso de fazer tapetes e de ensinar o que sei.

Unknown disse...

Com comeca o primeiro ponto Arraiolos

Anónimo disse...

Como se começa a preencher o fundo do tapete de arraiolos? Do centro para as pontas ou de uma ponta para a outra?

Unknown disse...

BOA NOITE, QUERO MUITO TE AGRADECER PELO ENSINAMENTO DO CANTO, JÁ HAVIA APRENDIDO VÁRIOS, MAS QUERIA APRENDER O MODO CORRETO, QUE DEUS TE ABENÇOE
ME CHAMO ELZA

Carla disse...

Ola, estou com um problema no meu tapete, não sei até onde vai a barra e como fazer,sera que se eu colocar a foto do tapete me pode ajudar? Desde já obrigada

Um Jeito Manso disse...

Olá Unknown,

Peço desculpa por só hoje responder-me mas o seu cometário escapou-me. Se calhar é mesmo melhor eu ver a fotografia senão não percebo.

A 1ª coisa que se faz quando se faz um tapete é a fiada exterior que marca o tamanho do tapete. A 2ª coisa é a fiada que marca a dimensão da barra. Ou seja, se a barra, por exemplo, tiver 20 fiadas, conta 20 acima da fiada de fora e borda a fiada que marca o limite de dentro da barra.

A seguir bordam-se os motivos da barra (supostamente mediante desenho). Mas, uma vez que a barra fica contida dentro da fiada de fora e da fiada de dentro, não tem como não saber até onde ir.

Por isso, não sei se percebi bem a questão.

Ajudei?

irani disse...

Eu quero fazer o curso

Anónimo disse...

Seria ideal tirar as dúvidas com vídeos explicando assim as várias maneiras de fazer arraiolos porque muitas vezes só lendo não dá para compreender como se faz. Obgda

Maria Eduarda Gomes disse...

A forma como é feita esse CANTO não é a mesma que se faz um canto contínuo. Esse canto é com a côr a subir e o outro é quando se vem da "esquerda para direita ou direira para a esquerda", fazendo um L (ao contrário) e com a mesma côr de lã

Anónimo disse...

Bom dia! Estou a começar um tapete das Abóboras em que a barra repete 2 vezes o mesmo motivo. Na segunda barra o desenho da barra é interrompido pelo desenho da abóbora e eu tenho a seguinte dúvida: o segundo desenho da suposta barra já não se faz como barra ou a parte da abóbora que apanha os cantos faz-se como barr
a com os cantos?
Espero ter-me feito entender.
Muito obrigada.
Bom fim dd semana.
Sílvia

Anónimo disse...

Bom dia! Estou a começar um tapete das Abóboras em que a barra repete 2 vezes o mesmo motivo. Na segunda barra o desenho da barra é interrompido pelo desenho da abóbora e eu tenho a seguinte dúvida: o segundo desenho da suposta barra já não se faz como barra ou a parte da abóbora que apanha os cantos faz-se como barr
a com os cantos?
Espero ter-me feito entender.
Muito obrigada.
Bom fim dd semana.
Sílvia

Um Jeito Manso disse...

Olá Sílvia,

Lamento mas não consigo ajudar. Não sei o que é tapete das Abóboras. Nem percebo isso das duas barras com a abóbora a apanha os cantos...

Eu ou faço tapetes clássicos, desenhos originais sec XVI ou XVII, ou faço desenho à mão livre.

Não conheço o desenho que refere. As minhas desculpas.

Bons bordados.

Maria Carla Proença disse...

Boa noite. Aprecio muito os seus tapetes de modelo clássico e respectivas adaptações. Seria, possível, por favor, indicar-me o contacto da pessoa responsável por essas adaptações ou, de alguma maneira, facultar-me o acesso a algumas dessas adaptações? Muito grata.

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Carla,

Infelizmente não vou poder ajudá-la. Tratava-se de uma senhora que tinha trabalhado durante anos na manutenção dos tapetes da família Espírito Santo. Há já alguns anos que não trabalha. Tenho muitos dos desenhos (em quadriculado) que ela fez mas são em tamanho muito grande, se fotografar fica sem definição.

Mas tenho pensado nisso e tenho ideia de que um dia que tenha mais tempo hei-de fazer uma digitalização bem feita e hei-de aqui disponibilizar.

Lamento não poder corresponder de imediato.

Abraço.