quinta-feira, julho 04, 2024

Now: o 'Optimista', 'Sem hipocrisia'...

 

Por razões que não vêm ao caso, a abertura do novo canal Now passou-nos um bocado ao lado. Não vêm ao caso mas posso referi-los: futebol em barda, estadias assíduas no campo (sem cabo), outras coisas em que pensar.

Por isso, só no outro dia apanhámos, e percebemos depois que era repetição do que tinha passado antes, se calhar na véspera à noite, o 'Otimista' com António Costa e Pedro Mourinho que, do que percebi, teriam convidado o Almirante Gouveia e Melo. Ficámos os dois a ver, interessadíssimos. E já recomendei ao meu neto mais velho que visse. E recomendo-vos a vós também caso não tenham visto. Muito, muito, muito interessante. De facto, temos valências e saberes no País que, atolados na lama e anestesiados pela espuma dos dias lançadas pelos media viciados em maledicência, nos passam completamente ao lado. Não foi só a surpresa ao descobrir o muito e incrível que se faz na Marinha, foi também a surpresa de alguns temas que me deixaram a pensar (nomeadamente os que se referem com a nossa soberania, nomeadamente no mar). Muito interessante mesmo.

Esta noite apanhei Rui Rio, também com Pedro Mourinho e com dois médicos, Manuel Pinto Coelho e, creio, Ana Miranda, na rubrica que tenho ideia que se chama 'Sem hipocrisia'. E, também aqui, gostei de ver. Também não vi de início mas passaram ainda um vídeo com a nutricionista Conceição Calhau de quem tenho um livro bastante interessante. Gostei imenso da postura do Rui Rio. Programa interessante, muito diferente do que é habitual.

E ontem apanhei, e percebi que já foi perto do fim, o Luís Paixão Martins com a Judite de Sousa. Como sempre, gostei do LPM mas, já no que se refere à Judite de Sousa, fiquei um bocado desconcertada. Apesar de ser pessoa experientíssima no jornalismo, parecia nervosa e não sei se estava com uma pastilha elástica na boca ou se tinha uma prótese solta pois não parava de deglutir em seco ou de ajeitar a boca. Ou, se não é isso, não será que não está com baton e gloss a mais e os lábios colam-se e dificultam-lhe a agilidade bucal...? Não sei. Fiquei um bocado solidária com a pilha de nervos em que ela estava e acabei por nem prestar bem atenção ao que disse.

Para terminar devo ainda confessar que, quando soube deste canal da propriedade do saco de lixo que é Correio da Manhã que já desfez tanta gente, julgando, condenando e apedrejando na praça pública ao arrepio dos mais elementares direitos obrigatórios e imprescindíveis num Estado de Direito, fiquei mais do que de pé atrás. Na verdade, com os dois pés atrás. E ainda estou.

Mas isto pode querer dizer que, na volta, o que vai começar a dar dinheiro é a decência e que as pessoas (leia-se, os espectadores) se agoniaram de tanta lixeira a céu aberto e agora vão passar a procurar a honestidade, a dignidade. Depois de serem valores arrastados pela lama, às tantas, vão agora passar a ser o novo hit. E, com o faro comercial que os donos do Correio da Manhã e do Now já demonstraram ter, quem sabe se não estão apenas a dar lugar ao que vai passar a ser o 'novo normal', o que vai passar a 'dar'.

Portanto, a acompanhar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ontem, no NOW, um comentador assegurava que o Tribunal de Contas já está em acção para determinar a responsabilidade financeira no caso do Doutor Nuno, já que a política e a criminal poderão não se apurar.
Lá vão os responsáveis do Santa Maria chegar-se à frente, tal como aconteceu com o caso da Senhora da TAP e os 500k.

ccastanho disse...

Tenho assistido aos programas do Costa e Rio. Aliás, são juntamente com o do LPM, diria que estes três programas, são o melhor da NOW, o resto é mais do mesmo da cmtv, isto é, lixo.

Achei o programa de Antonio Costa, o mais impactante, pelo conhecimento que nos dá no prestigiado desenvolvimento tecnológico de ponta, que se está a fazer no país, ainda que, tudo ou quase tudo, começou no Mariano Gago, e tem continuadamente a melhorar levando a nichos de economia extraordinários do ponto de vista da investigação cientifica.

O programa na Marinha, foi de uma riqueza de conhecimento da tecnologia de ponta ao nível mundial, que me deixou de boca aberta. Muitíssimo bom. Afinal, neste país, quando a comunicação social quer ter um momento de assertividade e fazer serviço publico, a coisa resulta sempre satisfatoriamente. Há imensa coisa a ser feita neste país que - porque é bom- a CS acha que não dá audiência e vai daí, vem o escândalo que rende mais chare.

Se já tinha definido o meu voto no Almirante Gouveia e Melo, para a presidência da republica, depois desta aparição como grande impulsionador na revolução tecnológica na Marinha, mais justifica a minha opção de voto no Almirante.