quarta-feira, maio 22, 2019

Chico e o seu jeito manso de amar a Teresinha
-- e, para além da Teresinha e de tantas outras mulheres, a língua portuguesa, a bem amada língua portuguesa.
Salve, amigo Chico Buarque, grande Prémio Camões 2019.





Já o contei muitas vezes: devo o nome deste blog à canção do Chico 'O meu amor'.

Faz já algum tempo, num certo sábado, tínhamos estado a ouvir as canções do Chico quer cantadas por ele quer pela Bethânia, canções que bem conhecíamos. Eu tinha levado para ouvirmos no carro e, depois, à chegada, apeteceu-nos continuar a ouvir e levei o CD para casa. E ali ficou a tocar. 

Como por vezes acontece quando ouve canções de que gosta, o meu marido passou o dia a cantarolá-la e eu também, entoando-a nós com a malícia que a letra pede. Às tantas, cantávamos ao despique. 

Sempre gostei especialmente de quando a Teresinha diz:

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca
Quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada, ai

ou
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios
De me beijar os seios
Me beijar o ventre
E me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo
Como se o meu corpo fosse a sua casa, ai

Quando, nessa noite, resolvi experimentar ver como se fazia um blog e tive que lhe dar um nome, foi sem pensar que me saíu 'um jeito manso'. 

Por vezes, ocorria-me que, como título de blog, 'um jeito manso' não fazia grande sentido mas a verdade é que sentia que o nome se me tinha colado. E até comecei a achar que, na volta, até fazia sentido. E assim foi ficando.

Tenho, pois, essa grande dívida ao Chico. Essa e muitas outras. Gosto muito das suas canções e da forma como as canta. Ainda não li as razões da escolha para Prémio Camões. Pode ser que tenha também a ver com os seus livros. Mas eu, em relação ao Chico, é pelas suas canções que mais me deixo encantar.

E há tantas.

Por exemplo, a sua Geni.


Ou as suas Mulheres de Atenas


Ou a ternura de João e Maria (aqui apenas a letra)



Ou tantas outras.

Claro que também pode ter recebido o Prémio pela cor dos seus olhos. E, se foi por isso, também terá sido muito bem dado pois quem tem uns olhos assim, cheios de mar, merece de certeza o prémio Camões.


Também pode ter sido por saber gostar de mulheres e por saber dizê-lo com tão bom gosto, mesmo quando escreve poemas de mulheres escritas na primeira pessoa.


Para acabar, uma de que muito gosto, aqui justamente cantada por uma mulher.
Elis Regina canta Tatuagem



Chico, muitos parabéns pelo Camões 2019. Salve.

10 comentários:

ECD disse...

Bonito post UJM

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Estou tão contente por Chico ter ganhado o Prémio Camões!
E que bonita celebração pela UJM.

Uma rica 5f.

Paulo Batista disse...

As três na lista das minhas preferidas (mulheres de atenas no topo) a que junto esta incontornável: https://youtu.be/gj3r31FgeJc

Paulo Batista disse...

Ah, mas por.muito que goste do Chico... daí a um prémio Camões que aparentemente serviria para premiar a literatura... não me parece... (assim como o nobel ao Dylan também não me parece...).

Abraço

Um Jeito Manso disse...

Olá ECD!!!! Bons olhos o vejam! Que contente fiquei.

É um prazer ouvir o Chico. Tanta coisa bonita. Ponho aqui a tocar e fico de gosto a ouvi-o. palavras bonitas, coisa mesmo perto de nós, não é?

Um abraço. Saúde e boa vida para si!

É verdade: e que no domingo seja uma cabazada daquelas..., boa?

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

O menino ainda é pequenino, náo sabe os anos que a gente leva ouvindo com gosto a voz doce e linda e as palavras elegantes e suaves do Chico...

E parece tímido e cheio de vergonhas quando lhe dizem que é lindo e sedutor mas é um valentão, não tem medo de usar as palavras.

Sabe? É daqueles amores de sempre. Envelhece com charme, não perde o tom nem o brilho nos olhos.

Viva o Chico! daqui lhe envio mil cheirinhos de alecrim. E para si, seu Chico de Sousa Rodrigues, vai também um cheirinho de alecrim.

Um Jeito Manso disse...

Ah Paulo que estou a ver que o menino é também ainda muito pequenino para perceber que o dom de dizer belas palavras, sejam elas ditas em prosa corrida, deitada, alinhada ou desalinhada, entretecida ou desbocada ou em poesia solta, sedenta, íntima, rebelde, provocadora, sussurrada ou cantada é sempre de louvar quando é genuíno, elegante, encantador.

Desprenda-se de serem letras de canção, 'meras letras de canção', e aprecie a beleza e a inteligência das palavras. Verá que são magníficas.

Um grande prémio Camões -- é o que lhe digo. Vá por mim.

Abraço, Paulo!



Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Que belo cheirinho de alecrim, grato lhe estou!
Perfumes de goivo para a rica UJM.

Um abraço do Chico ;)


AV disse...

Uma bela história para um belo nome.

Luis disse...

Já ouvi dizer (por quem respeito) que os livros não são bons.

Não me importa, bastam as canções para este homem merecer tudo.