domingo, novembro 24, 2013

Cavaco Silva fez o inevitável: enviou para o Tribunal Constitucional, para fiscalização preventiva, o diploma da 'convergência' das pensões (estúpido eufemismo para 'corte' das ditas) e, face a isso, o Governo prepara uma alternativa (ou vingança?): novo aumento de impostos. E o violento aqui é Mário Soares...?!?! Poupem-me.



Até que nível de pobreza querem Passos Coelho e Paulo Portas conduzir Portugal?

O Ricardo Araújo Pereira no Governo Sombra é que classificou bem estas pessoas que - perante a devastação que o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas sinistramente vem levando a cabo no País - criticam os alertas de Mário Soares, achando que o que ele disse no encontro das esquerdas foi um apelo à violência. Chama-lhes ele os mariquinhas da política. E diz que é como criticarem um tipo que, levando com um pingo de solda num olho, grita de dor ou solta um palavrão, ou seja, criticam o grito ou o palavrão ignorando que a causa foi o pingo de solda no olho.


Eu, que não sou do Norte, não me sinto muito à vontade a dizer palavrões e, por isso, fico-me por aqui porque, mentalmente, ocorrer-me-iam epítetos muuuiiiito menos carinhosos. Mariquinhas? Quais mariquinhas? Cobardolas - no mínimo.


Quanto mais quer Passos Coelho empobrecer-nos?
Tudo o que leio, tudo o que sei, tudo, tudo, me faz pensar que este Governo é perigoso, insensível, vingativo, e atenta contra a vida e a dignidade dos que trabalharam e deveriam ser respeitados e queridos, dos que trabalham e deveriam sentir-se motivados e confiantes e dos que deviam trabalhar mas não têm como.

Aos desempregados cortam o subsídio de desemprego, às crianças cortam o abono de família, aos doentes cortam as baixas, aos pensionistas cortam as pensões, a quem trabalha cortam os ordenados, aos jovens mandam-nos para fora do país. 


Cambada de vendidos, anti-patriotas. Cambada. Raios os partam.


Quando estaremos suficientemente explorados e pobres
 para que Passos Coelho e Paulo Portas se sintam saciados?
Toda a revolta que manifestemos é pouca. 

De facto, o que se está a passar é que o País está a ser arrasado e nós não passamos de um bando de carneiros mal mortos que não tugimos nem mugimos. E, mal alguém levanta a voz para se rebelar, logo aparecem as virgens ofendidas, as beatas de sacristia, os ratos de esgoto a protestar contra os que clamam. 

Como não clamar? Como?!

O País inteiro transformado num bando de cobardes...? Em ovelhas silenciosas a caminho do matadouro...? É isso que os Marques Mendes e os João Miguéis Tavares desta vida querem?

Ora caraças!

Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento.
Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem.


Bertold Brecht

PS: E onde pára o Tozé Seguro que não é capaz de vir a terreiro levantar a voz contra os Passos Coelho e Paulo Portas (que não desistem de atentar contra a Pátria de todas as pérfidas formas que lhes ocorrem) e atacar os mariquinhas da política que tão assustados estão com a violência das palavras de Mário Soares? Ou está também assustado...? Bolas.


*

As fotografias a preto e branco são da autoria de Sebastião Salgado. Desconheço a autoria da fotografia  dos homens no meio do lixo

*

Desejo-vos, meus Caros Leitores, um belo domingo.

(Nem que, para tal,
tenham que fazer de conta que já nos vimos livres da praga de que acima falei
e que já podemos respirar de alívio)

6 comentários:

Anónimo disse...

porque o portuga é só talk,talk - https://www.youtube.com/watch?v=sTcBgs2huRo

Fernando Ribeiro disse...

Cara "Um Jeito Manso", tem a certeza de que a primeira fotografia é do Sebastião Salgado? É que ele só faz fotografias a preto e branco; nunca a cores. Se pesquisar na internet, pode confirmar isto mesmo. Ele é um génio da imagem, mas sempre e só a preto e branco. Quanto ao resto, estou totalmente de acordo consigo.

Um Jeito Manso disse...

Caro Fernando Ribeiro,

Muito lhe agradeço o alerta. Como de costume escrevi aquilo às tantas da noite e já sem os cuidados que devem ser tidos. Fiz uma pesquisa na google escrevendo, salvo erro, 'sebastião salgado poor people' e obtive também aquela. Geralmente faço um cross check mas ontem não o fiz. De facto, tem razão e eu sei que as suas fotos são a preto e branco mas, quase sem pensar, admiti que poderia ele, de vez em quando, abrir excepções.

De qualquer forma, já fiz a rectificação.

Uma vez mais, muito lhe agradeço pois ter aqui erros ortográficos, informações erradas ou outros disparates é coisa que temo.

Desejo-lhe um bom dia!

Um Jeito Manso disse...

Caro Anónimo,

Não advogo a violência para pôr cobro a esta pouca vergonha de governação. O que advogo é que se usem os mecanismos legais para o fazer.

E, tal como Mário Soares, temo as consequências da revolta generalizada.

Cavaco Silva deve perceber os sinais que a sociedade lhe está a enviar. Além disso, como economista e como professor ele tem obrigação de saber que tudo o que Passos Coelho e Paulo Portas estão a fazer está errado sob todos os pontos de vista, incluindo os económicos e os financeiros.

Por isso, publico o seu comentário porque me permite fazer este esclarecimento.

Sou contra a violência das armas e acho que tudo deve ser feito para que nunca se chegue aí.

Anónimo disse...

Soares fez muito bem em dizer o que disse. As criticas de alguns patetoides, como o Portas e o anão comentador de serviço do PSD,o Mendes, só demonstram apreensão e problemas de consciência. Violência é o que estes merdas, desta corja que nos governa, nos faz, desde que nos desgovernam, sobretudo aos mais fracos, poupando os poderosos, como a Banca, as PPP, a EDP, estafando milhões com escolas privadas e destruindo o ensino público, etc. Portas, sempre teatral e fingido, ainda o vamos ver um dia negar que se alguma vez se demitiu, que naquela sua enervante voz aflautada lá se prestou ao papel de atacar Soares, em nome de Passos.
Quanto a Cavaco, não lhe rendo homenagem. A figura fez o que tinha de fazer e até deveria ter feito mais: pedido para que o TC analisasse outras normas orçamentais. Esperemos que a Oposição o faça, como, por exemplo, a redução miserável dos salários da função pública. São sempre os mesmos a pagar a crise, enquanto que outros são poupados, quem deveria fazer mais esforço dado estarem em melhores condições para o fazer. Estamos entregues a uma escória do pior! Nesse sentido, tudo e todos os que puderem atacar e criticar esta cambada tem o meu apoio – incondicional! Até os fazer cair!
Tenho pena que o maior Partido da oposição esteja entregue ao Tó-Zé. Aqui há tempos Daniel Oliveira, no Expresso-on line escreveu sobre ele, comparando-o a F.Hollande e resumiu bem a tragédia deste país: depois de um miserável governo da dupla criminosa Passos/Portas vamos cair nas mãos de um Seguro, alguém sem energia e um plano para resgatar este país destruído. É triste, mas é a fatalidade que nos está reservada a médio prazo.
Bom, e parece que vem aí algum sol, embora com frio à mistura. Há unsa anos que não me recordo de um Novembro tão frio.
P.Rufino

Pôr do Sol disse...

Tenho um grande respeito por Mário Soares e fico muito triste ouvir tanta barbaridade sobre as suas declarações.

Mário Soares levou toda a vida a lutar por uma causa. Agora, no fim da vida, vê todas as conquistas irem por agua abaixo pelas maos de um bando de "gente minuscula, feita não de sangue mas de números, não de nervos mas de formulas.Cimentados a egoismo, habita-os o gelo, impele-os a implacabilidade"

Estas ultimas frases são de Natalia Correia, do seu livro Botequim da Liberdade.

Esta gente minuscula que nos quer anular esquece-se que tal como a agua não somos compactaveis e um dia a coisa rebenta.

São eles e não Mario Soares que nos empurram para a violencia.