Dizia eu ontem que todo os dias aprendo alguma coisa. Hoje cumpriu-se a regra. Provavelmente vou fazer papel de totó ao falar nisto pois, às tantas, toda a gente sabe e usa e eu é que, distraída como sou, fiquei banzada qual campónia que vê o mar pela primeira vez.
Ainda assim, para o caso de haver entre os meus Leitores outros totós como eu, vou falar nisto pois considero que, para mim, foi uma descoberta virtuosa.
Algures no tempo, certamente tempos não muito remotos, alguém disse ao meu marido que se pode consultar o boletim de vacinas na internet. No outro dia, quando andava a ver como obter o certificado digital da vacina covid, pesquisou e foi parar a um portal que o surpreendeu. No capítulo das vacinas descobriu que dentro de algum tempo deve renovar algumas vacinas.
Fiquei pasmada.
Não apenas tem as vacinas que devo renovar e todas as que levei desde pequena até às últimas (e lá está a da Janssen que tomei no início de Junho) como, logicamente, conformei que também tenho para levar, daqui por algum tempo, as mesmas que o meu marido. Jamais me ocorreria. Se calhar vou marcar na minha agenda senão, como ainda vem longe, acabo por me esquecer. Contudo, se calhar, na altura, receberei um aviso...
É que o que mais me surpreendeu é toda a informação que lá está sobre mim.
Estive a dar mais autorizações do que as que lá estão por defeito (por exemplo, dei acesso a médicos ou enfermeiros na clínica privada para que consultem o meu processo), a actualizar os meus dados e a identificar contactos de emergência.
Mas também escolhi a opção de ser informada quando alguém aceder ao meu processo.
E andava para aqui a pensar que já estava a precisar de uma receita quando dou com uma opção que é, justamente, pedir receitas de medicamentos que estejam declarados no processo como medicamentos recorrentes. Tomo (quando me lembro) glucosamina, um suplemento que, supostamente, previne o desgastes das articulações. Ora bem, lá estava ela no meu processo. Cliquei em pedir receita. Ainda não recebi nada mas presumo que venha a receber ou por mail ou por sms.
Há uma outra opção que tem a ver com o percurso de saúde (e lá vi, por data, os estabelecimentos de saúde a que fui nos últimos tempos, os exames e receitas que me prescreveram), o resumo de saúde, o cálculo de risco de diabetes, etc. Ou seja, tudo muito útil, de consulta muito intuitiva.
Não sei porque não é isto mais divulgado pois não apenas nos pode ser da máxima utilidade como nos pode facilitar muito a vida.
Para entrar, pode digitar https://servicos.min-saude.pt/utente/
Terá que se autenticar. Eu autentiquei-me com o meu Número de Utente (que vem no Cartão de Cidadão). Depois recebemos um código via sms e colocamos esse código no portal. E entramos na nossa área.
Mas, a quem não conheça, recomendo. A malta gosta de dizer mal de tudo e não gosta de elogiar o que há de bom e que tanto nos pode ajudar. Pela parte que me toca, aqui fica a diga: espreitem, experimentem. E divulguem...
6 comentários:
UJM,
É um excelente serviço (ainda com muito para melhorar)! Já existe faz uns bons anos (diria mais de 10). Na verdade julgo que muitas das funcionalidades não estão disponíveis em todo o lado (e muito menos em Lisboa infelizmente). Mas sou dos sortudos que já faz uso faz mais de 10 anos coisas como marcar online a consulta no médico de família (que permite escolher dia e hora!) ou pedir medicação habitual. Infelizmente com a pandemia muitas dessas funcionalidades estão suspensas: os cuidados primários foram sobrecarregados e, sem .aos recursos, tiveram de bloquear muitas dessas funcionalidades. infelizmente apesar da interface bonita para o utente, do que conhecia, acabavam por ter um backoffice anacrónico, dependente do mesmo funcionário que faz o atendimento presencial, para tratar, configurar e processar tudo em cada um dos mil sistemas informáticos; é que estes não comunicam maior parte das vezes entre si: não só são comprados a grandes empresas de.software proprietário como são.implementados e mantidos recorrendo ao outsourcing...).
Mas... A ideia é boa! Eu tirei e tiro partido porque na terrinha ninguém usa (naturalmente) e é fácil assim os serviços darem conta da "carga extra" que representa.
Os médicos geralmente também não apreciam muito: não só são pressionados a que as consultas.sejam 10/15min como depois passam quase esse tempo todo ao PC a fazer os mil registos que são exigidos e com sistemas a empancar...
Mas a ideia é boa!! Só venho aqui contar o.lado.perverso da coisa porque importa melhorar!
Bom fim-de-semana!
Bom dia UJM,quando tomei a vacina pedi á enfermeira para ver o meu processo de vacinação ( tinha ideia de que este ano precisava de tomar uma dose da do tétano)ela informou.me mas não me disse que poderia eu própria consultar nem nunca a médica de família me falou de tal.UJM a fazer serviço publico -voto em si! Um beijo,querida
Já tinha ouvido falar de ver o boletim de vacinas, mas ainda não experimentei...Vou ver agora a tal do tétano.
Consultas para o Medico de Família, há buereré que as marco por lá.
Um rico fim de semana.
E o SNS actua proactivamente, pelo menos no meu caso. Muito antes da pandemia fui contactado por não constar no meu registo todas as vacinas que deveria ter.
Já agora, por falar em saúde, a RTP2 tem um documentário excelente, basicamente uma reflexão profunda sobre o vírus … a não perder, penso eu.
RTP2, onten/sexta, 20 horas, “Grão de Areia na Engrenagem”
https://www.rtp.pt/play/p9151/le-grain-de-sable-dans-la-machine
https://www.rtp.pt/programa/tv/p41054
Saúde!
Não tinha conhecimento.
Muito obrigado UJM.
Carlos Proença
Obrigada a Todos.
Espero que os aspectos negativos apontados pelo Paulo um dia se consigam esbater. A pressão sobre os números obriga a poupanças e, às tantas, tapa-se de um lado, destapa-se do outro. Mas acredito que se consiga encontrar o ponto de equilíbrio.
A ver se amanhã vejo qual é a areia na engrenagem e quem anda a pô-la, Caro Amofinado.
E, a Todos, desejo um belo domingo.
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