domingo, dezembro 23, 2018

A malta do The Guardian escolheu os melhores destinos turísticos descobertos em 2018
e um deles fica em Portugal.
Descubra qual.



Fico com muito orgulho quando vejo que gente que não tem ligações afectivas ao nosso País escolhe algum lugar nosso como um dos melhores sítios para se estar. Seja o País todo, seja Lisboa ou Porto ou qualquer outro lugar que não conheço, fico sempre toda contente. E acho que não tem a ver com aquele sentimento tão típico dos portugueses de não terem auto-estima e de apenas acreditarem em si próprios quando algum estrangeiro nos elogia. Não. É que gosto tanto do meu País, acho-o tão diverso e tão lindo na sua diversidade que, por vezes penso que, se calhar, me deslumbro com demasiada facilidade ou, então, que este meu gosto resultará de uma ligação forte à terra onde tenho as minhas raízes. E, ao constatar que gente isenta, viajada e exigente nos selecciona, percebo que é a beleza dos nossos lugares que é inquestionável, superior.


Desta vez, o lugar que é eleito e que figura entre outros lugares que também devem ser maravilhosos, fica junto à Barragem de Castelo de Bode. Não conheço a Quinta do Troviscal mas conheço (mais ou menos) a região e confirmo: idílico, encantador. E, tal como ali se diz, fica perto de Tomar que é também um belíssimo destino.

The best travel discoveries of 2018: chosen by Guardian writers

Lake swimming, Portugal



About two hours south-east of Porto [e a menos que isso de Lisboa - digo eu], the Castelo de Bode dam on the Zêzere River forms a vast reservoir surrounded by pine and eucalyptus forests. Nearby Quinta do Troviscal (troviscal.com) is a B&B with four rooms, amazing views and a path at the end of the garden leading down to the water: cue lazy days spent sunbathing on the private deck and swimming in the lake. Who needs a beach? The town of Tomar, a 15-minute drive away, built by the Knights Templar on the banks of the Nabão River, is a maze of cobbled streets and ancient churches, with a grand castle and convent on a hilltop. Jane Dunford

1 comentário:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

É muito bonita, sem dúvida!
Eu também fico todo contente quando as nossas belezas surgem apreciadas, porque também gosto muito do fenótipo tão variável da nossa terra.

De Lisboa será à volta de hora e meia de caminho. Daqui da minha zona também é rápido, desde que existe uma maravilha chamada IC9.

Abraço!