quarta-feira, setembro 11, 2019

Rui Rio, por favor, ponha os olhos em Valerie Plame.
Aprenda a apresentar-se como deve ser a umas eleições.
[Se bem que, condescendo, não é só a falta de jeito dele. É que fazer oposição para ele não é pêra doce até porque dizer mal do Trump é bem mais fácil e apelativo do que dizer mal do Costa]


Tenho conseguido manter-me longe da mediocridade.
Dito assim, dá ideia que me acho superior. Ora não é bem assim. Sinto-me é um bocado deslocada. Ando a preferir andar enfiada no mar ou escondida no campo. Ou deitada ao sol. Dir-se-ia: rica vida. Ah pois é. Mas é o que é. E, com isto, fartei-me de vez das coisas que já conheço de ginjeira, coisadas velhas e relhas que nem em novas tiveram graça.
Quase não tenho visto televisão, quase não tenho lido notícias, em especial portuguesas. Dá-me ideia que tudo o que se passa está colado ao que já era, ao antes de férias, ao antes de há muitos anos, às maçadorias dos dias sempre iguais uns aos outros.

Apenas de vez em quando cai em mim um salpico: ou quando vou no carro ou quando me distraio e deixo o comando pousar em algum ser cinzento. Múmia, quero eu dizer. E um que é todo assim -- cabelinho à pintas, todo mangas de alpaca, todo sem pingo de graça, mostrando à mata-fome que quem não tem sentido de humor é porque não tem QI que se apresente -- é o Rio. De cada vez que fala é para dar um tiro no pé. Já os tem tipo passador. Agora diz que o Parlamento não é sítio que se frequente, que já deu para esse peditório e foi contrariado, quanto mais agora. Não leva jeito, o alpacas. Os laranjecas, de cada vez que ele se apresenta em público, até devem acender uma velinha a um santo qualquer.
Por acaso, não faço ideia de qual será o santo padroeiro dos laranjecas. Sto Aníbal, na volta. Ou São Láparo. Santinhos do pau oco que só fazem é carcomer o partido lá deles. Mas, pronto, há quem goste. Para aí uns 20% ainda gostam. Um mistério para mim.
E isto para dizer que parece que já arrancou a campanha eleitoral cá em Portugal. Não vi nenhum debate nem faço ideia se já apareceu alguma cara nova na entourage de algum. Ideia nova é mais que certo que não. Provavelmente é a mesma gente de sempre a dizer a mesma coisa de sempre. E a seguir devem aparecer os mesmos comentadores de sempre a bavarder as mesmas inutilidades de sempre. Uma seca. 

Ora, numa de serviço público, para ver se dou alguma ideia a alguém, mostro um vídeo de uma ex-agente secreta, que só pela profissão que teve já merece a minha simpatia, onde se faz anunciar como deve ser. Conta o que lhe fizeram, conta quem lhe fez, conta o que andam a fazer ao país e, para terminar, diz ao que vem. Obra como deve ser. Não há cá funfuns nem gaitinhas, não há cá mas-mas, madamezoca pedindo conselho sobre penteado, não há cá surfices sobre ondinha mediática, bolinha de sabão (a mostrar que espuminha desaparece na hora), conversinha mole sobre tema da moda, beijinhos em peixeiras, abracinhos nas feiras, copinhos ao balcão, selfies a metro. 

Não. Valerie Plame vem com tudo. 007 no feminino. De peito feito. Não vem com risinho matreiro, meias palavras, metáfora, acusação contra incertos, ameaça velada, sugestão bobinha. Não. Valerie Plame põe a marcha-atrás para mostrar o que, por lá, acontece com Trump ao volante, para logo, a seguir, fazer um pião bem rodado e mostrar que é preciso ir noutra direcção. E eu mal posso esperar por saber mais dela. Promete.

"Undercover" — Valerie Plame for Congress



Ganda pinta

____________________

Já agora, para quem queira saber quem é Valerie Plame:



E o que se passou na sua vida:

Fair Gam

- com Naomi Watts e Sean Penn nos papéis de Valerie e do marido, Joseph C. Wilson



Agora, depois disto, veja-se como é que o Rui Rio alguma vez pode competir ou fazer alguma coisa vagamente parecido com Valerie em termos de interesse, emoção, tomates no sítio, etc, etc.

Zerinho. Tadinho dele, aliás, falta-lhe tudo.

O candidato Rio
A candidata Valerie


3 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Rica UJM, espero que tenha tido umas férias do seu maior agrado.

Quanto ao nosso RR, a presidência da CM do Porto falou sempre pela má qualidade do bicho.

O nosso FDP - "Fanático dos Popós" (atente-se o duplo sentido), como alguém lhe chamou, acha-se até upa upa de mais para ser deputado. Merecia uma votação tão expressiva quanto a do MRPP.

Um belo dia.

Anónimo disse...

Não sabia que Valerie estava na política. Vi o filme com a Naomi Watts e o Sean Penn há uns anos - é muito bom.
Abraço,
JV

Lucy disse...

Olá UJM,chóninhas como sou,incapaz de falar em publico -só dando ar da minha graça na minha tribo achei a Valerie o máximo e uma entrada de chancas.