quarta-feira, dezembro 19, 2018

Árvores de Natal a la Um Jeito Manso





Tenho a casa toda nataleira. Duas pequenas árvores já estão o ano todo. Ficam na varanda grande que agora é como que o lugar da conversa e da brincadeira. Uma é encarnada e outra é branca. A ver se um dia destes as fotografo. Agora têm luzinhas à volta. Em volta do quadro grande que está por cima da lareira há agora luzinhas encarnadas que piscam-piscam. Na copa, do varão do cortinado pendem fios com luzinhas que piscam-piscam. Aqui nesta sala há duas árvorezinhas elegantes e douradas que piscam-piscam.

Os meus filhos quando entraram disseram: 'É a loucura'. E os meninos andaram a ver, agradados. Mas, cá para mim a mais agradada até sou eu. Gosto de luzinhas.

O meu marido pendurou um pai natal (ou melhor, a parte de cima de um pai natal) do lado de fora da porta. Pendurou também uma rena no espelho da entrada. E ainda um pai-natal pequeno que eu não descansei enquanto não o tive. Trepa por uma corda dourada e andava a namorá-lo na loja dos chineses. O ano passado o meu marido cedeu e deixou-me ceder a este meu lado infantil. 

Mas não sou de montar árvore grande, pendurar bolas e fitas. Depois dá trabalho a desmontar. Prefiro coisas simples, alegrinhas, bonitinhas, que, quando sem luzinhas, possam continuar a existir. 

Também tenho uns presepiozinhos mas não é pelo simbolismo, é por serem bonitos. No outro dia contei a história aos meninos. Disse: uma senhora e o marido fugiam da guerra, procuravam um lugar melhor, iam num burrinho e levavam uma vaquinha para lhes dar o leite. A senhora estava grávida, acabou por ter o bebé numa gruta. Contei: hoje isso acontece ainda, pessoas que fogem da guerra ou da pobreza, nascem bebés e levam-nos depois ao colo. E contei também: o menino cresceu, tornou-se um homem que defendia os pobres, ajudava os doentes, era corajoso porque lutava contra os 'maus' usando apenas as palavras. 

E pensei: seria tudo tão mais fácil se a história fosse contada assim, de forma simples, fazendo o paralelo com a sina dos refugiados de hoje.

Bem. 

O tema agora, aqui, é coisa simples: christmas tree, sapin de noël, pinheirinho de natal. Por isso, deixem que passe já ao capítulo da decoração e vos mostre algumas que me parecem bem originais e que vi no Panda Aborrecido.

Árvore de Natal adequada a alguém dado às informáticas

Árvore de Natal para malta vegan

Árvore de Natal depois de ter avistado Banksy

Árvore de Natal para malta com bom gosto

Árvore de Natal para malta minimalista e elegante.

Espero que alguma delas seja a vosso gosto. Espero que em vossas casas haja também um enfeite, uma luzinha, um quentinho bom. E espero que estejam bem, de boa saúde. E que a solidão não vos pese. E que sintam vontade de dar e receber afecto. 

E não sei porque é que estou a dizer isto. Se calhar é porque tive um dia do piorio e porque estou cansada, com vontade de estar acordada mas só a adormecer. Queria mesmo responder aos comentários e a um mail de alguém de quem não tinha notícias há algum tempo e que me deixou feliz por regressar -- mas estou sem pilhas, esgotaram-se durante o longo e árdua dia. Gostava de saber dizer as palavras certas para que pudessem sentir como fico contente por estarem aí desse lado, como gostava que sentissem que estas palavras são para cada um de vós, em exclusivo, só para vós e que soubessem transportar afecto e luzinhas.

Bolas. Não vou reler o que estou a escrever para não me achar pirosa, foleira, pinga-amores. Se também acharem isso relevem, está bem? Volta e meia tenho uma recaída.

Ah. E outra coisa. Se quiserem decorar a árvore de natal e pendurar uns pais de natal como estes que aqui tenho, tenham o cuidado de não os pôr de costas, está bem? É que, se não têm esse cuidado, dará ideia que encheram a árvore de coisinhos das caldas (com um cachecol com as pontas para trás) e, reconheçamos, os ditos não costumam ser lá muito santinhos. Portanto, se os pendurarem, toca de pô-los de carinha virada para a frente, ok?


E pronto. Vou ver se consigo chegar até à cama porque a dormir já eu estou.

Sugiro que desçam um pouco mais para verem pessoas que não existem (e estou a falar a sério)

---------------------------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

bea disse...

a sua árvore livresca está linda. Se eu tivera muitos livros de capa entre o verde e o amarelo...
Bom Natal, UJM

Rui Luís Lima disse...

Gosto especialmente da primeira árvore que oferece uns frutos muito bonitos conhecidos como livros:-)
Boa tarde!

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Crendo ou não em questões supramateriais (eu creio!), a forma como a UJM conta aos seus menininos a história de Jesus é uma das formas muito adequadas para a contar.
Das suas sugestões de Árvores de Natal gosto mesmo da dos livros.
A minha é bem gira, como tem 1,5 m é colocada em cima duma secretária, já vem pré-decorada com bagas, bolinhas, pinhas, embrulhinhos e polvilhada com purpurinas, tem umas poucas bolas extra, uma delas maior com a cara do Pai Natal e guarnecida com uns belos LEDs brancos.

Um abraço!

luisa disse...

Não sou vegan, mas adorei a árvore das couves. :))
Boas Festas, UJM!