quinta-feira, novembro 28, 2013

Pires de Lima na TVI diz que é pai de família mas que não tem medo de Mário Soares e das suas palavras violentas. Mas achará ele que o Papa Francisco também diz palavras que assustam os pais de família menos valentões que ele? Achará que o Papa também anda a incitar à violência? Ou o Papa já não é o emissário de Deus na Terra? Mas Pires de Lima, Paulo Portas, Aguiar Branco, Morais Sarmento e toda essa gente que vi hoje na televisão a dizer baboseiras não sente vergonha ao saber o que o Primeiro Ministro Belga disse sobre os salários de miséria pagos aos portugueses, verdadeiro 'dumping social'?


E o Paulo Portas? Sinceramente já não o consigo suportar, mas não consigo mesmo. 

Já me dá ânsias. Ainda agora o vi todo ufano, a fazer carinhas larocas, armado em vitorioso. Mas esta gente não tem noção?

Sem um pingo de vergonha, continua a fazer trocadilhos, pausas vocais, a fazer sorrisinhos, a jogar com as palavras, a desrespeitar a inteligência e a dignidade dos portugueses.

Isto no dia em que está claro que o negócio de Aguiar Branco conduz ao despedimento de 620 pessoas dos Estaleiros de Viana de Castelo (que são informados pela comunicação social desta perigosa situação). 


E ouço estupefacta e felizmente longe dele (porque penso que teria dificuldade em manter a compostura se estivesse perto), Aguiar Branco a dizer que a Martifer, se tiver encomendas, irá nos próximos anos criar talvez uns 400 novos postos de trabalho.


Criar novos postos de trabalho? Mas ninguém o confronta com a enormidade do que está a dizer? Então as pessoas recebem guia de marcha para o desemprego e talvez, se tiverem sorte, algumas venham a ser reempregadas - e o ministro vem dizer que a Martifer vai criar novos postos de trabalho? E os pobres coitados que não forem readmitidos? E os que forem e, até lá, vão estar uns anos no desemprego? E em que condições serão readmitidos? E o sofrimento a que as famílias são submetidas? Isso não conta?

Como é que é possível termos um governo de pretensos chicos espertos, manipuladores, desrespeitadores, gente que ofende o povo que os elegeu? Como é isto possível, senhores?

E isto num dia em que qualquer português com um mínimo de honorabilidade sente uma vergonha sem remissão ao saber que o Primeiro Ministro belga dá como exemplo do que a Europa deve evitar o que se paga com o pagamento a trabalhadores portugueses.


O Governo belga aprovou hoje um plano de ação contra a utilização abusiva do mecanismo europeu de destacamento de trabalhadores estrangeiros, tendo o primeiro-ministro dado como exemplo «totalmente inaceitável» portugueses pagos a 2,06 euros à hora.

«Na semana passada, um empregador foi alvo de um processo verbal, já que fazia trabalhar 60 não belgas, no caso portugueses, por um salário de 2,06 euros à hora. Isso é totalmente, totalmente, totalmente inaceitável», comentou hoje o primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, citado pela agência AFP, por ocasião da apresentação do plano de ação contra o «dumping social».



Que vergonha, senhores, que vergonha! Que humilhação. 

Ao que chegámos... Em dois anos e meio a devastação que este gente já levou a cabo, senhores. Parece impossível. Tanta pobreza, tanta miséria, tanta desesperança...

E como é possível que, perante a desagregação social a que se assiste, Cavaco Silva não faça nada?! Como é possível?


*

As imagens provêm do fantástico blogue We Have Kaos in the Garden

4 comentários:

jrd disse...

Gente de baixo estofo, cruel e convencida da sua impunidade.
De Cavaco, se não é o medo é a senilidade que o manieta.

Um Jeito Manso disse...

jrd,

Palavra que hoje estou mesmo virada do avesso. Aquele Pires de Lima a falar com ar superior de Mário Soares, que asco que me faz sentir. Aquele Aguiar Branco e as parvoíces que diz a pensar que engana as pessoas, o Paulo Portas armado nem sei em quê, que raiva que me metem. pessoas a ganharem 2 euros à hora. saem do País, coitados, para receberem uma miséria destas.

E andam estes palermas armados em gabarolas. Que raiva que me metem!

Anónimo disse...

Realmente! O Lima, o Portas, o Sarmento (dos escritórios de advogados do tráfico de influências), o Aguiar (prefiro um bom branco a este Aguiar) a perorar sobre Soares , a família, as exportações e a ignorar aquilo que o PM belga disse, sobre comportamentos aviltantes.
A Comissão não se pronuncia sobre a exploração de trabalhadores, no seio da UE? Tudo isto é lamentável! E revelador daquilo que são as preocupações da UE: os mercados, esmifrar as economias de países como Portugal (Grécia, etc), etc, o resto, as malvadezas, é indiferente.
Quanto a Cavaco, dá-me nausea! Nem uma palavra sobre o assunto!
Fez muito bem em abordar esta questão!
Você, UJM, é, permita-me a expressão, uma “tipa tesa”! Assim continue!
Boa noite...que está, por estes lados, um frio de rachar (e chuva e vento, para piorar a coisa),
P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Pois é, P. Rufino,

O País a desmanchar-se, as pessoas a serem tratadas como números, e a emigrarem para irem ganhar uns humilhantes trocos, e nós a vermos os ministros a rirem todos contentes com as piruetas verbais. Uma tristeza.