Não sou muito de ver mais do que uma vez os filmes mas há alguns que verei sempre com prazer.
Um deles é Lady Chatterley, uma belíssima adaptação de O amante de Lady Chatterley de D. H. Lawrence um escritor que devorei no fim da minha adolescência e que, em conjunto com outros, talvez me tenha ajudado a entrar melhor na idade adulta, e talvez tenha também contribuído para ser como sou.
Aos que ainda não tenham visto este filme, se me permitem, recomendo a aquisição do DVD.
Para quem não se ajeita bem com grandes textos em inglês, aqui deixo o link da wikipedia para um texto breve em português sobre a obra que esteve na origem do filme.
A adaptação a cinema é perfeita, e os actores são fantásticos, todos eles mas, claro, em especial o casal principal. Ele, Jean-Louis Coullo'ch, então, é um modelo de contenção e sensibilidade.
O filme tem cenas memoráveis. A emoção é vivida de forma intensa e parece que passa para o lado de cá. Uma das muitas cenas que marcam (pela beleza, sobretudo) é aquela em que Constance e Mellors correm e brincam nus no campo, à chuva, junto à cabana onde se encontravam.
O amor é uma festa quando a descoberta, a ternura e a inocência andam a par e passo. A transgressão, neste contexto, por vezes é um tempero atraente, outras é um factor de instabilidade que resulta bem na ficção mas pode ser um caso sério na vida real. Em Lady Chatterley foi ambas as coisas e daí a intensidade emocional do enredo.
Não encontrei nenhuma versão do trailer no youtube com legendas em português mas, mesmo para quem não perceba, as imagens valem por si.
**
Um outro que será sempre um dos filmes aos quais não me importarei de regressar é o The French Lieutenant's Woman, A Amante do Tenente Francês. Uma história de amor dentro de outra história de amor: os actores a viverem uma história de amor enquanto representam uma outra.
Jeremy Irons e Meryl Streep, dois grandes, grandes. E é a história que é envolvente, é o ambiente, e são também as vozes deles, que vozes lindas eles têm.
Também aqui não encontrei o trailer legendado mas, uma vez mais, mesmo que não consigam perceber, não faz mal. Vê-los e ouvi-los já é prazer suficiente.
***
Uma bela história, uma boa adaptação, uma boa realização, grandes actores (e fotografia, e banda sonora, e figurinos, e..., e...) é uma conjugação que se vai rarefazendo nos tempos que correm. Salas e salas de cinema e quase todas com filmes da treta. São raras as adaptações de grandes obras, filmes de fôlego, actores que se entregam inteiros.
Felizmente vão-se encontrando DVD's praticamente de tudo e, embora não seja a mesma coisa que ver numa sala de cinema, também não é mau de todo vê-las em casa. Pelo menos não há aquele cheiro enjoativo das pipocas e barulho de gente a trincá-las.
***
Fico-me por aqui. Este fim de semana é, para mim, mais um dos que é feito de dias grandes e cheios de animação. Esta noite já fomos fazer as compras para abastecer o quartel. Toneladas de mantimentos, o frigorífico a transbordar de carne, peixe, legumes, iogurtes, queijos, etc, etc, e, cá fora, bolachas, bolos, sumos, sacos e sacos de pão, doce, aveia (o chef de serviço vai fazer panquecas de aveia), fruta, massa, feijão, café, arroz, leite, cerelac, etc, etc, etc. Tal como vos disse ontem, não sei se no sábado à noite a estalajadeira estará capaz de escrever. Mas um dia de cada vez. Também pensava que hoje talvez não conseguisse e, afinal, aqui estou (às 2 e meia da manhã, é certo, mas isso já é costume).
Desejo-vos, meus Caros Leitores, um belo fim de semana!!!
2 comentários:
A sua pedalada é realmente invejável!!
Adorei o passeio noturno pela nossa Linda Lisboa...só assim me senti também passeando por esta cidade maravilhosa!!
Que belo fim de semana que se aproxima, com tantas iguarias ninguém vai resistir.
Aproveite ao máximo todos esses mimos na companhia dos seus "miminhos".
Deixe a escrita por um dia, nós perdoamos!!
Desejo-lhe um óptimo fim de semana, muita saúde e alegria.
Beijinhos.
MCP
Obrigada pela dicas.
Não vi o filme Lady Chatterley, mas vou seguir o seu conselho e tentar adquiri-lo.
Um beijinho e obrigada.
Enviar um comentário