terça-feira, setembro 25, 2012

Passos Coelho sai da Concertação Social com uma grande novidade: vem aí nova onda de austeridade, mais impostos, mais impostos, mais impostos! (diz ele que é para compensar aquilo da TSU mas a gente sabe que não é nada disso, a gente sabe que é porque tudo o que anda a fazer está a redundar numa enorme derrapagem). E Paulo Portas? Face a isto o que vai fazer? Eu, no lugar dele, pintava a cara de preto!



[Vocês olhem-me bem esta carinha. Mas isto engana alguém?
Não está tudo  neste fácies?
Eu acho que sim. Olhem lá bem...]



E eis que, no primeiro dia útil depois de ter sido pública e humilhantemente obrigado a meter a viola - ou melhor, a TSU - no saco, veio a cigarra Passos Coelho dizer aos parceiros da Concertação Social como é que afinal tenciona ir combater o desemprego.

Recordo que a explicação com que esta inteligente criatura nos tinha divertido numa famigerada sexta feira antes de um inofensivo jogo de futebol era que o donativo que os trabalhadores iam ser obrigados a fazer aos patrões tinha como objectivo que estes desatassem a admitir novos trabalhadores. Não conseguiu.

Não conseguiu mas não percebeu.

É que qual é a fórmula mágica desta vez tentada?... Simples, vira o disco e toca o mesmo: vai aumentar os impostos.

Sendo conhecida a execução orçamental de Agosto que aponta para nova derrapagem, tendo o Tribunal Constitucional recomendado que se abandone o roubo dos subsídios aos funcionários públicos e pensionistas, Passos Coelho faz um mix de todas as premissas e... baralha tudo de tal maneira que acaba baralhado.

É certo que os nossos tutores querem saber se vamos atingir as metas. Mas também é certo que já era mais que tempo de alguém lhes abrir os olhos e explicar, loud and clear, que nem que todos os portugueses arrancassem a pele, os olhos, a língua, o coração, tudo, tudo a que se conseguisse deitar a mão, nem assim iria ser possível a Portugal cumprir as metas. Não com esta receita, não com este esmiframento. Por isso, não vale a pena persistir neste crime contra Portugal e contra os portugueses.

Que uns burocratas de meia tigela fechados num gabinete em Bruxelas, que se limitam a olhar para folhas de cálculo, não percebam bem isto, até condescendo. Agora que Passos Coelho, depois de tudo o que se passou no País nos últimos dias, insista na mesma receita, já me deixa mesmo preocupada.

Começa a suspeitar-se por aí se o homem e os que o rodeiam não serão foragidos do Júlio de Matos. É que isto não é normal… Então o País sai à rua e grita-lhe aos ouvidos que está farto desta política, todos os parceiros socias gritam que o empobrecimento está a levar o País à ruína, os partidos todos, incluindo os das coligação, insurgem-se contra este desvario, a imprensa internacional já fala dos perigos de levar a austeridade longe de mais… e ele aparece de novo, com aquela sua carinha de pau, a dizer que vai voltar a aumentar os impostos…? Começo a concordar com a vox populi, ou o homem está a gozar ou não é bom da cabeça.

É certo que diz que vai começar a devolver (mas não diz quanto nem como) parte dos subsídios que substraíu à Função Pública (mas o Tribunal não tinha dito que a constitucionalidade deveria ser reposta? Ou seja, não era suposto devolver na íntegra?), mas dá com uma e subtrai com outra, alargando agora os que são assaltados. Face aos insistentes rumores que correm (e basta percorrer a comunicação social e as redes sociais para o comprovar) e face às provas do que é capaz de fazer, já me interrogo é como é que ainda ninguém mandou internar o homem...? Não será caso de alguém tratar disso …? 



Eu só tenho aqui esta. Mas são tantos os que parecem precisar que acho que não chega.
Mas estabelecemos prioridades. Eu concordo, talvez seja de começar por ele, pelo  ex-doce


E depois aparece agora num tom de quase choradeira, armado em vítima, dizendo que a melhor forma de dinamizar a economia é aumentar a competitividade e que, para aumentar a competitividade, a melhor maneira é reduzir os custos de trabalho e que, para reduzir os custos de trabalho, o melhor é cortar na TSU e que, para cortar na TSU, o melhor era a solução que tinha engendrado, isto é, serem os empregados a financiarem esse corte… E eu ouço isto e não quero acreditar… O sujeito ainda não percebeu. Ainda não percebeu nada. Tudo o que diz está errado, não há uma única premissa que esteja correcta. Tudo errado! Digo-vos… isto é assustador…

Eu trabalhei com um presidente de um Grupo que costumava dizer que há os malucos mansos e os malucos perigosos e, na brincadeira, fazia o exercício de catalogar quais, de entre os que trabalhavam connosco, eram os mansos e os perigosos. Pois eu também vos digo: esta criatura é dos perigosas.

Certamente por isso é que o Monti se reuniu de novo com a Espanha, com a Grécia e com a Irlanda e se está nas tintas para ele. É que falar com ele parece ser o mesmo que falar com uma pedra. Uma pedra fundamentalista.

Ainda não percebeu que esta via não é solução para o problema, que esta via, pelo contrário, só agudiza o problema, ainda não percebeu...!

O sujeito vê os resultados, o défice que não baixa, a dívida que aumenta, o desemprego que não pára de subir, a economia que continua a decrescer, o consumo a pique, as falências a dispararem, a pobreza a alastrar de forma viral, a sopa dos pobres que já não chega, o país a divergir dos outros à força toda, tudo na maior desgraça, o sujeito ouve toda a gente a gritar-lhe aos ouvidos que está errado, e vai…. e tomem lá nova dose! E olhem que desta vez é a doer!

Apre!

E quanto ao Ministro Paulo Portas, líder do CDS, que há pouco dirigiu uma carta aos militantes hasteando de novo a bandeira do NÃO a qualquer novo aumento da carga fiscal... o que tem a dizer a este novo anúncio do seu chefe Coelho?



Paulo Portas em dia de festa


Vale tudo Paulo Portas? Diga-me, vale? Os discursos de pingo no nariz, jogando com palavras de efeito fácil, apagam a sua má consciência Ministro Paulo Portas? Pode olhar-se no espelho e dizer a si próprio que ainda está nisto por patriotismo?

Claro que não é patriotismo. E também, no seu caso, não é falta de inteligência. No seu caso é o quê, então, Ministro Paulo Portas? É a palavra Ministro? É o palco? É o quê?

Está bem, não me diga, não diga a ninguém. O melhor é que nem a si próprio o diga. Sugiro é que, se tiver que aparecer em público, não apenas por auto-defesa mas, sobretudo, por uma questão de coerência, apareça assim:



Disfarce para Paulo Portas poder sair à rua sem ser humilhantemente vaiado

**

Nota: A propósito do que escrevi, considero interessante e digno de reflexão o caso islandês de que se fala no pequeno documentário muito oportunamente divulgado aqui.

**

Quando comecei a escrever isto, ainda tencionava voltar à história de Lídia. Mas comecei a escrever muito tarde, depois ainda fui refrescar-me com música e poesia ali ao lado, no meu Ginjal e, como se não bastasse, desviei-me para este assunto e, claro, alonguei-me. E agora já tenho os olhos a resvalarem para lá de Bagdad. Por isso, ainda não é hoje. Não faz mal,  não me esqueço de onde ia...

De qualquer forma, teria muito gosto em receber-vos lá pelo meu Ginjal. Continuo com Boccherini e hoje as minhas palavras pousaram sobre um ventre redondo e cheio de vida, em volta da poesia de António Ramos Rosa.


**

No meio do drama que é viver num país governado por gente assim, até custa pensar em felicidade. Mas eu não desisto e desejo que vocês, meus Caros Leitores, também não. Uma boa terça feira!

14 comentários:

Pôr do Sol disse...

O padrinho chama-lhe garotice.

Às vezes as garotices viram teimosia e depois a teimosia vira cegueira nhurra.
Que tal um par de estalos bem assentes para voltar à realidade?
Às vezes resulta.

Ou é pior que tudo isso? Enquanto ele faz joguinhos os amigos vão fazendo os negocios de proveito proprio.

Já pôs de lado tudo com que ganhou(?) o poder, as falinhas mansas, as simpatias, as promessas, o caracter e a vergonha.É o chamado se queres ver o vilão põe-lhe o poder na mão.

E Paulo Portas?, pois, começo a lembrar-me de uma frase que quem vinha da guerra do Ultramar dizia a propósito de atitudes de altas patentes: " Paciencia, meu rapaz, eu sou um gajo porreiro, mas as filhas da p... das divisas..."

Passos Coelho faz-se cego e surdo perante o Povo, leva a sua avante, como é que lhe vamos calar a boca?

Começamos a ficar sem paciencia, será que ele continua até ver a violencia na rua?
Eu não gostaria

rosaamarela disse...

Todos farinha do mesmo saco, foi por por isso que o Dr. Soares saiu sorrateiramente dizendo "canalha..."

Maria disse...

Amiga:
A 1ª foto, a de Passos Coelho. Faltam-lhe dois acessórios:O resplendor e as asas, para parecer um anjinho de procissão de aldeia. Aí, talvez convencesse alguns. A mim, não. Se fosse como eu queria, Teria rabo e patas de cabra.
Não percebo bem a atitude de Paulo Portas. Considero-o um bom político, honesto e inteligente. Está a surpreender-me pela negativa. Tenho esperança que o povo tenha acordado mesmo, e não se deixe embalar por cantigas.
Será que há solução?
Abraço grande
Mary

dbo disse...

Olá cara UJM.
Tenho-me deliciado com as suas espirituosas e magníficas análises às contínuas colisões destes governantes, que vertiginosamente rumam em direcção ao abismo. É implacável a forma como delineiam o seu suicídio e a lenta agonia dum país que não pode deixar-se embevecer pelos seus argumentos e pelo falso patriotismo de quixotescas figuras como Portas que já nos gastou milhões em repetidas viagens ao redor do mundo. Não podemos alimentar cigarras que se enfeitam de áureas asas e melífluas flautas para nos obrigarem a encher-lhes os celeiros, quais formigas ludibriadas e enfeitiçadas.
A palavra “BASTA” deverá figurar em todos os nossos clamores e começa a ser altura de calar a arrogância daqueles que se continuam a desculpar com os erros alheios dum passado recente. Parece que neste país apenas existe um bode expiatório – SÓCRATES. Todos os governantes anteriores, e seus actos, parecem ser branqueados por uma corja de políticos impreparados e ressabiados pelos frutos da sua própria ignorância. Foram maus os seus mestres e agora, como alunos, estes ainda são mais néscios e casmurros. Colocaram – lhes o açaimo e os antolhos e agora fartam-se de dar marradas no “sempre-o mesmo”. Até parece que a alternativa às suas pessoas continuam a ser eles próprios! Narcisistas, burros.
Não vou ser longo, pelo que lhe desejo muita saúde e muita vida (de qualidade).

Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr do Sol,

Começo a temer que as coisas estejam piores do que pensamos. As contas estão uma desgraça e este governo está a revelar-se um perigo. A situação em Espanha está a ferro e fogo e isso contagia-se. Com as novas medidas que estes obstinados incompetentes ou mal-intencionados vão lançar, a população não vai aguentar. Toda a gente percebe agora (e apetece-me dizer que venho avisando desde o primeiro minuto - mas eu não sou ninguém) que esta receita perversa não apenas não resulta como agrava desgraçadamente a situação. E o governo não percebe isso. Por isso, temo que o governo leve mesmo o país até ao confronto. E se em Espanha as coisas continuarem a azedar, não sei como será cá.

E o Paulo Portas?, pergunta. E pergunto eu e pergunta toda a gente. Serão as filhas da p... das divisas? isto é tudo para se manter como ministro? Que triste que tudo isto é...

Um beijinho, Sol Nascente!

Um Jeito Manso disse...

Olá Rosa Amarela,

Pois eu não sei o que disse o Mário Soares quando saíu mais cedo do Conselho de Estado... Mas uma coisa é certa, Passos Coelho, Vítor Gaspar, António Borges, Paulo Portas, Carlos Moedas, tudo farinha do mesmo saco, mesmo! Coitados de nós.

Um abraço, Rosa Amarela!

Um Jeito Manso disse...

Olá Mary,

Acha-o com ar de anjinho...? Só se for de anjolas... Mas eu olho aqueles olhinhos a meia haste e as sobrancelhas descaídas, e parece que vejo é falta de inteligência. Olho aquela boca sem lábios e vejo é cinismo... Tem um ar que à primeira vista é de anjinho mas eu, cá para mim, é um sujeito em quem não se pode mesmo confiar... pelo menos não podemos confiar nele para tomar conta de um País.

Quanto ao Portas, acho que levou longe demais o gosto pelo poder e pela encenação. A ambição trouxe-o até aqui e agora não consegue virar costas ao poder... nem que para isso volte as costas a quem o elegeu. Acho uma tristeza a forma como ele se está a portar.

Deveríamos ter um outro Presidente para deitar mão a isto e arranjar uma solução. Mas este é mais mensagens no facebook e «bocas' à entrada do carro do que medidas a sério.

Este governo está a conduzir o país para o abismo e começo a estar seriamente preocupada.

Não sei como vamos sair desta...

Um abraço, Mary!

jrd disse...

Esta gente não tem carácter e, para agravar a situação, tem a cupidez do poder.
Para memória futura há que 'guardar' este período sombrio da nossa História, mais um.
Obrigado pelo link
Abraço

Um Jeito Manso disse...

Olá dbo,

A veemência das suas palavras deixou-me a sorrir.

Gosto de ouvir gente a exprimir-se alto e bom som, sem meias palavras, especialmente quando é gente inteligente e culta, como é o seu caso.

Concordo com tudo o que diz. Esta gente é uma gente ignorante, incompetente, inculta, impreparada, e que, ainda por cima, têm a arrogância e a obstinação própria dos que não sabem e não sabem que não sabem.

Como foi possível colocar o poder nas mãos de umas criaturas destas? E agora alaparam-se ao poder e não largam, nem mudam de ideias. Hoje li num jornal que no meio desta convulsão social, aquele alien do Álvaro veio dizer que as indemnizações por despedimento têm que baixar ainda mais. Li aquilo e acho que se o sujeito me aparecesse à frente naquele momento não ia resistir. É de mais! É que lhes falta o mínimo dos mínimos de inteligência... Podiam ser mal-intencionados mas ter a esperteza de a tentar fazer pela calada. Mas nem isso. É parvoíce em toda a linha.

Estão a destruir o país a uma velocidade assustadora. E estão a a inflamar os ânimos também à força toda. São um perigo, uns incendiários, estão a deitar fogo ao país.

Eu quero acreditar que vou conseguir, apesar disto, ter uma vida feliz mas acredito cada vez mais que, para conseguir essa felicidade (que eu, antes, tinha como minha) vou ter que lutar por ela. Mas luto! Vou à luta, claro que vou. Não vou é deixar que destruam o país em que vivem os meus filhos e os meus netos!

Felicidades também para si e para os seus, dbo!

Um Jeito Manso disse...

Olá jrd,

Eu nem sei se é cupidez que eu acho que são meninos para nem isso saberem o que é. Nem sei. É que já nem sei mesmo. Esta gente está abaixo de tudo. Se fizessem testes psico-técnicos (ou assessment como agora se usa) não entravam em lado nenhum. Que criaturas destas (perigosas - ouça o que eu lhe digo, estes tipos são perigosos...) tenham conseguido chegar a governantes é daquelas coisas que até custa a acreditar.

A culpa é nossa, eu sei, nossa que os elegemos (...mas eu, como jamais votaria numa coisa assim, custa-me a digerir essa culpa...)

Tomara eu poder espreitar o futuro e saber como é que vamos sair desta.

Quanto ao link, nada a agradecer. O seu post foi tão oportuno e apropriado que achei por bem referi-lo, pelo que eu é que lhe agradeço.

Um abraço, jrd.

Maria Eduardo disse...

Olá,
Tenho passado por aqui, mas dado sempre ao adiantado da hora, não tenho podido deixar qualquer comentário.
Quero no entanto dizer que tenho apreciado muito as suas crónicas sobre a "actualidade"...do desencaminhamento do nosso País. É lamentável que P.Coelho e comitiva ainda não tenham compreendido que somos... "Heróis do mar, nobre Povo, nação valente, imortal....às armas, às armas...pela Pátria lutar...contra os canhões lutar, lutar"!...
O Povo já avisou que está a perder a paciência e a cabeça! Espero que estes crânios iluminados reponham o que retiraram e concertem o que desconcertaram, pois a panela de pressão está cheia de baralhos de cartas mal jogadas e está quase a explodir!...Vamos ter esperança que surja o milagre da salvação para todos nós.
Estou a acompanhar os seus artigos de opinião com todo o interesse.
Bem haja pelos bons momentos de humor e reflexão que nos proporciona.
Um beijinho

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Eduardo,

Pois é, tem muita razão. E os militares começam a estar impacientes e os polícias também. E agora estive a ouvir o responsável pela Cáritas. E ouve-se uns e outros e outros e toda a gente está a questionar todos os sacrifícios que andam a ser exigidos, quando a situação do país está cada vez mais degradada.

É a panela a ficar cada vez com mais pressão. Agora até o insuspeito João Salgueiro diz que este governo não estava preparado para governar. Isto está a ficar um barril de pólvora. E se o exemplo de Espanha começa a chegar cá, pior um pouco porque lá não se manifestam a cantar, lá é outra conversa.

Começo a ficar preocupada, começo mesmo.

Mas tomara que estejamos a ser pessimistas e que isto se resolva na boa...

Um beijinho, Maria Eduardo!

Isabel disse...

Revolta, a estupidez, a ganância, o desplante, a arrogância... desta gentinha que nos (des)governa.

Um beijinho
(Estou a por a leitura em dia)

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

É revoltante, sim. Os portugueses estão a empobrecer. E isso até poderia ser aceitável (já que os portugueses até são bastante abnegados) se houvesse esperança de virem a melhorar. Só que a destruição que está a ser levada a cabo é de tal forma que a recuperação será muito difícil se não for posto um ponto final nisto.

Um beijinho, Isabel, e tenha um bom domingo!