No post a seguir a este falo da inesperada notícia que abriu a temporada artística, trazendo-nos a público a fantástica carta de demissão de Vítor Gaspar onde se explana de a a z a narrativa do happening, deixando o Passos e o Maduro e, claro, o Lomba, sem poderem reescrever a história, e falo ainda da cómica escolha de Maria Luís Albuquerque para substituta do Dito-Gaspar-não-acertou-uma-Única.
Mas isso é no post abaixo. E, caso queiram conferir o texto da espantosa carta, é também descerem até lá.
Aqui, agora, tento responder às questões que a mim própria me coloco. Mas, para que a coisa tenha uma banda sonora à altura, aqui vos deixo o 'Pito Mau'.
Toca a música, maestro.
//\\
1. Porque se demitiu Vítor Gaspar?
Pois bem. Cá para mim a coisa passou-se assim e passo a transcrever o pensamento do ex-Mangas, mais conhecido pelo Gaspar-não-Acerta-Uma.
Por mais que me custe assumir, isto já não vai lá de maneira nenhuma. Com um défice de 10 e picos por cento no 1º trimestre, mesmo que se invente a desculpa do critério contabilístico, fica nos 8 e tal, isto já é impossível ir aos 5 e meio, impossível, um buraco, esta gaita é um buraco sem fim. É uma barraca atrás de outra.
E os sacanas que não páram de ficar desempregados, filhos da mãe.
E até os broncos dos patrões se uniram contra o Governo. Corja de provincianos. Ainda não perceberam que esta política é boa para eles. Eu a querer pôr os trabalhadores bem pobrezinhos e eles, parvos, atrasados mentais, patrões da treta, ainda a protestarem. Assim é impossível ser prior nesta freguesia.
Agora também esta gaita dos SWAPs... Ainda tentámos disfarçar, correndo com uns quantos mas a malta não larga, são comissões de inquérito e mais umas gaitas, não vão largar, agora até o Teixeira dos Santos veio dizer que me tinha avisado... como é que vou safar-me disto? Dois anos para renegociar uma coisa para a qual estava mais que avisado?
E aquela betinha da Miss Swap a dizer que não sabia de nada... Agora vão aparecer as acusações de que mentiu. Não tem como se safar até porque eu próprio já a desmenti publicamente, para não ser parva. Impossível sair desta airosamente. Não estou para sair daqui com fama de incompetente, de trapalhão e ainda por cima de mentiroso; ela, que é tão amiguinha da Excelência, que arranje maneira de se limpar.
Mas é que isto é mesmo uma barraca atrás de outra. No dia 15 de Julho era para apresentarmos o plano de Reforma de Estado e ainda não está nada feito. A Excelência entregou isto ao Paulinho, olha a quem..., e agora claro que ainda não tem nada, nem vai ter, que aquele ali só trabalha para a popularidade, dentinhos brancos, fatinho de risca, sorrisinho, discursinho muito ensaiado, olha quem..., alguma vez dali vai sair uma reforma de estado...? É o sais! E era eu que ia dar a cara por mais essa barraca? É o vais!
E não tem mão nenhuma naquela tropa, aquela bancada parlamentar é uma bandalheira, cada um diz a sua, é o Frasquilho da pulseirinha que não se cala com a baixa de impostos, agora foram todos votar nas medidas do PS, está tudo doido, cambada, como é que eu vou impor a austeridade e sugar o sangue e arrancar o coiro e o cabelo à populaça com aquela malta toda à rédea solta...?
Não há pachorra para aturar aquela cambada, aqueles conselhos de ministros são uma cegada, cada um atira palpites para seu lado, toda a gente contesta, todos preocupados com as eleiçõezinhas, quero cá eu saber das eleiçõezinhas, estou-me a cagar para estes burros que nem contas sabem fazer, eu, um matemático encartado que não falhei uma única meta. E a Excelência não é capaz de dar um murro na cabeça de cada um que abra a boca. Líder da treta.
Olha, ó Excelência, vai-te lixar que eu por aqui me desbaldo. E vou-te tramar bem tramado - e olha que estou a ser educado - e vou explicar tudo bem explicadinho numa carta e vou publicar a cartinha para quem a quiser ler, que é para ficares bem entalado, ó Excelência.
2. Porque escolheu Passos Coelho a Miss Swaps, Maria Luís Albuquerque, para o substituir?
Pois. Também não sei. Mas posso deitar-me a adivinhar. Ora vejamos o que teria sido o raciocínio de Passos Coelho (com os neurónios que lhe restam pois, se estão bem lembrados, há um gene safado, o Bmp4, que se alojou na cabeça dele, à semelhança do que aconteceu no pénis dos galos).
Aquele c... do Gaspar agora é que a fez bonita, filho da mãe. E, como se não tivesse já entornado o caldo há muito tempo, agora também toda a gente tem aquela porcaria de carta nas mãos, sacana, que nunca foi bom da cabeça, razão tinha o outro em chamar-lhe psicopata.
Deixa-me aqui entalado e logo numa altura destas. Daqui a duas semanas, no máximo, tenho que entregar à troika a gaita da Reforma de Estado e ainda não tenho nada, só um rascunho mal parido, conversa fiada. Também para que fui eu entregar aquela droga ao artista do Portas, caraças!? Alguma vez ele se ia chamuscar? Está bem, está... olha quem... aquilo está aqui só para fazer número, sacana, que mal me apanha de costas vem armar-se em bonzinho, é um artista, cai a popularidade de toda a gente menos a dele, e só não lhe chamo filho da mãe porque simpatizo com a mãe, ó sorte malvada...
E o Paulo Macedo não quer substituir o maluco do Gaspar, desculpa-se que quer acabar a missão na Saúde, ó desculpinha mais esfarrapada, quem é que quer saber da Saúde?, e contactei mais uns 50 e não houve um sacana que tivesse aceitado, cambada, nem um, todos a inventarem desculpas, hão-de pagar. Agora não tenho outro remédio senão gramar com aquela fuinha, nariz empinado, embirrante, uma chata, ainda por cima foi-se meter numa boa com aquela dos swaps, e foi dizer aquilo na Assembleia e veio logo o tarado do Gaspar chamar-lhe mentirosa, e depois apareceu o Teixeira também a chamar-lhe mentirosa e agora vou ter uma ministra que vem logo com o carimbo de incompetente, relapsa e, ainda por cima, mentirosa. Cambada. isto até parece vudu, porra.
3. Porque colocou Passos Coelho a Maria Luís Albuquerque, a so-called swinger Miss Swap, nova ministra das Finanças, em número 3, quando vai substituir um nº2?
Não sou filha do Marques Mendes. Por isso, não herdei os genes devinatórios dele. Posso deitar-me a adivinhar mas, não se admirem, sou capaz de me enganar ainda mais do que ele. Mas vá lá, tento.
E agora vou ter aquela empertigada em meu Número 2? É o vais... Uma subalterna! Tem a mania que tem sempre a resposta na ponta da língua, e quando fala parece que pensa que ainda é minha professora, qualquer dia dou-lhe uma pisadela nos calos a ver se ela se enxerga, gaita, e já parece o Relvas, sempre a lembrar-me que sempre me apoiou, chiça, sempre a cobrarem, sempre a cobrarem. Se a ponho em número dois, havia de fazer de tudo para me passar a perna que aquilo é uma fuínha que não pára enquanto não trepar por aí acima. A minha Laurinha é que a topa. Tem-lhe um pó... Ela bem me avisa: 'não lhe dês muito troco, tem-na de rédea curta, por algum motivo lhe chamam cara-de-cavalo, tu tem cuidado com ela'. Além disso, tenho que arranjar maneira de entalar mais o Portas a ver se ele mija menos fora do penico. Se eu lhe disser que ele agora é o número 2 deve ficar todo emproado, todo ele trabalha para o cenário, não lhe vai caber um feijãozinho. A ver se, sendo número 2, tem lata de chamar as televisões para se pôr a defender os velhinhos...É o chamas...!
E quero cá eu saber dos velhinhos ou do zé povinho em geral, cambada de ingratos é o que estes zé ninguéns são, quero é que se f...
A única coisa que me importa é que a Angela goste de mim e me arranje um lugarzinho jeitoso quando eu me vir livre desta m.... e quem diz a Angela diz um chinoca qualquer, um angolano qualquer, tanto me faz, sou agnóstico. Ou será que a palavra agnóstico não se aplica neste caso? Será que é misógino que eu devia dizer? Ou oxímero? Olha, que se lixe.
4. Paulo Portas fica a ganhar com a troca e baldroca?
Eu acho que não, mas sei lá. Cá para mim fica numa autêntica saia justa. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Entalado, entalado. O Governo a desagregar-se à força toda, barracas atrás de barracas, a Reforma de Estado que não anda nem desanda e ele, ambicioso, aceitou ficar com essa responsabilidade e agora a batata quente a estalar-lhe nas mãos, e agora ainda mais agarrado, em número 2. Tanto que ele quer ser ministro e agora que é o que queria ser, Ministro dos Negócios Estrangeiros e de Estado e Número Dois e logo neste Governo de pés rapados, incompetentes, suburbanos, pirosos. (A parte a itálico já sou eu a ler-lhe os pensamentos.)
Esta experiência profissional vai sair-lhe cara. Podia sair pelo seu próprio pé mas já se viu que aguenta tudo só para se manter como ministro.
5. E o País ganha alguma coisa com a saída de Vítor Gaspar?
Dizer o quê? Vítor Gaspar era a face mais evidente das intenções de Passos Coelho, era o psicopata de serviço, era o compulsivo, não descansava enquanto a malta não estivesse a pão e água. Mas o responsável desta política é Passos Coelho.
E Maria Luís Albuquerque é a subordinada de Gaspar, a sua fiel seguidora. E tem-se visto aquilo de que é capaz. A nível de ética e moral alinha pelo mesmo diapasão dos seus superiores hierárquicos.
Importante mesmo é que a economia renascesse, que passasse a haver crescimento. Enquanto isso não acontecer, népias, nada interessa. Mas com o Álvaro na Economia?! Não brinquem comigo. Mas o mal nem está propriamente no Álvaro, um fofo, um fofinho, um pastelinho, um natinhas.
Enquanto Passos Coelho, esse pedaço de pouca sorte que nos caíu em cima, continuar a ser primeiro-ministro, com o outro pedaço de pouca sorte que é o Cavaco, nenhumas melhorias antevejo para o País. Lamento se vos desiludo mas é o que penso. Mas também antevejo que esta praga de rafeirice não dure muito mais tempo. Isto está a decompôr-se, a desconjuntar-se.
Um dia destes a bela adormecida vai ter que acordar e fazer o que se impõe há muito tempo. Antes que alguém faça por ele.
6. E o que vai o inteligente Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto verdinho Maduro, de seu nome Pedro Lomba, o intelecto-lombinha, dizer amanhã no briefing diário?
Pois... também não sei. A esta hora deve estar à nora a ver como se vai sair desta. Logo agora que o meteram nisto é que havia de ter acontecido uma borrada destas... Borrada ou burrada? Ou burricada? E quem é que ele irá levar pela trela? Será que vai outra vez com a Miss Swaps? Ná... Só se for o Rosalino de cabelinhos em pé? Ministro não deve conseguir apanhar lá nenhum... e o Rosalino é que está sempre em todas, desbocado que só ele, mas, enfim, se não houver outro, vai mesmo ele.
Mas dizer o quê, senhores? Que esta barracada já estava prevista? Que já toda a gente sabia que o maluco do Gaspar, mais dia menos dia, iria pregar uma partida destas? Caraças. Ainda vou mas é buscar o Relvas, o Relvas é que não tinha vergonha nenhuma, inventava logo uma saída airosa, uma parvoíce qualquer. Agora eu, com o meu arzinho de apanhadinho em verde, tadinho, a dizer coisinhas em off, piu-piu.
[A parte em itálico já sou eu a imaginar os pensamentos do lombinha. Piu Piu]
||||
As ilustrações provêm do blogue We Have Kaos in the Garden. A última não precisou de ser montada: é o Lomba tal e qual, a apoiar o PS. Hilariante qb para figurar ao lado das restantes.
||||
E pronto, por aqui me fico. Relembro que sobre a notícia em si e o link para a carta do Gaspar, é descer até ao post seguinte.
Tenho ainda o desplante de vos convidar a virem de passeio até ao meu outro blogue, o Ginjal e Lisboa, a love affair. Hoje tenho lá uma Poetisa que desconhecia, a Marta Chaves. Com ela apareceu uma certa gata, se é que me entendem. A música é, outra vez, um espanto: Pavel Sporcl interpretando Tchaikovsky.
|||| |||| ||||
Desejo-vos, meus Caros leitores, uma terça feira. E que todos os santinhos nos protejam!
6 comentários:
Olá UJM
Outra maravilha de humor e verdade (si non è vero è bene trovato!)
um abraço
Estava inspirada-)))
Jeitinho,
muito bom, já me fartei de rir.
Obrigada.
Beijinho Ana
Cara UJM,
Simplesmente fenomenal, como sempre! Já nada nos espanta! Dentro de si nasce e cresce um rio de humor, boa disposição e imparável estilo. Joga ideias e palavras com fluidez e naturalidade invulgares.
Adorei a sua personificação da consciência “autocrítica” do PM e, pode crer, talvez ele tenha mesmo pensado em tanto dislate e tanta ignomínia, mas tudo numa de “off the record”. Apesar de clamar alto e bom som que não tem medo disto e daquilo, tenho plena certeza que jamais recitaria em alta voz tudo que a UJM, engenhosamente, colocou na sua boca. Os covardes só falam entredentes.
Curiosamente e sem querer, ontem, antes de saber da queda do império “gasparino” tive um pressentimento que a guerrilha do “disse que disse e não disse” entre a Lady Swap e Gaspar, triangulando no Teixeira dos Santos, poderia gerar muito “frisson” e confusão, nas hostes governativas. Assim aconteceu…alguém teria que sair, de vez. E o PM, farto e “refarto”, lá pensou: já que pediste em Outubro, vai lá com o raio que te parta e não magoes a minha professorinha, única esperança para continuar a destruição.
Acabei de ter informações de um novo abandono, este mais retumbante e talvez inesperado. A muleta de Passos Coelho partiu-se…Paulo Portas demitiu-se, face à promoção de Maria Luís Albuquerque.
A ser verdade, o moleque do Presidente da República, vai estrebuchar perante o facto e vai perder definitivamente a oportunidade que teve de mostrar a sua hombridade e faceta de verdadeiro político (que nunca foi nem será).
Creio que Passos Coelho irá , talvez ainda hoje, declarar-se um DERROTADO pelas más políticas e demitir-se-á, se for sensato e honesto.
A UJM até parece que abriu o caminho com o seu post.
Felicidades e muita saúde.
Um prodígio de ironia, de fina ironia.
Demolidora!
Um autêntico saco de gatos, de onde o mais esperto já fugiu!
Beijinho
Enviar um comentário