domingo, outubro 06, 2013

Para onde está a ir o dinheiro dos impostos e da austeridade imposta aos portugueses? - Agradecendo ao blogue Aventar a tradução e divulgação, aqui me faço eco deste vídeo que deveria divulgado e debatido em todos os órgãos de comunicação social. "Quando a Europa salva os bancos, quem paga?", é a pergunta inversa da primeira e que contém a sua resposta.


Transcrevo do blogue Aventar e da informação disponibilizada no Youtube:

Excelente documentário do canal Arte de Junho de 2013, com Harald Schumann, jornalista de investigação num diário berlinense, sobre os beneficiários dos resgates bancários na Europa - não, não foram os países nem sequer os cidadãos que com os seus impostos pagam estes regates. Trata-se de um documentário extremamente sóbrio e objectivo. Inclui entrevistas a vários ministros das finanças europeus, a ex-administradores de bancos (os actuais não dão entrevistas), a activistas, etc. Mostra quem realmente beneficiou dos resgates e mostra também as profundas consequências destes resgates.


Toda esta informação não é novidade. Interroguemo-nos sobre os motivos de, sendo conhecida e estando bem documentada, não fazer todos os dias as primeiras páginas dos jornais. Desde o inicio da crise que é evidente o que se está a passar, pelo menos para quem acompanha estes assuntos. Em 2010 falávamos disto mesmo aqui no Aventar. 

Os próprios conselheiros da Sra. Merkel admitem em público que os resgates dos bancos dos países em dificuldades servem para salvar os próprios bancos alemães.


*

Nota: Li no Expresso desta semana uma notícia que confirma o que este documentário revela. Grande parte da dívida pública portuguesa já é apenas detida por entidades portuguesas (incluindo, claro, privados). Ou seja, os credores estrangeiros já nada têm a recear da dívida portuguesa. 


É insustentável? Azarinho dos portugueses que se ela não for paga ficarão eles próprios a arder.

Cortes na dívida (haircut), perguntará a Merkel ou quem quer que assista à nossa desgraça de fora?  Azarinho deles não nosso que já de lá tirámos o dinheiro todo.

Certificados de aforro, certificados de poupança e coisa do género...? Azarinho. 

Fundo de pensões? Azarinho.

E por aí vai.

Uma selva nojenta é o que tudo isto é. Somos carne para canhão nesta guerra infecta na qual uns joguetes, uns homens de mão sem pátria sacrificam os seus concidadãos sem dó nem piedade.


*

"Quando a Europa salva os bancos, quem paga?"


2 comentários:

Pôr do Sol disse...

Cara UJM,

Andamos todos preocupados, desanimados, revoltados.

Só me pergunto o que é necessário acontecer mais a Passos Coelho, para além de vaias, ser chamado de estupido, incompetente, arrogante e mau caracter, em plena televisão, para que este individuo se demita? Porque é que Cavaco Silva até 2015 quer destruir o País?

Que mal fizeram os idosos para serem vitimas desta vingança de que ja falava Natalia Correia? Será por terem menos força para se defenderem?

Esperemos que o T.C.sirva para algma coisa.

Anónimo disse...

também poderão querer ver (legendas em português) - https://www.youtube.com/watch?v=_sgRZzqwVbg