terça-feira, novembro 05, 2013

Já não é de agora que acredito que tudo pode acontecer. Não estava a andar de bicicleta, por acaso não - mas estava a passear no parque e tão compenetradamente como eu. Querem, os meus amigos, adivinhar como se chama o porco que gosta de fazer caminhadas e apreciar a natureza?


Gosto de fazer uma caminhada todos os dias. Este fim de semana, por razões que não vêm ao caso, a conciliação de afazeres e horários desviou-me da beira do rio e levou-me para um parque. Nada a reclamar. O contacto com a natureza, seja sob que forma for, é qualquer coisa que muito aprecio. Aliás, cada vez mais, parece que preciso da beleza que vem da natureza. Eu, já de mim, não sou stressada. Mas, de qualquer maneira, serras, lagos, rios, árvores, pássaros, animais, tudo me agrada e me traz ainda uma maior tranquilidade.

Claro que não desdenho a companhia humana mas aí sou cada vez mais selectiva. O meu tempo é curto e precioso demais para me forçar a aturar gente chata ou oca.

Bom. Mas então, dizia eu, lá andava eu caminhando, tentando manter um ritmo intenso que é como a caminhada produz melhor efeito a nível físico e mental - mas sempre com a cabeça no ar. A copa das árvores, o voo dos pássaros, tudo me encanta. Eis senão quando o meu marido me diz 'aquilo ali não é um porco?'.

Olhei e nem queria acreditar.




Era mesmo. Passeando, cheirando a relva e as flores, caminhante como eu. Depois olhava em volta, ar de grande apreciador.

Quem não reparasse atentamente quase poderia pensar que era um grande cão, gordo e hedonista, que ali ia. 

Claro que me fiquei logo por ali a fotografá-lo. O meu marido não cede a tentações e continuou. Juntaram-se uns miúdos que perguntaram ao dono que andava um bocado mais à frente que idade tinha o porco (um ano e meio), se ainda ia crescer muito (que, em princípio, não muito mais) e como se chamava. Aqui chegados, ao nome, desatei-me a rir.

Dei uma corrida para apanhar o meu marido e para lhe contar. Perguntei-lhe 'Nem acreditas como é que o porco se chama. Como é que achas que é?'.

Nem pensou um segundo, a resposta na ponta da língua: 'Passos Coelho'.

Ia-me desmanchando a rir, ah o que eu me ri. Ora aí estaria, de facto, um bom nome para o porco.

Mas não. O porco chama-se Fiambre.


Não é o máximo? Isto admitindo, claro, que ao dono nem lhe passa pela cabeça vir um dia a comê-lo, que este nome denota apenas um suculento sentido de humor.

5 comentários:

GL disse...

O nome de acordo com o "dono", pois então!

Pôr do Sol disse...

O bichinho até tem um ar simpatico.

Mas chamar-lhe fiambre? Antecipar-lhe o futuro? Mesmo que o não tencione comer, tê-lo como animal de estimação?

Que me faltará ainda ver?

É publico e oficial, estou a ficar maluca!

margarida disse...

Numa das últimas 'Sábado' vem uma reportagem sobre a 'nova moda', a dos minipigs e aparece lá o 'Fiambre'. São inteligentes. Limpinhos. Uns queridos.

Anónimo disse...

Margarida,
E ainda são inteligentes nutrindo afecto particular pelos donos/as.
Outro dia, ao passar pela cas de um conhecido meu, reparei que tinha um cão, daqueles ferozes (tipo pit-bull) e um mini-porco, de côr cinza escuro, ambos a darem-se magnificamente e o dono encantado com o bicho!
P,Rufino

Um Jeito Manso disse...

A todos,

Podem crer que achei o Fiambre um bicho mesmo curioso: a sério que andava a passear, muito entendido e muito apreciador. E os miúdos, quando o viram, quiseram mexer-lhe e ele não se importou nada, muito calmo. E, de facto, com ar muito asseado. Mas o que achei graça foi o ar inteligente com que deixava que lhe fizessem festas e como parecia estar a prestar atenção à conversa.

Quem havia de dizer, não é?