quarta-feira, fevereiro 17, 2021

Onde investir? O que investigar? Em que trabalhar? O que estudar?

 

O mundo está num momento charneira. A consciência colectiva de que temos andado a estragar o planeta e a pôr em perigo a natureza, incluindo a nossa espécie, está aí. Podem ainda alguns negacionistas considerar que isso do 'ambiente' é uma fantasia ou um excentricidade ou que ser 'verde' é coisa a que uma minoria radical gosta de se dedicar, pode grande parte dos políticos ainda andar entretida com intrigas ou minudências partidárias mas uma coisa é certa: por um lado as evidências do mal causado são já inúmeras e muito evidentes e, por outro, uns quantos ilustres e muito influentes giga-tera-peta-milionários estão a investir em força naquilo que acreditam ser a galinha dos ovos de ouro das próximas décadas.

Fecham algumas refinarias, reconvertem-se indústrias, vários sectores definham e muitos sofrerão consequências que sobreviverão à pandemia -- mas muito, muito trabalho está para chegar em segmentos novos e para os quais ainda muito há que estudar.

Melhor farão os sindicatos e os partidos que se colam aos receios dos trabalhadores que vêem o seu emprego a perigar se souberem propor e preparar programas de reconversão para trabalhos para os quais muita gente vai ser precisa.

Claro que para haver investimento tem, ao mesmo tempo que haver tecnologia e, antes, muita investigação e, antes, aprendizagem. 

Não quero simplificar o que é complexo nem menorizar o que é dramático para os que sofrem o desemprego na pele. Sei que é cliché mas, com vossa licença. vou mesmo dizer: os momentos de mudança devem ser encarados como oportunidades; cabe é aos políticos ver ao longe e tentar que haja mais ganhos do que perdas, sobretudo a médio e longo prazo, não descurando os que precisam de ser ajudados no curto prazo. Se escrevo isto é apenas porque é um tema emergente, no qual a sociedade deveria estar focada. E não vejo que isso esteja a acontecer.

Se a UE já está a dirigir os apoios para a descarbonização, para o digital, para a a transição, a verdade é que é toda a economia, toda a cultura, toda a sociedade que progressivamente vai orientar-se nesse sentido.

Os vídeos que partilho são interessantes e abrem uma janela para o que está para vir. Uma vez mais Bill Gates. Com o seu espírito empreendedor e visionário, agora condimentado pelas suas preocupações ambientais, de desenvolvimento e de inclusão, ele sabe onde pôr as fichas. Tem a vantagem de o anunciar e explicar bem explicado.

Espero que no nosso País os políticos, a academia, os empresários e a comunicação social dirijam a sua atenção para estes temas pois há muito, muito  a fazer. Já para não falar na necessária mudança de mindset: inovação, colaboração, primazia à ciência e ao conhecimento, visão de longo prazo.

This tool will help us get to zero emissions

No fundo, mostra onde há investigação e investimento a fazer e, claro, onde vão ser criados mais postos de trabalho


Bill Gates: The 2021 60 Minutes interview

"Without innovation, we will not solve climate change. We won't even come close," 

Gates says. Anderson Cooper reports for 60 Minutes


Sem comentários: