sexta-feira, março 04, 2016

Coisas do caraças.
Vejam com os vossos próprios olhos:
como é que o eclipse solar de Março vos vai afectar.


Bem. No post abaixo já falei da ainda deputada laranja Marilú, que encarna com desfaçatez o que é a verdadeira desvergonha PàFiana, já aflorei a questão Teixeira da Cruz e os ratos na testa, já me interroguei sobre a questão Veiga & Paulo Santana Lopes & Damásio e a respectiva proibição de falar com os outros e com mais duas impolutas figuras -- e, porque gosto de um bom tempero,  tudo isto foi devidamente condimentado com a Ivone Silva patroa e costureira e, of course, tinha que ser, com os Monty Phyton e com a rabecada da Manuela Ferreira Leite. Um post feito também para ver se o Tozão Albukas, o maridão mauzão, vem cá a casa partir-me os c... (que ele trata assim aqueles que se metem com a sua fofa Marilú).

E a verdade é que umas coisas foram puxando outras e acabei por me alongar para além do que queria e agora já é tarde e não sei se consigo fazer o que queria.


Mas, se não se importam, para todos quantos se pelam por uma bela chaconne, que entre uma bem colorida.

Lully: Cadmus et Hermione 


Então, deixem que vos conte.

Não fazia a mínima ideia: vai haver um eclipse solar no dia 8. E menos sabia que isso é coisa para afectar a vida das pessoas. Não sabia e ainda não sei. Tenho com isto da astrologia uma relação daquelas que não se explicam. Sou agnóstica, já aqui o disse várias vezes - e sou agnóstica em relação a isto de deuses, religiões e tudo o que me cheire, ainda que vagamente, a esoterismos de qualquer espécie. A minha área de formação académica e as várias outras formações que adquiri a nível profissional giram todas em torno de números, de ciências exactas, de cenas assim que metem modelos, coisas concretas, mensuráveis. E, quanto muito, estatísticas. E, portanto, nada de froufrous, delíquios, semânticas ou semióticas, filosofias, sociologias, poesias ou rebeubéu pardais ao ninho. Nada. Tudo na base do pão-pão, queijo-queijo: só existe se puder ser comprovado, demonstrado. Esta é a minha matriz formativa e o meu mind set. Se por aqui me vêem frequentemente em rêveries ou passeios pela estratosfera em geral, já devem saber que é pura diletância, ousadia, falta de tino. 

E, no entanto, vá lá eu saber porquê abro caminho para a astrologia. O que eu já li sobre o tema... De tudo o que mais me interessou foi um estudo levado a cabo por matemáticos. Fizeram estatísticas e, sem que soubessem (ou sequer tentassem) explicar, comprovaram que existe coincidência de características e outras cenas entre pessoas do mesmo signo e que, em relação a previsões feitas com base em cartas astrológicas, havia uma consistente coincidência de eventos entre pessoas do mesmo signo. Achei piada.

E, portanto, sem saber dizer se acredito ou deixo de acreditar, volta e meia espreito o horóscopo e upssss... parece que aquilo foi feito para mim.


Conto-vos mais. 

Ando com imenso trabalho e numa fase de mails e mais mails, telefonemas e mais telefonemas, conference calls e o escambau, e sem saber bem para que lado me hei-de virar. E exausta. Pode parecer que não já que produzo diariamente lençóis de texto mas sou mesmo assim. Escrever aqui, à noite, enquanto ouço música, descansa-me a cabeça e prepara-me para uma noite retemperadora.

No entanto, apesar desta minha vida, talvez porque preciso de ter sempre pontos de fuga, ando aqui a encasquetar numa: acho que é indispensável haver um novo órgão de comunicação social. Já o disse aqui várias vezes. A actual comunicação social está manietada pelos direitolas matarruanos, manipulada, medíocre, fraquinha, fraquinha. Há espaço para um meio de qualidade, abrangente, com uma vertente cultural, aberta, arejada, p'ra frentex (mesmo que contemple os clássicos). Claro que acho que o desejável seria haver uma coisa integrada: rádio, televisão, jornal online mas isso já requereria um investimento vultuoso. Porém, já um jornal online me parece coisa relativamente comportável. Claro que seria preciso montar um projecto, fazer contas, estudar todas as vertentes e, claro, arranjar capital. Mas até já baila na minha cabeça o nome de um investidor e tudo, que eu cá não brinco em serviço. Tenho, no entanto, a plena consciência que desconheço o milieu e que uma coisa a sério não se faz com amadores. Mas uma pessoa a sonhar tem disto: uma insustentável leveza do ser. E, portanto, ando carregada de trabalho, sem um minuto livre mas, em simultâneo, em background, tenho aqui a roer-me a consciência este bichinho tentador.

Pois bem. Ao espreitar há pouco a Harper's dou com aquilo do eclipse e leio o seguinte para os Caranguejos -- e vai em inglês mesmo porque não tenho tempo para traduzir.


It looks like you are now on the precipice to reach a larger audience through publishing or broadcasting as this Eclipse in Pisces will usher you into a new field of communication. Run with it. You may decide to team up with a partner and it can be an ideal time for that as the opportunity arises. March overflows with emails, conference calls and text messages. With all of the flurry and excitement, you will also need to take care of your health as Saturn squares the Eclipse, reminding you that you have a body and need to sleep sometimes. Regardless, you will soar with the new opportunity to share your message.

Bolas. Não é mesmo do caraças? Não parece ter sido escrito para mim? Fogo...!


Antes havia a explicação genérica:

A Solar Eclipse in Pisces will occur on March 8. This is a rare and powerful cosmic event that generally only happens twice a year. Following that will be a Lunar Eclipse on March 23. A Solar Eclipse is comparable to a whole year's worth of New Moons all rolled into one. This is a portal for you to transform your life in a profound sort of way. Eclipses are famous for pushing you out of ruts that you didn't even know you were in. This eclipse in Pisces will be a lights-on wake-up call for you to commit to your truth and abort all that is not in line with that truth. Often, when we try to keep things status quo during eclipse season, external events will happen that work magically to usher you into the new and improved landscape. But it can often be a rocky ride getting there, as eclipses are total non-negotiables. Create lots of breathing room and don't book your schedule too heavily because this month will be full of surprises. During the week of March 8, you will be initiating a brand new soundtrack for the year to come. Let's welcome in Eclipse Season!

Se quiserem ver os vossos signos, está aqui.

___

E é isto. 

E agora, a quem ainda não leu, sugiro, então, uma visita ao mundo do regabofe laranja. É já a seguir e há matéria para chorar e outra para rir. Ou para ir às lágrimas, vá.


2 comentários:

P. disse...

Nos velhos tempos da Roma Antiga era considerado um mau presságio. Ora, 8 é o dia que antecede a transição de poderes presidenciais, o que, a acreditar em tais presságios, nos poderá levar a concluir que a próxima Presidência, de Marcelo, poderá não vir a correr bem. Será assim?
P.Rufino

Rosa Pinto disse...

Pois não sabia. Já fui espreitar...