quinta-feira, fevereiro 22, 2018

E eu assim: "Caraças. Mas afinal ainda está viva...? Mas como...? Do além, isto..."


Ia no carro. Nada de mais: parte dos meus dias são passados dentro do carro. Mas a gente habitua-se a tudo e tem dias em que acaba por ser bom. Vou deslizando na cidade, ouvindo música. De vez em quando, como que acordo e penso: 'Não dei por nada. Apanhei trânsito? Vim em piloto automático?'. Olho em volta: tudo normal. Se vim a dormir acordada, pelo menos não fiz estragos.

E vou andando. Antena 2. Agora também o Fernando Alves nas manhãs da TSF. Se a coisa amorna num ou noutro, espreito a Smooth, pode calhar uma boa onda.

E isto para dizer que, de manhã, ia andando num pára-arranca, ajeitando o retrovisor para ver se o esfumado das pálpebras superiores estava devidamente subtilizado, depois a ajeitar o cabelo que tinha saído de casa ainda meio molhado, quando ouço que a Nina Simone fazia 85 anos. Só não dei um salto real porque estava com o cinto de segurança apertado mas um salto mental dei: Caneco! Mas ainda está viva...? 

Dei voltas à cabeça. 

Estarei a fazer confusão com alguma que já esteja do lado de lá há que carradas...? Mas com qual...? Mas que coisa... Juraria que se tinha finado vai para cima de uma data de anos...

Na rádio continuavam a traçar-lhe a biografia e, mais à frente, Nina Simone que é isto e aquilo, que é uma defensora de não sei o quê -- tudo no presente. Para me aquietar, pensei: Na volta, isto é daquelas modas jornalísticas. Agora, na volta, dá-lhes para pôr tudo no presente

Continuavam passando músicas, contando peças: E no dia em que Nina Simone, nascida Eunice Kathleen Waymon, faz anos, etc, etc, etc. 

E eu, sentindo-me embrutecida, pensava: Mas será isto alguma forma de demência, senhores? A mulher mais do que viva e eu a achar que já estava morta há para cima de uma dúzia de anos.... Caraças.

Até me ocorreu uma coisa horrível: 'Na volta um dia descubro que o Bernardo Sassetti também está vivo...' e lembrei-me do dia em que, também no carro, ouvi que tinha caído de uma ravina, que tinha morrido. Nesse dia, o meu espanto e desgosto foram imensos. Pensei: 'Não, não vai acontecer. O Bernardo não... Mas, quem diria?, a Nina Simone viva...'

Pois foi equívoco de perna curta. Vinha eu, à noite, de novo dentro do trânsito mas desta vez um trânsito fluido quando ouço: 'Faria hoje 85 anos'. Levantei as orelhas. Confirmei: Faria. Já não faz.

Afinal, estava com os anjos fazia tempo. Pior para ela mas menos mal para mim que, afinal de contas, ainda não estou maluca de todo.

...................................................................



....................................................

Mas agora aqui em casa, tranquila, ouvindo Mr Bojangles, percebo aquilo que de manhã, ainda mal acordada, não tinha percebido: Está viva, sim. Nina Simone está viva e bem viva.

..........................................................................