quinta-feira, outubro 13, 2016

Interpretar arte


Na Galeria Nacional de Arte, em Dublin, um casal estava a observar um quadro que lhes parecia completamente confuso. A pintura retratava três homens negros totalmente nus, sentados num banco; duas das figuras tinham o pénis preto, mas o do meio tinha-o cor de rosa.


O responsável da galeria, percebendo que eles estavam a ter problemas para interpretar a pintura, ofereceu-se para ajudar com a sua experiência. Durante mais de meia hora, descreveu a masculinização sexual de afro-americanos numa sociedade patriarcal predominantemente branca. "Na verdade" - ressaltou ele - "alguns críticos sérios acreditam que o pénis rosa também reflecte a opressão cultural e sociológica experimentada por homens homossexuais na sociedade contemporânea ". 

Depois de o responsável se ter afastado, um irlandês aproximou-se do casal e disse: "Gostariam de saber o que o quadro realmente representa?" 

"Essa agora, porque é que você tem a pretensão de ser mais entendido do que o responsável da galeria"? - perguntou o casal. 

"Porque eu sou o artista, que pintou o quadro" - respondeu ele - "Na verdade, não há afro-americanos representados na pintura. São apenas três mineiros de carvão irlandeses, e o gajo do meio foi almoçar a casa! "

_____

E obrigada ao Leitor que me enviou a história.

----

4 comentários:

bea disse...

Esta tem excesso de mascarra.

Rosa Pinto disse...

o que ri. tão bom ir almoçar a casa.

Um Jeito Manso disse...

Ola bea,

Mas calma aí, se o problema é estarem muito mascarrados, há um que já não está assim tanto...

:)

Um Jeito Manso disse...

Olá Rosa Pinto,

Nem imagina o que eu gosto de ir almoçar a casa. Quando consigo, sinto-me tão contente!

Um abraço, Rosa Pinto