terça-feira, setembro 22, 2015

A crise europeia dos refugiados (e a situação da Síria) - uma explicação em meia dúzia de minutos. Vale a pena ver, ouvir e pensar.


Sem mais, aqui deixo um curto vídeo traduzido em que, de forma simples, se fala de algumas razões que levam à crise brutal a que se assiste, com milhares de refugiados a tentarem desesperadamente entrar na Europa, das motivações de quem se encontra nestas desesperadas situações com pouco mais do que uma mochila, os filhos ao colo e um telefone, das implicações da integração desta gente nos nossos países, dos riscos, dos benefícios, dos deveres cívicos, morais, de solidariedade  - e, até, de razões económicas que justificam uma actuação inteligente e inclusiva.


The European Refugee Crisis and Syria Explained


..

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente video. Bom Post. Na última revista do Economist (onde aparece Jeremy Corbyn do Labour numa de Lenine), num determinado artigo em que se abordava este problema, entre outros, punha-se em causa a União Europeia e de algum modo o seu futuro. O que nos leva a pensar se, a continuarem estas divisões no seu seio, em assuntos desta relevância, a par de outros de cariz económico/financeiro (Grécia, Euro, etc), no que será a UE daqui a algum tempo. Ou se ainda existirá. Sobretudo, se a isto acrescentarmos algumas hipoteticas sáidas da UE, como o Reino Unido (e outros).
P.Rufino