terça-feira, junho 16, 2015

Berlim em Julho de 1945


Acabei de receber um mail - que agradeço - com um vídeo que, de facto, tal como se anuncia, é impressionante.

Transcrevo o texto que acompanha o vídeo depois de o ter aportuguesado 
(chegou-me com cheirinho a português do Brasil):

Material filmado logo após o fim da segunda guerra em Berlin, que só recentemente se tornou disponível.

Note que  95% dos  edifícios foram destruídos; peões e ciclistas circulando, raros automóveis. Mulheres limpam entulhos sem ferramentas; pisos e calçadas sendo restauradas por meninos. Há autocarros  em circulação e o metro  já funcionava. Soldados  americanos e russos em toda parte e polícias  alemães controlam o tráfego.O lento retorno à  vida “normal”.

Foi a Segunda Guerra Mundial, a ser  lembrada  para que as novas gerações evitem desastres iguais..!



Sensationelles Filmmaterial! Berlin nach der Apokalypse in Farbe und HD - Berlin In July 1945


Entretanto, creio ter descoberto o filme completo. 



....

1 comentário:

Anónimo disse...

A Alemanha levantou-se graças ao apoio financeiro daqueles que a derrotaram, em condições muito favoráveis. A população alemã deu igualmente o seu contributo, no empenho que teve na reconstrução.
Hoje, a Grécia, a viver momentos difíceis, a mesma Grécia que foi humilhada e semidestruída pela anterior Alemanha, mas que participou na ajuda à sua reconstrução, não recebe da Alemanha de hoje a mesma solidariedade.
São as atitudes, perante situações particularmente difíceis (e os actos) que marcam as (grandes) Nações e os (grandes) Homens.
Da Grécia herdamos a nossa civilização (foi o nosso berço), da Alemanha recebemos duas Guerras devastadoras, com milhões de mortos, uma imensa destruição, um holocausto e hoje um egoísmo e ausência de solidariedade que chocam.
P.Rufino