segunda-feira, maio 25, 2015

Grande Bordalo II....!




Ao passar no sentido oposto, deitei o olho e pensei que, oh senhores, que me parece mesmo coisa do Bordalo II... E, então, com jeitinho, pedi um favor. E o que me valeu foi que o pedido foi bem acolhido: o chauffeur foi na conversa e facilitou a manobra. Abrandou, arriscou, e deixou que eu me deliciasse tirando várias fotografias. Aquele rapaz, o Bordalo II, é um artista, adoro o seu trabalho. Mas só conhecia de fotografias, nunca tinha estado ao lado de um. Assim, de perto, a força do seu trabalho é ainda maior.




A arte de rua em Portugal, com tantos jovens tão extraordinários, começa a ganhar uma outra dimensão, a subir o nível à força toda e era bom que os responsáveis pela arte pública das cidades tivessem a inteligência de imaginar espaços (relativamente protegidos, de preferência) onde esta gente pudesse exercer em total liberdade a sua arte de forma a dar-lhe a máxima visibilidade.




E muito eu gostaria que o PS -- em vez daqueles cartazes pífios e amadores, com aspecto de século passado em que o António Costa parece um tio antigo que foi tirar uma fotografia ao fotógrafo de província, e tudo num fundo branco deslavado com letras encarnadas com umas amarelas à mistura que nem se vêem, um nonsense perfeito -- convidasse os Bordalos desta vida para conceberem cartazes com impacto, com modernidade, que agarrassem os potenciais eleitores, os cativasse. Será pedir demais? Acho que não. Já que vão gastar dinheiro em cartazes, ao menos que seja um momento de modernidade e diferença, levando a mensagem que querem transmitir com qualidade e impacto. Parece-me uma boa oportunidade para levar não apenas a política mas também a arte para a rua.
-----

No BoredPanda é um post todo ele dedicado ao grande Bordalo. Big Trash Animals: Artist Turns Junk Into Animals To Remind Us About Pollution -- This is Artur Bordalo’s (aka Bordalo II) series of artwork that aims to draw attention to the problems of waste production, materials that are not reused, pollution and its effect on the planet. These are problems that are likely to be forgotten, become trivial or become necessary evils.


...

2 comentários:

Anónimo disse...

"E muito eu gostaria que o PS -- em vez daqueles cartazes pífios e amadores..."

Também acho, muito bem!

Porque não envia esta sugestão para o PS?!

Pôr do Sol disse...

Verdadeira arte este Bordalo II.

Tem toda a razão quanto aos cartazes do PS.É do mais deprimente que já vi.
É com mágua que noto a falta de jovens entusiastas e criativos no partido, mas tambem pouco fazem para os cativar.

Sofreremos todos nós.