segunda-feira, setembro 21, 2026

Ressurreição inesperada e brevíssima, quase impossível de comprovar

 

Como já aqui referi, a coluna lateral que contém blogs que gosto de espreitar tem andado desaparafusada. 

Aquilo é automático, eu apenas selecciono, na componente de layout, os blogs que quero ver e o blogger, que é a plataforma sobre a qual construí e regularmente alimento o blog, encarrega-se de mostrá-los aqui, por ordem decrescente das respectivas actualizações. 

E desde há alguns dias que esse 'motor' de actualizações congelou. Informei-me, e também recebi aqui através de comentários, a indicação de que se trata de um problema do próprio blogger. De qualquer forma, tentei ver se forçava as actualizações e, se o conseguia, era apenas pontualmente, no momento em que fazia save dessas actualizações. Mas, no minuto seguinte, aquilo voltava a congelar. 

Entretanto, este fim de semana, sábado e domingo, tive cá a maltinha e não tive disponibilidade de olhar para o blog. Dias felizes, divertidos, o coração cheio.

Depois, como andamos nesta de reformar a casa de banho, no tempo livre, andamos a seleccionar revestimentos para a parede, base de duche, móvel para lavatório, torneiras, etc, etc, e, de cada vez que pensamos numa coisa ocorrem-nos outras ideias ou outras restrições e voltamos a reequacionar. Ou seja, só agora, tarde e más horas, vim ver em que param as modas aqui no blog.

E qual não é o meu espanto quando vejo aqui ao lado blogs que não mexem há séculos...! Quase estremeci. Quase um remake, salve as devidas proporções, do pesadelo de que ontem falei. Juro que, por um instantâneo micro-segundo, pensei: mas querem lá ver que afinal não estavam mortos e o blogger é que não os mostrava?

Aqui estavam blogs que eu gostava de acompanhar e que, para muita pena minha, os seus autores há séculos  desaderiram de ali dar um ar da sua graça. 

Vida Breve, Mil Anos, Pipoco mais Salgado, Viajante no Tempo, ... 

Mas o entusiasmo foi sol de pouca dura, era coincidência reaparecerem todos ao mesmo tempo. Foi, pois, já coberta de cepticismo que fui verificar. Claro: parados no tempo. 

Ou seja, o algortitmo alucinou. Ou, então, os programadores trocaram as mãos e puseram no ar uma correcção que foi desenterrar blogs que estão há que tempos postos em sossego. Espero que não mortos, apenas adormecidos.

Agora, voltei a ir verificar se estavam a aparecer mais desses e, para minha surpresa, já tinham todos desparecido. Eu deveria ter feito um printscreen para provar que não fui eu que alucinei.

Bolas... 

E, para verem como estou, confesso que, quando para aqui vim, estava com uma ideia em mente, lembro-me que estava contente por ir falar daquilo. Mas com esta súbita  aparição dos blogs que estão a hibernar desconcentrei-me de tal maneira que agora já não consigo lembrar-me do que vos queria contar. Os meus neurónios ensarilharam-se e agora já não são capazes de se desensarilhar. Vou dormir que já são horas. Daqui a nada está o galo a cantar, essa é que é essa.

Desejo-vos uma boa semana.

Sem comentários: