domingo, maio 21, 2023

Isto que se vive em Portugal é o quê?
Está a chegar a hora dos golpistas? Uma tentativa de remake da Quinta dos Animais quando os porcos tomam conta do poder?
Pergunto.

 

O Governo está a governar e a governar bem. Todos os indicadores são óptimos (e os indicadores são dados objectivos, não dependem de opiniões), do melhor da Europa, e a qualidade de vida da maioria das pessoas é a prova disso. Quem votou no PS (a maioria dos votantes, lembre-se) está contente com a actuação do Governo.

E, no entanto,

1 - Na Assembleia da República, um conjunto de deputados passa o tempo a fazer perguntas idiotas de forma que parece pidesca sobre temas ridículos, irrelevantes, a pessoas que se limitaram a fazer o que deviam e, em contrapartida, a dar placo a gente que se marimba para a democracia, para a vontade de quem votou e para quem tem dois dedos de testa, e apenas está ali com o firme propósito de fazer de tudo para deitar o Governo abaixo

2 - A comunicação social -- tomada de assalto por pseudo-jornalistas e avençados a metro, resolve apresentar-se como um conjunto de conspiradores que, marimbando-se para a isenção e objectividade e mostrando iliteracia democrática e uma confrangedora falta de capacidades cognitivas-- apenas quer minar e destruir o Governo

3 - O PSD, a IL, o Chega e o BE (*), mostrando que não respeitam a democracia nem a inteligência dos portugueses e aproveitando-se do palco que a comunicação social lhes proporciona, apenas contribuem para o aumento do populismo e das forças mais retrógradas e anti-democráticas do País.

4 - Cavaco Silva, que saiu da Presidência pela porta baixa, sem o respeito ou a simpatia dos portugueses, e que de vez em quando abre a boca para dizer coisas que o envergonham e envergonham quem o ouve (aquilo da vergonha alheia, sabem?), voltou a sair à cena para fazer coro com as gentes mais primárias, mais justiceiras e acéfalas do país.

5 - Marcelo Rebelo de Sousa que deveria ter um papel de equilíbrio e que deveria fazer uma intervenção no sentido de repor a normalidade, 

  • censurando os deputados que se armam em agentes inquisidores e que apenas questionam sobre anormalidades, 
  • censurando a falta de objectividade e isenção da comunicação social e
  • censurando os partidos da oposição mais acéfala e retrógrada que, em vez de contribuir para a melhoria das propostas do Governo e de querer melhorar a qualidade da democracia, se entretêm em números circenses e/ou justiceiros, 
  • e que deveria mostrar-se como o garante do respeito do voto dos portugueses (que deram a maioria ao PS), como garante do bom funcionamento das instituições e como garante da tranquilidade governativa

 -- parece que prefere portar-se como acicatador dos ânimos populares.

Mas uma coisa é certa e é bom que Marcelo o perceba: se ceder aos apelos populistas, primários e anti-democráticos, PS terá uma maioria ainda mais absoluta

Não tenho dúvidas de que todos os democratas deste País andam agoniados, revoltados e inquietos com o espectáculo que a comunicação social de braço dado com o PSD, IL, Chega e BE e, tudo isto aparentemente com o beneplácito do PR, anda a dar.

Por isso, vos digo: penso que o está a passar-se em Portugal é grave e preocupante.


(*) Não tenho assistido de perto a toda a pouca vergonha a que se vem assistindo mas tenho ideia que, honra seja feita, o PCP se tem portado civilizadamente.

18 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo na íntegra!
Agora até a assombração do Cavaco veio debitar!
Pede-se ao presidente Marcelo maior contenção!!!

Anónimo disse...

Dói quando alguém diz a verdade toda todinha, o PS não honra as instituições do estado , a bandalheira tomou conta do País.

Anónimo disse...

Tudo isto porque lhes cheira a milhões, a milhões do PRR.
E há sempre uns idiotas que a troco e mais visibilidade lhe fazem coro.
Quanto ao PR, no tempo da outra senhora tínhamos uma fotografia sua em tudo quanto era sala. Agora temos o próprio atrás de nós para uma selfie em tudo quanto é telemóvel.

ccastanho disse...

Caríssima. UJM

Se eu fosse o Costa primeiro-ministro, respondia assim á escumalha da direita, sobre o recalcado PSD de Cavaco:-" Como 1º Ministro, cabe-me defender a saúde politica do país, e, assim, não comentar Cavaco para não chafurdar na pocilga desta direita ".
E não dizia mais nada porque o fundamental foi feito na classificação animal que habitam as pocilgas.

Anónimo disse...

👍😔

ccastanho disse...

Cavaco ao abrir a boca, percebemos que ele quer bolo rei.

Por favor, ofereçam bolo rei ao senhor para não salivar em seco, ou, então, uma senhora que lhe estenda a mão para ele fazer isto:

- http://4.bp.blogspot.com/-2rkFf3wF_-w/U7ulKtJz82I/AAAAAAAAWxE/1hXffbAGCIs/s1600/cavaco+e+letizia.jpg

Não. Não é berço. Há pessoas que nascem assim.

Filo Stone disse...

Isto é um continuado golpe de estado, com o Presidente da República à frente das tropas dos comentadeiros e dos partidos do costume, da direita e da esquerda que já perderam qualquer contenção na linguagem e na postura. Os tempos da "asfixia democrática" e da inventona do presidente de triste memória são uma brincadeira de crianças face à operação em curso, esta já com a contribuição dos verdadeiros profissionais do Chega e com o refinamento adquirido pelos do pote. Atualmente o pote está muito mais apetecível: ele é o PRR, ele é o hidrogénio, ele é a ferrovia... Qualquer ministro que tivesse as infraestruturas seria um alvo a abater. E, perante esta situação, pergunto-me, o que virá a seguir? Não há PEC 4 (ou 5) que possa ser chumbado - felizmente a situação económica até está razoável, mesmo que não queiram reconhecer - o Costa parece que não tem nenhum amigo que motive um procedimento criminal que lhe dê cabo da vida, como aconteceu ao anterior 1º ministro PS que nem refiro o nome, não vá dar azar. A situação é insustentável e quem podia por ordem na capoeira, o Presidente da República, está a gozar com isto tudo e a divertir-se à grande, a convocar e desconvocar os jornalistas ora para irem aos gelados ora para andar a brincar às pedrinhas. Nasci nos anos 50 do século passado, já vi e vivi, portanto, muita coisa, mas nunca pensei que fosse possível presenciar uma situação como a que estamos a viver.
Resto dum bom domingo!
Filo

aamgvieira disse...

Ao ouvirmos primeiro o depoimento de Eugénia Correia e depois o de João Galamba foi como se regressássemos ao pesadelo do socratismo.


Foi pior: lembrámo-nos de como nunca de lá verdadeiramente saímos.

A.Vieira

Anónimo disse...

Dói muito quando alguém está a dizer a verdade, todas as verdades, o governo mente, manipula, usa e controla as instituições do estado... Os "democratas" partem para o insulto.

ccastanho disse...

Filo

Assino por baixo

ccastanho disse...

A. Vieira
Não [alguero] nenhuma divergência, porra! A sua TV enganou-o.

Noto que ainda tem o Sócrates entalado na garganta. Paciência. Beba um bom tinto, isso passa.

Diogo Almeida disse...

Parei de ler depois do primeiro parágrafo. Ironia ou não, não consegui perceber. PS fora já!

aamgvieira disse...

Para ccastanho:

O responsável por mais uma bancarrota ! ,,,,,,,,

A-Vieira

Um Jeito Manso disse...

Caro Vieira

Já lá dizia Goebbels: "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade". Mas engole quem quer.

Quer fundamentar, com números, com factos e com o devido enquadramento histórico e económico, essa da bancarrota?

Não vale repetir o que diz a comunicação social ou os partidos que fizeram a linda proeza de colocar Passos Coelho no poder. Para mim, só servem factos, números. A minha base formativa é a ciência. Não sou de ir em bocas,

Tirando isso, se quer defender o que fez uma pessoa que é exonerada e que a primeira coisa que faz é ir buscar um computador que não lhe pertence, é consigo. Segundo os meus conceitos éticos e legais, o que ele fez é condenável e é uma coisa que tem que ser averiguada pois, no mínimo, é uma coisa estranha. E esse é a única coisa a dizer. O resto é milho para pardais. Ou amendoins para macacos -- como queira.

ccastanho disse...

Não foi ua bancarrota provocada pelo governo, a não ser que a crise financeira na Europa e América seja culpa do Sócrates. Tire as palas para ver melhor a estrada.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com a reflexão aqui apresentada.
O PR não descansa enquanto não deixar a direita a governar!
Tudo faz e fará para que tal aconteça mas, mais uma vez, vai enganar-se...
E lá aparececeu o fantasma de má memória que de vez em quando nos assombra!
Não concordo com algumas coisas que se estão a passar no governo mas na generalidade a actuação do governo é positiva, se atendermos ao contexto social e económico actual.
Há muito para fazer, claro que há! Ainda faltam três anos deste mandato!
Não me esqueço dos anos terríveis em que a direita governou este país!

Anónimo disse...

👍😔

marsupilami disse...

Concordo com a caracterização da oposição: do Marcelo ao Chega. Quanto à governação, vai indo (para ser simpático, digamos que o copo está meio cheio). Não percebo a incapacidade do governo em controlar a situação e em deixar-se arrastar para situações no mínimo caricatas. Os outros aproveitam, é verdade e é triste. Mas, merda, os gajos do governo não são capazes de parar de fazer figura de palonços?