segunda-feira, maio 22, 2023

Bora todos numa de Miyawaki...?

 


Uma vez mais, passa das duas quando começo a escrever. O dia começou mal. Quando fui tirar o bacalhau do congelador para fazer cozido com todos para o almoço, senti logo que estava meio mole. Apalpei os sacos vizinhos e tudo na mesma. Fui logo dar a notícia ao meu marido.

Não tinha faltado a luz porque a central dá aviso e não tinha dado. Como tínhamos estado uns dias fora, não sabíamos mais do que o que estava à nossa frente: nem quando nem porquê.

Como o frigorífico é digital, ele pensou desligá-lo da tomada e voltar a ligá-lo. Sentiu a ficha quente e viu que estava com cores de hematoma. Quando ligou, o painel desatou num pisca pisca muito descontrolado. 

Pensou que a tomada, por dentro, vá lá saber porquê, tinha tido um escaldão. 

Ligou-o, então, com extensão numa outra tomada e aparentemente ficou bom.

Mas, obviamente, tivemos que esvaziar. Descongelar e voltar a congelar não está com nada. 

Alguns sacos que estavam a meio da descongelação aproveitei. Fiz vários tachos de comida. 

O resto, tudo para o lixo. Uma dor de alma.

Mas aquilo da lei de Murphy -- que quando é para dar para o torto, dá mesmo para o torto, --esteve a pleno.

Mais coisas que, dado o adiantado da hora, nem vale a pena enunciar.

Para ajudar à festa, resolvi reler a última 'obra' que já tinha dado como relida. De noite tinha ficado com umas dúvidas. De dia, resolvi mudar uns aspectos e, para evitar contradições, rever de novo, coisa que só agora acabei.

Pelo meio fui vendo os comentários daqui que agradeço e com os quais, fossem outras as circunstâncias, faria uma festa. 

E agora, pouco tendo a acrescentar, deixo-vos apenas com um tema que me interessa. Li, a meio do dia, numa escapadinha, aos desagradáveis afazeres, um artigo que chamou a minha atenção: 

Primeira floresta Miyawaki do Algarve pode ajudar a combater a seca

A primeira Floresta Miyawaki do Algarve está a crescer no concelho de Silves com 18 espécies vegetais nativas da região que garantem um equilíbrio da biodiversidade e menor utilização de água. (...)

São pequenos passos, pequenos nadas. 

Eu que plantei a minha pequena floresta e que posso testemunhar como toda a paisagem mudou, como tudo ali nasce e cresce e como os animais dali fazem a sua casa (pois se até esquilos já lá vivem), sou muito sensível à necessidade de todos estarmos conscientes que temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para travarmos a desertificação da nossa terra.

O vídeo abaixo é muito simples e está traduzido (para brasileiro). Mas dá para perceber.

O que são as 'microflorestas' que estão surgindo no mundo

Milhões de árvores estão sendo plantadas em todo o mundo na tentativa de combater as mudanças climáticas. Mas vários grupos ambientais também estão plantando "microflorestas" urbanas — do tamanho de uma quadra de tênis.

Neste vídeo, você vai conhecer uma floresta minúscula na Holanda.

A técnica de plantio usada, chamada "Miyawaki", vem do Japão — e o primeiro passo é preparar o solo com nutrientes e um mix de árvores nativas. Em poucos anos, cresce uma floresta rica e densa.

Mas será que há pontos negativos? E será que florestas tão pequenas realmente ajudam na luta contra o aquecimento global? Assista e entenda.


___________________________

Desejo-vos uma boa semana a começar já por esta segunda-feira
Saúde. Boas vibes. Paz.

Sem comentários: