domingo, abril 17, 2022

Marina, Dima, Inna e Eli

 

Marina e Dima têm duas filhas pequeninas e vivem na Holanda. Não suportaram viver na Rússia debaixo de um regime totalitário. Têm sorte. Vivem em liberdade e gostam de falar da sua vida, partilhando dicas sobre como viver no estrangeiro, entrevistando pessoas e trocando experiências. Para isso têm o canal Expat Family Live. Desta vez, o teor do vídeo é outro: como russos, falam da situação actual, falam de Putin e da invasão da Ucrânia, falam dos riscos que correm.

Inna é também muito jovem, é casada, tem um canal no Youtube, Speak Ukrainian, no qual ensina a língua e fala da cultura ucraniana. No vídeo que partilho fala, quase em estado de choque, da invasão, ainda mal acredita, descreve o que se passa. Num vídeo posterior já saiu do apartamento e fala a partir de uma outra casa, numa zona da Ucrânia que pensa estar mais a salvo. Resiste como pode.

Eli, uma jovem viajada, tem o canal Eli from Russia no qual mostra as maravilhas e as particularidades do seu país e da sua cultura. Mas desta vez fala sobre a situação acual que se vive no seu país e na Ucrânia. Por isso, no vídeo que partilho diz que não sabe se será o seu último vídeo pois, como é crítica da guerra, está sujeita à nova lei que a pode prender e/ou impedir de continuar a publicar os seus vídeos.

São vozes que, de certa forma, se tocam. Não percebem, não querem, condenam esta guerra. Querem viver a sua vida e o seu futuro, anseiam pela paz e pela liberdade. São jovens que deveriam viver tempos de esperança e tranquilidade e não viver, de perto, a triste realidade da guerra e da loucura totalitária.

We're Russian and WE WANT TO TALK!


WAR IN UKRAINE. Russians invaded us. What is going on and how to support Ukraine?


How the 'special operation' changed our life | Q&A from Russia



Queiram descer para ouvir Harari sobre o momento que atravessamos: Notícias terríveis para a espécie humana

______________________________

Um feliz dia de domingo 

Esperança. Paz.

1 comentário:

Maria disse...

Tenha um bom domingo de Páscoa, em família, UJM, esqueça por instantes os problemas do mundo e aproveite a sua Paz.
Amanhã é outro dia e o mundo continua em guerra, infelizmente...
Páscoa serena para vocês. Grata por poder seguir o seu blog. Maria