Marina e Dima têm duas filhas pequeninas e vivem na Holanda. Não suportaram viver na Rússia debaixo de um regime totalitário. Têm sorte. Vivem em liberdade e gostam de falar da sua vida, partilhando dicas sobre como viver no estrangeiro, entrevistando pessoas e trocando experiências. Para isso têm o canal Expat Family Live. Desta vez, o teor do vídeo é outro: como russos, falam da situação actual, falam de Putin e da invasão da Ucrânia, falam dos riscos que correm.
Inna é também muito jovem, é casada, tem um canal no Youtube, Speak Ukrainian, no qual ensina a língua e fala da cultura ucraniana. No vídeo que partilho fala, quase em estado de choque, da invasão, ainda mal acredita, descreve o que se passa. Num vídeo posterior já saiu do apartamento e fala a partir de uma outra casa, numa zona da Ucrânia que pensa estar mais a salvo. Resiste como pode.
Eli, uma jovem viajada, tem o canal Eli from Russia no qual mostra as maravilhas e as particularidades do seu país e da sua cultura. Mas desta vez fala sobre a situação acual que se vive no seu país e na Ucrânia. Por isso, no vídeo que partilho diz que não sabe se será o seu último vídeo pois, como é crítica da guerra, está sujeita à nova lei que a pode prender e/ou impedir de continuar a publicar os seus vídeos.
São vozes que, de certa forma, se tocam. Não percebem, não querem, condenam esta guerra. Querem viver a sua vida e o seu futuro, anseiam pela paz e pela liberdade. São jovens que deveriam viver tempos de esperança e tranquilidade e não viver, de perto, a triste realidade da guerra e da loucura totalitária.
1 comentário:
Tenha um bom domingo de Páscoa, em família, UJM, esqueça por instantes os problemas do mundo e aproveite a sua Paz.
Amanhã é outro dia e o mundo continua em guerra, infelizmente...
Páscoa serena para vocês. Grata por poder seguir o seu blog. Maria
Enviar um comentário