domingo, abril 17, 2022

Notícias terríveis para a espécie humana

 

Poderia dizer que Yuval Noah Harari é muito cá de cá de casa mas não estaria a ser bem sincera. Todos os seus livros habitam esta casa mas quem os lê não sou eu. Contudo, de vez em quando, enquanto os lê, o meu marido fala-me do seu conteúdo. E não só enquanto os lê. De vez em quando, a propósito de algumas situações, diz 'O que aquele tipo, o Harari, diz é que... (isto ou aquilo)'. E gosto de ouvir. 

O meu filho já o lia antes de haver as traduções. Tenho ideia que, enquanto ia e vinha para um dos países onde, na altura, trabalhava, ia lendo, em língua inglesa, o Sapiens. 

Eu é mais vídeos. Gosto de ouvi-lo. Mas, um dia que tenha mais tempo, hei-de pegar nos seus livros. É inteligente, perspicaz e sensato, e, por escrito, admito que as suas ideias ganhem ainda mais solidez.

Já aqui o tive várias vezes via youtube e hoje cá está outra vez, e está pois fala dos sérios riscos de que Putin leve ainda mais longe a barbárie, escalando-a para patamares inimagináveis. Putin fala com demasiada frequência e demasiada ligeireza no uso de armas nucleares. 

Esperemos que nunca avance para esse nível ou porque alguém o trava ou porque, num assomo, ainda que fugaz, de racionalidade, perceba que está a matar demasiados inocentes e a cavar um fosso incomensurável entre a Rússia e o resto do mundo -- e isso a troco de nada.


We may be in the 'most dangerous moment' since the Cuban missile crisis, says Yuval Noah Harari

Author and historian Yuval Noah Harari discusses the Russia-Ukraine conflict and says "nuclear war is suddenly a possibility — still not very likely, but a possibility."


Sem comentários: