terça-feira, agosto 03, 2021

5 milhões.
No marco dos 5.000.000 de visualizações do Um Jeito Manso, um vídeo com os meus queridos pimentinhas
E o meu agradecimento a todos quantos por aqui me acompanham

 

E eis que o marco dos cinco milhões de visualizações foi ultrapassado. Não vale a pena voltar dizer que, quando há uns anos comecei, nada sabia de blogs. Tem sido uma humilde aprendizagem a todos os níveis. 

Nunca fiz qualquer divulgação a não ser junto do meu marido, dos meus filhos e, agora, dos meus netos. Não uso facebook nem instagram ou o que quer que pudesse tornar o Um Jeito Manso mais conhecido. Nunca quis isso. Sempre quis ir pelos meus passos, ao meu ritmo, sem muletas, sem atalhos. Por isso, é sempre com muita surpresa e agradecimento que vou percebendo que o número de visitas é persistentemente crescente. 

Muitos Leitores preferem comunicar-se comigo por mail e com alguns estabeleci relações de estima que duram há anos. 

E é este aspecto que, para mim, é mais gratificante: perceber que há pessoas que é como se me conhecessem e que estão aí, desse lado, pacientemente a acompanhar-me. Uma pessoa uma vez disse-me que é como se eu e a minha família fossemos a família que lhe falta. Isso deixou-me muito feliz. Penso muitas vezes nisso. Outra pessoa disse-me que, nos momentos maus da sua doença, contou com a minha energia como ajuda na superação desse período tão difícil. Várias pessoas confidenciam-me os seus segredos, as suas angústias ou apreensões. Gostaria de não as desiludir.

Lamento não dispor de tempo para poder 'conversar' assídua e individualmente com todos os que me contactam por mail. Por vezes atraso-me, por vezes deixo passar tempo demais e temo que acabe por me esquecer de algumas respostas. Peço desculpa. Há em quem me lê e me escreve generosidade e paciência e, naturalmente, sinto-me muito agradecida por isso e com pena por não manter a proximidade que alguns desejariam.

Tenho contudo, alguns 'inimigos' de estimação. Coloco as aspas pois, na verdade, as suas farpas, por vezes infectas -- ou aqui, em comentários que muitas vezes não publico, ou em blogs alheios -- não fazem estrago. Já recebi ameaças e já fui assediada, quer de uma forma excessivamente simpática quer de forma ameaçadora. Não deixei que isso me incomodasse pois tenho ideia que pessoas assim são pessoas solitárias, perturbadas, que vivem da atenção que nos suscitam. Se não lhes prestarmos atenção, virar-se-ão para outra vítima a quem farão o mesmo e, tendencialmente, irão deixando de nos 'perseguir'. Gostava que percebessem que não estão bem, que procurassem ajuda e que aprendessem a ser felizes sem molestarem os outros.

Como devem saber os que por aqui me acompanham, só escrevo à noite, frequentemente muito tarde, frequentemente cansada e com sono. É uma forma de ter um bocadinho de descanso mental, um bocadinho meu. Como gosto de escrever, aqui tenho o pretexto para fazê-lo. Contudo, como a maior parte das vezes não consigo rever -- tanto o sono --, imagino que os textos tenham gralhas. Conto com a vossa compreensão e, por vezes, com o vosso alerta. Venero a língua portuguesa e tremo de pensar que, volta e meia, por distração ou cansaço, a atropelo.

Os temas sobre os quais escrevo são aqueles sobre os quais, no momento, me apetece. Não sigo agendas, não tenho compromissos, não tenho pudores nem receios. As minhas únicas restrições são as que resultam de pensar que, se me alargar demais em certos domínios, posso deixar os meus filhos desconfortáveis. Aliás, imagino que isso já aconteceu várias vezes. Mas conhecem-me bem demais e sabem que não vale a pena tentarem domar-me: vou para onde me dá na veneta. Mas agora, por saber que os meus netos às vezes também me leem, tenho alguns cuidados. Mas como acho (e os pais também) que não devem ser florzinhas de estufa, também penso que, se perceberem que esta avó é dada a alguns destemperos, também daí não virá mal ao mundo.

Muitas vezes penso que já chega e que estará na hora de suspender o blog para poder ocupar o meu escasso tempo livre, à noite, com outras actividades. Mas depois penso que tenho alguma responsabilidade como, uma vez, um Leitor que muito estimou me lembrou e, além disso, é um legado meu que ficará para quem o quiser, em especial para aqueles que o meu coração ama e que aqui encontrarão, por vezes, testemunho do meu afecto.

À laia de balanço posso dizer que:

- Até ao momento em que escrevo, o blog já foi visto mais de 5.000.000 vezes, já escrevi 6.584 posts e contabilizam-se 19.852 comentários.

- Os posts mais vistos até hoje foram os seguintes:


É de Portugal, obviamente, o maior número de visitas. O Brasil, que foi durante os primeiros anos o segundo país a visitar-me, passou para terceiro lugar. Em segundo estão os Estados Unidos. A França mantém-se nos primeiros lugares, está agora em quarto lugar. Por vezes recebo mails de pessoas que me dizem que, estando a viver noutros países, me acompanham diariamente. Fico feliz.


Salvo as excepções de quem me escreve por mail e se identifica, para mim praticamente todos os meus Leitores são ilustres desconhecidos. Contudo, a google informa-me que, com os dados dos que se identificam (se os dados forem correctos), o meu público será relativamente equilibrado em termos de género embora com alguma predominância masculina e, curiosamente, na maioria um público jovem.

Informa-me ainda que quem aqui vem, vem praticamente todos os dias e que, não apenas se demora no post do dia como, com alguma frequência, percorre outros posts. 

Notem que não sou eu que procuro esta informação. Esta é informação que a google disponibiliza a todas as pessoas que têm blog via blogger da google (.blogspot.com)

Já fui convidada para participar num programa de televisão. Não aceitei mas fiquei surpreendida e, não o escondo, agradada. Também tenho recebido mails de jornalistas, incluindo de um director de um jornal dito de referência que entendeu dever explicar-se face a uma afirmação que eu tinha proferido. Claro que fiquei admirada. Jamais me teria passado pela cabeça que ele me lesse, ele e os outros jornalistas. Também uma vez estava espantada com um número invulgar de visitas até me enviarem um mail com o link de um artigo num desses jornais que remetia para o UJM. São aspectos que me intrigam, por nunca ter imaginado chegar a tantas pessoas, mas que, naturalmente, me fazem sentir algum orgulho.

O meu neto mais velho incentiva-me a passar à fase da monetização. Não quero, pelo menos não agora, não com o Um Jeito Manso. Não é esse o meu objectivo. Aliás, não tenho outro objectivo que não o de dar largas ao prazer que tenho em escrever, em divulgar arte ou música que me agrada e, se possível, em tocar o coração de quem aí, desse lado, me acompanha.

E, por falar em netos, vou mostrar-vos um vídeo editado pelo mais crescido. Quando vi que estava a aproximar-me dos cinco milhões, pensei que deveria assinalar a ocasião de alguma maneira.

Quando atingi o 1º milhão, dei a palavra ao meu marido e aos meus filhos. É um dos posts que mais me marcou. Emocionei-me ao ler o que escreveram e, por vezes, ainda me rio ao pensar em algumas passagens.

Quando atingi o 2º milhão, o meu marido entrevistou-me e fotografou-me. Foi uma maneira de tentar responder à pergunta recorrente que aqui traz as pessoas: 'Quem é autora do blog Jeito Manso?'


Quando atingi o 4º milhão não dei por isso. 

Desta vez, ao chegar ao 5º milhão, pensei que, tantas vezes falo nos meus netos -- os meus queridíssimos pimentinhas, tão reguilas, tão terríveis mas, ao mesmo tempo, tão queridos, tão alegres, tão inteligentes, tão carinhosos,  por quem me derreto em amor e ternura, por quem tudo faço e tudo farei -- que deveriam ser eles a aqui marcar a sua presença, dizendo de sua justiça. 

Só lhes pedi que não dissessem o nome uns dos outros nem o nome pelo qual se referem a esta casa ou àquela a que aqui no blog chamo heaven, pois pretendo manter a reserva possível. 

Gravar as suas palavras foi um filme. Uns entrevistaram-se e filmaram-se uns aos outros mas tinham que interromper várias vezes pois diziam disparates e havia risota, ou foi o meu filho a entrevistá-los, uns vídeos lindíssimos, mas disseram coisas um bocado reveladoras, ou a minha filha (a voz que se ouve) e foi uma 'cegada' sempre com uns a dizerem maluqueiras ou coisas impróprias. 

No fim, havia mais de vinte pequenos vídeos. Para ter aqui alguma coisa, tinha que se fazer uma montagem. Ora uns estão de férias, outros têm mais que fazer ou não sabem fazer tais proezas. 

Ontem à noite, o mais crescido, a quem muito agradeço e que, por acaso, até gosta de filmar, compôs o vídeo possível. Gostava que fosse um pouco mais longo pois ficou imensa coisa divertida de fora. Mas era preciso muito mais trabalho pois a cada frase que diziam, alguma inconveniência aparecia pelo meio, e, à noite, ele, coitado, já estava com sono. Se eu conseguir aprender a trabalhar com o programa de montagem de vídeos e tiver tempo, um dia destes ainda componho um outro a partir dos vídeos originais.

Mas, para já, para assinalar o momento, aqui estão eles a serem como sempre são. Aliás, ao princípio ainda estavam mais ou menos bem comportados mas ao quinto ou sexto ou sétimo take a coisa já estava a derrapar para a confusão. Para dizer a verdade, no dia em que parte da gravação foi feita (neste domingo), os quatro rapazes acabaram no chão, em cima uns dos outros (numa bulha amistosa e estarola, claro), eu com medo que se magoassem, o mais pequeno já só a querer falar debaixo da mesa. Numa das vezes que tentei que parassem, ameacei-os que, se continuassem naquilo, não havia mais gelados para ninguém. Um deles disse que ia dizer no vídeo que eu era violenta. Desatei-me a rir, claro está. No meio da barafunda, a menina, já impaciente depois de infrutiferamente ter tentado pôr os outros na ordem, desistiu: é superior às maluqueiras dos rapazes.

E aqui estão eles para festejarem comigo os 5.000.000, os meus muito adorados pimentinhas. Vejo-os e começo logo a sorrir.


E a todos vós, Estimados Leitores que me incentivam com a vossa companhia, o meu sentido agradecimento.

Saúde!

33 comentários:

Maria Dolores Garrido disse...

Parabéns, UJM.
Venham mais 5 milhões.
Um abraço.

APS disse...

Muitos parabéns.
E força para continuar!

Lucy disse...

Parabéns UJM.sabe tenho a ideia de que se a visse com a sua família a identificaria.um beijinho.

Anónimo disse...

Parabéns pelos seus Pimentinhas!
Parabéns pelos 5 000 000 e obrigada pelos bons momentos que diariamente passo consigo!
Um abraço da
Filo

Pôr do Sol disse...

Apenas obrigada e cá nos encontraremos.

P A R A B E N S

Marieta Pinho disse...

Parabéns.Vou continuar por aqui todos os dia.Só falto por motivos de saúde.Bjs para os “Pimentinhas”.Abraço.

Moraislex disse...

Boa tarde,

Aqui do Alentejo profundo, onde os dias têm 48 horas e nas férias 72,dou-lhe os parabéns pelo 5.000.000,00 visualizações, embora não, ainda convertíveis em €.
Quando fez um milhão, in illo tempore, disse-lhe que só custava o primeiro, os seguintes vinham naturalmente. E tinha razão.
Continue, porque continuará a ser sempre uma visita diária cá de casa.
JMM

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Quem tem uma avó como a Tá, aka Riqueza UJM, tem tudo.

Que gracinhas de menin@s!!

Muitos Parabéns pelo belo número, que venham mais 5M e mais e mais.

O meu abraço!

Olinda Melo disse...


Ahaha!!!
Lindos os Pimentinhas!!!
E grandes que estão e muito desembaraçados :)

UJM, os meus parabéns pelos 5milhões de visualizações
e muito em especial por essa bela prole.

Sempre a acompanhá-la e a admirar os seus interessantes posts.

Beijinhos
Olinda

Maria Santana disse...

Muitos Parabéns e saúde para mais 5 milhões!!!

Alice Alfazema disse...

Parabéns UJM! Muita Saúde! Que venham outras tantas visualizações. Eu diria que uma das suas grandes capacidades é a resiliência. Gostei muito de conhecer os Pimentinhas, assim e através da minha experiência vivenciada com pimentinhas, eu diria que o que pica mais é aquele que veste a camisa amarela. :-)

Muitas Felicidades para toda a família.


Beijinhos

Estevão disse...

Cara UJM,
Parabéns e muito obrigado pelos seus posts diários e repletos de criatividade. Cinco milhões de visualizações é obra!
Não posso dizer “força, continue” por sentir que o blogue lhe poderá criar amarras. Agora, enquanto lhe der asas, cá estaremos para celebrar a meia dúzia de milhões.
Gostei particularmente dos vídeos de entrevistas mútuas, marido e mulher, e senti uma grande empatia pelo timbre de ambas as vozes. Aliás, uma delas até me pareceu familiar.
Hoje também fui ao Heaven, em dois passeios guiados. Não sabia que era tão grande, tão bonito, tão promissor.
Bem-haja!

MARIPA disse...

Muitos parabéns,UMJ,pelos seus queridos Pimentinhas, pelos 5 milhões de vizualizações e principalmente pela Mulher que demonstra ser.

Um abraço com carinho... e não se esqueça de se cuidar!

correia disse...

muitos parabens pela força animica e, alem desta actividade que gose muito com os seus queridos

Um Jeito Manso disse...

Olá!

Muito obrigada a Todos.

Fiquei muito contente por ler os vossos comentários e por reencontrar 'velhos amigos'.

Acabei agora o post do dia (ou melhor: da noite) e são 2 da manhã. Estou perdida de sono (como sempre...) e não consigo responder a cada um, individualmente. A ver se, durante o dia, consigo um break para falar com cada um, ok?

E, uma vez mais, obrigada.

Dias felizes!

Um Jeito Manso disse...

Maria Dolores,

Muito obrigada. Para si, também, os meus votos de longevidade blogosférica!

Dias felizes.

Um Jeito Manso disse...

Olá APS,

Muito obrigada. Parafraseando o que se costuma dizer nos aniversário, quando alguém deseja muitos anos de vida: 'e que o APS esteja também cá, na blogosfera, para nos irmos vendo'.

Dias felizes!

Um Jeito Manso disse...

Olá Lucy,

Pois acredito que sim: quatro rapazinhos e uma menininha, sempre irrequietos e ruidosos, e a chamarem, a toda a hora, pela Tá (nem que seja para dizerem que estão com fomeou a perguntarem o que há para comer...), não terá muito que enganar... :)

Tudo bem consigo?

Beijinho!

Um Jeito Manso disse...

Olá Filo,

Obrigada eu pela sua paciência para aturar as minhas divagações... Espero não desiludir ou, se desiludir nuns dias, que isso seja compensados nos dias seguintes...

Tudo de bom para si!

Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr do Sol,

Muito obrigada pela companhia e carinho ao longo de tantos anos.

Saúde, boa disposição e tudo de bom par si e para a sua família.

Um abraço, Sol Nascente!

Um Jeito Manso disse...

Olá Marieta,

Bom vê-la por cá. Espero que esteja de boa saúde e que, quando a saúde falha, seja coisa pouca, uma dorzinha de nada, daquelas que já fazem parte...

Um abraço, com estima. E muita saúde!

Um Jeito Manso disse...

Olá Moraislex,

Fico feliz por vê-lo! Há quanto tempo...! Desejo que aproveite bem cada minuto das longas horas que têm esses longos dias.

Quando isto chegar aos 10 milhões a ver se não me esqueço de pedir um testemunho aos Leitores que quiserem participar, porventura mostrando um pouco do local onde vivem. No seu caso, do seu profundo Alentejo.

E vai daqui um abraço para agradecer a companhia e a simpatia!

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

Muito obrigada. Sinto uma felicidade enorme ao ver como os meus pimentinhas são meus amigos, gostam de estar comigo, gostam de estar juntos em minha casa.

E gosto também muito de sentir que alguns Leitores mostram uma genuína estima por mim, como é o seu caso.

E sim, Francisco, que 'venham mais 5'!

Um abraço e dias felizes.

Um Jeito Manso disse...

Olinda! Que bom revê-la por aqui!

Espero que esteja tudo bem consigo e com os seus. Os anos vão passando e é bom saber que conhecidos de longa data 'continuam connosco'. É recíproco: visito-a sempre que há post novo no seu 'pedaço'.

O passar do tempo vejo-a no tamanho dos meus adorados pimentinhas. Parece que não há muito andavam por aqui a nascer... e eu aqui a dar as boas vindas a este mundo a mais um... Agora estão crescidos e sabem coisas que eu não sei. Com eles por perto ninguém consegue estar aborrecido.

Agradeço as suas palavras, a sua companhia, o seu carinho.

Dias felizes para si e para os seus, Olinda!

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria Santana,

Muito obrigada. 5 milhões não é nada para a humanidade mas é muito para mim...

Dias felizes para si e que nos vamos 'vendo' ao longo dos próximos 5!

Um Jeito Manso disse...

Olá Alice rodeada de Alfazema!

São estes os meus cinco amorzinhos pequeninos (embora qualquer dia não possa dizer que são pequeninos pois um dia destes dou por mim já com todos eles a passarem-me o braço pelo ombro).

Há algum tempo, naturalmente na era pre-covid, tive os dois rapazinhos mais crescidos no meu gabinete durante parte da tarde. Ao princípio estavam muito bem comportados, muito silenciosos. Passado um bocado estavam com fome, depois já giravam a cadeira, depois já se empurravam um ao outro. Às tantas, um colega foi lá vê-los e disse: vocês são irrequietos, heim...?. E um deles disse: 'havia de ver o nosso primo... é muito pior...'. Referia-se ao da tshirt amarela, de facto.

É esse que passa a vida a tentar descobrir o livro das 'mulheres nuas', um livro de fotografia onde ele um dia descobriu algumas mulheres nuas. Então organiza expedições secretas, com os primos, a ver se o descobre. Felizmente a irmã vem avisar-me e interrompo-os a tempo de me desarrumarem a casa toda.

E muito obrigada, Alice, pela companhia, pela simpatia... e pelo seu belo blog!

Dias felizes.

Um Jeito Manso disse...

Olá Amofinado!

Não são só os homens que são eles e as suas circunstâncias... As mulheres também... :)

Eu sou eu e a família e amigos que tenho e os locais que habito. Se a vida me tivesse levado por outros caminhos talvez eu fosse outra e este meu humilde blog nunca tivesse existido.

O meu 'heaven' é um lugar muito especial. De terra pedregosa, de mato rasteiro, passou ao lugar cheio de vegetação, pássaros e perfumes onde adoro estar e onde toda a família também vê como um lugar especial. No post sobre o 1º milhão, o meu filho relembra esses tempos em que eu quis 'florestar' aquilo, causando transtornos e dando trabalho ao meu marido e filhos. Isso já lá vai e hoje o que fica é a sombra boa que as árvores dão e a paz que vem do canto dos pássaros e da beleza das flores.

E conhece uma das vozes, é... Será que conhece um de nós...?

E outra coisa: uma vez mais agradeço não apenas a companhia e a simpatia mas também as preciosas recomendações que aqui tão generosamente oferece.

Saúde. Um abraço com estima, Amofinado.

Um Jeito Manso disse...

Olá Maripa,

Muito obrigada. Gostei de vê-la por cá. A sua simpatia e carinho chegam até mim.

E, sim, tem razão, tenho que interiorizar que tenho que passar a ter algum cuidado. Até não há muito tempo a minha mãe andava sempre a recomendar-me que me poupasse e que não me esquecesse que já não tinha 20 anos.

Os 20 anos (de idade física) já lá vão mas, por dentro, parece que continuo a ter a mesma alegria e curiosidade que tinha aos 20 e isso eu gostava de não perder. Conto com a vossa companhia aí desse lado para me irem incentivando a não parar... (porque, às vezes, apetece-me mesmo parar e voltar aos tapetes de arraiolos ou às pinturas...)

Um abraço, Maripa. Saúde! E boas inspirações para o seu Omarmequer!

Um Jeito Manso disse...

Olá Correia!

Muito obrigada pelas suas palavras simpáticas e pelo seu incentivo. Espero continuar a ter força e motivação para ir continuando por aqui, na vossa companhia.

O meu agradecimento e votos de dias felizes!

Lucy disse...

Umj, esqueci! No dois milhões disse que um dia fotografava o marido.Olhe que seria giro e as leitoras agradeciam.Carago ele é menino para isso, parece ser um pouquinho "non sense fixe estou.me a c para os certinhos".

Um Jeito Manso disse...

Olá Lucy,

Pois é... a ver se consigo autorização dele para tal proeza. Pode ser porque é isso tal e qual diz. Até mais na base do 'que se f...'

Me aguarde...

Abraço!

luisa disse...

A minha fraca assiduidade blogueira dos últimos tempos resulta em visitas não diárias, por isso chego atrasada a este post, mas tenho que deixar aqui os meus parabéns e expressar o meu apreço por este Um Jeito Manso e pela sua autora. E claro, adorei conhecer esses fantásticos Pimentinhas. :))

Um Jeito Manso disse...

Olá Luísa,

Fico contente por a ver por aqui. Sou sua admiradora incondicional e, por isso, é com muito agrado que recebo a simpatia das suas palavras. E fiquei ainda mais contente por ter gostado de conhecer estes meus cinco adorados estarolinhas.

Abraço, Luísa. Dias felizes.