domingo, fevereiro 03, 2019

E o que é um ponto verde no canto de uma sala?
[E sim, o tubarão diz à tubaroa: tu_baralhas-me]


Bem podem vir dizer-me que estas adivinhas têm barbas. Que é como quem diz: são velhas, são do tempo em que as galinhas tinham dentes. Só que, não tenho culpa, eu não sou desse tempo, não conheci. Sou deste tempo. Jovem. Pelo menos, de cabeça. Nem me ensinaram na escola. Nem foi coisa que me tivesse sido transmitida pela tradição oral. Acresce que não sou boa de anedotas ou adivinhas. Não registo. Até admito que sejam tão universais como 'branco é, galinha o pôs' ou 'qual é a coisa, qual é ela que entra em casa e se põe à janela'. Pode ser. Pode até ser prova de desmiolice ou ignorância aguda. Pois que seja. Que hei-de eu fazer?

Por isso, por via das dúvidas, agora que a menininha me contou a dos patos e a das omeletas de chocolate e que as meninas mais crescidas não quiseram ficar-se atrás e contaram outras, registo-as aqui para ficarem pro memória.

Mas como sou mesmo despassarada, confesso, ontem à noite só registei a dos tubarões. Mas a minha filha já me relembrou outras duas. Uma é esta, a do ponto verde. Desatei-me a rir. Ela até se admirou. Mas é isto. Que hei-de eu fazer se estas coisas me fazem rir? É isto e a perspectiva de uma nêspera em cima da cama -- uma nêspera estava na cama, deitada, muito calada, a ver o que acontecia. Dá-me vontade de rir e, claro, apesar de não me auto-ver como uma velha, não me faria rogada a, zás, comê-la.

E, agora, por nêspera. Há um quadro, agora não me lembro de qual (este aqui ao lado é outro), com um macaco vestido. Tínhamos ido ver uma exposição e o meu filho, que teria uns quatro ou cinco anos, olhou e disse: 'Olha! Uma nêspera.' Ficámos muito admirados. 'Uma nêspera? Onde é que está a nêspera?' e ele apontou para o macaco e disse, com toda a naturalidade: 'Ali'. Eu e a minha filha rebentámos a rir. A partir daí, quando víamos um macaco dizíamos que era uma nêspera. E é a coisas malucas assim que eu não resisto: farto-me de rir.

Mas, portanto, voltando à cold cow: 
O que vem, então, a ser um ponto verde no canto de uma sala?
E uma sugestão a quem achar que este meu pobre ponto verde também tem umas longas, brancas e provectas barbas, sugiro que faça o favor de deixar na caixinha dos comentários algumas adivinhas novinhas em folha. Agradecida.

1 comentário:

Janita disse...

Ora, UJM, não valia a pena ter-se melindrado, por tão pouco.
Também sou adepta de maluqueiras e agora quem está a rir a bom rir, sou eu.

Precisava de tantas indirectas para dizer que fui eu quem disse que essa adivinha tinha barbas? Aliás, nem disse. Também gosto dessa sátira fantástica de Mário Henrique-Leiria, sobre a nêspera que a velha comeu. Mário Viegas dizia-a magistralmente. Publiquei isso há imenso tempo.

Bem, não quero que fique zangada comigo, por isso vou participar nas suas brincadeiras.

A resposta para a adivinha do Ponto Verde, pode ser mais do que uma, mas vou apostar nesta:

«Um ponto verde no canto de uma sala é...uma ervilha de castigo. Será?»

Para que fique ainda mais alegre e bem disposta, deixo-lhe aqui mais duas adivinhas sem a solução. Virei dar a resposta após a UJM, ou qualquer um dos seus leitores, aventar um palpite.

1ª- Um louco ficou muito feliz porque montou um quebra-cabeças em seis meses. Porquê?

2ª- O que será o "Cheiro Verde"?

Pronto! Amanhã virei cá espreitar.

Votos de noite tranquila e um bom Domingo. :)