quinta-feira, setembro 01, 2016

O cinema e o topless
- ou quando o cinema (e a sociedade) não era moralista e os seios das mulheres não eram maldição a evitar


 Brigitte Bardot e Jane Birkin no filme Don Juan 73 ou si Don Juan était une femme, 1973





Se já soube que havia um Dia do Topless esqueci-me. Pois se nem o dia da mãe eu tenho de memória quando é, fará isto, o dia do topless. Mas parece que há e que já foi.


Leio um artigo e gosto do que leio: por estética, transgressão ou desinibição as mulheres descobrem os seios, em especial no cinema.

Sofia Loren em La Traite des Blanches, 1952
(naõ sei o nome original ou, se passou cá, qual a tradução)

Mas cada vez se vê menos pois as redes sociais parece que vieram para estimular o lado mais populista e primário dos seus aderentes que, sendo aos milhões, se tornam efectivamente numa imensa mole, informe, de moralismo e força de pressão.

Aqui no Algarve, por onde ando, é raro ver alguma mulher em topless, muito menos a fazer nudismo. Circulo por estes dias entre gente que notoriamente não tem nada a ver com os alternativos de Sagres ou o com o de tudo um pouco de Lagos. Aí o topless não é raridade e, em alguns recantos de algumas praias mais solitárias, também se podem ver, com toda a naturalidade, pessoas nuas. Parece-me ser tão normal que uma mulher desnude os seios que aqui me espanto com a sua ausência.

Charlotte Rampling no filme Portier de Nuit, 1974.

Nas televisões - e ainda no outro dia mostrei como a estupidez americana já vai ao ponto de desfocar ou tapar a imagem de seios em obras de arte, mesmo em obras abstractas - já é raro vê-los de forma natural. Por outro lado, por cá - em alguns canais de cabo - passam filmes que são pura pornografia. 

Pois bem, é quase com alívio que, circulando por uma revista online dou com uma homenagem a alguns chamados filmes de culto no qual as mulheres mostraram, orgulhosas, os seus seios.

O dia do topless já foi no dia 28 de Agosto mas penso que os meus Leitores relevarão o meu atraso já que isto das férias me traz alguma indolência suplementar.

Poderão ver toda a escolha aqui mas, para que conste, cá estão cinco magníficas portadoras de cinéfilos seios. A preto e branco, que sempre têm mais patine,

Monica Bellucci no filme Malena, 2000.
_____

Algum de vocês, meus Caros Leitores, se sente chocado com estas imagens?

Se se sente, lamento (que se sinta).

...

5 comentários:

Anónimo disse...

Belas mulheres (e senhoras de igualmente belos seios)! A mais encantadora criação do...Criador!
P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Olá P. Rufino,

Só não percebo porque é que este Dia não é mais divulgado e festejado. Já viu se fosse como costumam fazer, chamar várias comentadoras para falarem na televisão, mas desafiarem as comentadoras a estarem em topless: a Helena Garrido, a Manuela Ferreira Leite, a Raquel Varela, a Helena Matos?

A Cristas é que também não deve ter dado pelo dia, senão, com a vontade com que anda para se descascar, era vê-la a dizer parvoíces e em topless!

Não teria graça?

bea disse...

Eu senti-me chocada. Bolas, há mulheres muito bonitas mesmo. Tenho uma certa esperança que só existam na tela:)

Um Jeito Manso disse...

Qual quê, bea? Deixe que a produzam e a apanhem sob o ângulo certo e a ver se não fica tão de 'culto' como elas...

bea disse...

ah, ah, ah....digo como o poeta, sei que não vou por aí.