sábado, janeiro 02, 2016

Párem tudo! O comentador Marcelo, o Tino de Rans e outro qualquer (que está a competir com o Tino no facto de também ter ficado órfão de pai aos 9 anos) estão agora na TVI 24! A sério! Mas o que é isto? Toda a gente sabia disto? A sério: esta coisa está a passar-me completamente ao lado


Não vi the last charla do Cavaco, não vi o debate entre a Maria de Belém e a Paulo de Morais nem o do Henrique Neto e Edgar Silva, conforme fui confessando por aí abaixo. Intrigada com tanta conversa presidencial no 1º de janeiro, escrevi que a esta hora, mesmo que os candidatos tenham mesmo tomado as televisões de assalto, de certeza já se teriam deixado disso. Contudo, para confirmar, resolvi ir fazer uma ronda. E não é que vejo o Tino de Rans? Nem sabia que lhe tinha dado para isto. Vendo-o ali, na TVI, ainda pensei que tinha ganho a Quinta das Celebridades. Mas eis que o vejo ao pé do Marcelo...! Pensei: alto, querem lá ver que a festa do pijama presidencial continua...?



E, assim, aqui estou agora a ver a TVI 24. Ouço agora um senhor que desconheço, um que me faz lembrar o Miguel-Bate-Punho, todo ele conversa da treta, coisa tipo empreendedorismo polvilhado com citações a eito (não sei se foi o Byron ou o Wilde que ele até ali enxertou no meio daquela conversa). A sério, podem achar que estou na brincadeira, mas não estou. Não sei quem é o senhor: mas, lá está, parece ser moço que cristalizou lá atrás, nos tais tempos da patinagem no gelo. Tem um ar tão antiguinho, coitado. Quem será ele? Esta gente concorre porquê? 

Agora o Tino diz que o adversário dele é o Marcelo, nem mais, e, todo ele aldeão-populista, fala do apoio da filha e da mãe. Outro. Também do PS, acho eu. Só visto. Mas porque é que esta gente se candidata? Não dá para acreditar.

O Marcelo ali está, peixe na água*, no meio de castiços, danadinho para dançar o vira e alinhar na cantoria pimba.

Ai! Párem tudo outra vez! Então não é que o tal senhor que desconheço está para ali a derivar, como que a malucar, armado em poeta bucólico, em filósofo à pressão, agora diz que nunca teve um salário, que tem um secalhário -- se calhar recebe, diz ele. E agora cita Martin Luther King. É muito jogo. 
Não é normal isto. A sério: o que é isto? E que candidatos são estes, senhores? Ainda se fosse o meu bem-amado Manuel João... Agora estes... Não dá.
Não posso...! Agora é o Tino. Também cheio de tiradas poéticas! As coisas que ele diz... Não é normal. Não dá para acreditar, é de loucos.

Mas isto serão as 24 horas de debates? Quem é que irá a seguir? Juro, estou banza com isto. É de loucos. Então isto a que acabei de assistir (porque acabou de acabar) foi qualquer coisa de inenarrável.

....

* Aquela de ele estar como peixe na água até me fez lembrar quando ele, também em campanha eleitoral, muito pedagogicamente -- e num frenesim para dar nas vistas -- e com as televisões atrás, foi nadar para o Tejo, para perto do esgoto, com os resíduos sólidos a roçarem-lhe na pele. As coisas inteligentes que ele faz... Tanta a hiperactividade que nem as mede. É mesmo o que se precisa para a Presidência da República... oh oh... Claro está que não teve sorte nenhuma, que as pessoas podem não ser muito exigentes mas parvas, parvas, também não são. Perdeu as eleições para a Câmara de Lisboa, claro.

Aliás, que eleições é que ele já ganhou? Acho que zero, bola. Muita parra e pouca uva.

.....

E acabo agora de saber que ainda houve mais um debate: Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias! Este fico com pena de ter perdido. Mas, oh caraças, alguém me explique: isto era suposto? Onde é que eu tenho andado que não me dei conta de nada disto? E isto é de rajada: aviam 4 debates por dia? E será tudo no mesmo canal ou há simultâneas e a gente tem que andar de canal em canal a ver onde é que está a dar? (Até parece linguagem de pescador: onde é que está  a dar? (peixe, bem entendido)


....

Já agora, para os conhecermos melhor: Tino & Marcelo.


O putativo sucessor do presidente das cagarras, Tino de Rans, faz presenças, queima-de-fitas, casamentos e festas de aldeia.



..

Vídeo com Marcelo Rebelo de Sousa viral a dançar nas redes sociais

(as vírgulas não fazem cá falta nenhuma)


...

E, se me permitem o conselho, vão descendo por aí abaixo.

.

Sem comentários: