quinta-feira, julho 16, 2015

Ferreira Fernandes, o pequeno Passos Coelho e o grande Carlos Nunes


No post abaixo falei de incandescências, de Cézanne e da sombra do mar, com Tosca a acompanhar. Mais abaixo falei de um alentejano.

E agora, num instante, venho aqui dizer que gosto tanto, mas tanto, do Ferreira Fernandes, que até vou transcrever na íntegra duas crónicas dele. Com vossa licença.


Mas deixem que antes aqui vos deixe com o Julius e, para a leitura ser mais agradável, com a Águia (sem conotações clubísticas, claro está)







A boa notícia sobre a noitada de Bruxelas


A única boa notícia sobre a noitada de Bruxelas é que vai haver mais noitadas destas. O problema da Grécia foi empurrado com a barriga por líderes extenuados. Tão extenuados que o seu esgotamento dá alguma credibilidade à hipótese de terem ouvido uma ideia de Passos Coelho. Só de pensar nessa hipótese dá ideia da deriva da Europa. Mais grave: pelo menos um líder europeu acreditou na versão (e contou-a). Naquele filme Daylight, um túnel de Nova Iorque invadido pelas águas, as pessoas também estavam esgotadas e aceitaram a sugestão do Sylvester Stallone. Por amor da santa, ninguém aceita uma sugestão de Stallone desde que ele foi salvar o Afeganistão e deu no que deu. Mas as pessoas estavam extenuadas e seguiram o herói - e não é que se salvaram? Também é verdade que era filme. Voltando à Grécia, da última vez que Passos Coelho teve uma ideia sobre ela falou de "conto de criança". Disse, então: "Como é possível um país não pagar as suas dívidas, querer aumentar os salários, baixar os impostos?..." É a ideia que ele tem de conto de crianças: um curso de Contabilidade. Agora, do género infantil saltou-se para o hardcore: numa festa pela madrugada fora, um grupo de poderosos chicoteia um grego. Melhor, só se ainda houvesse o Varoufakis, motoqueiro vestido de licra... Repito, a única boa notícia sobre a noitada de Bruxelas é que vai haver mais noitadas destas. A este ritmo, em breve vai dar o badagaio a estes nossos líderes europeus.


Ser esquisito foi avistado entre Gaia e Espinho


A Europa de pantanas, o Estado Islâmico, essas coisas... E, depois, Carlos Nunes foi ontem remetido para a página 17 no único jornal que falou dele. Carlos Nunes usa óculos, tem 49 anos, e pelas fotos não me pareceu nenhum desses frequentadores de ginásio que por esta época se mostram nas esplanadas. Ele tem uma oficina em Gulpilhares e acabou à tareia em Guetim - um mundo entre Gaia e Espinho que já não tem aquele romantismo com que as vivendas burguesas de Ovar e da Granja educaram Júlio Dinis. Ao fim da tarde de segunda-feira, um homem arrombou um automóvel estacionado frente à oficina de Gulpilhares, fez ligação direta e largou. O carro nem era do Nunes, era dum cliente. E era um velho Datsun, o seguro haveria de cobrir o prejuízo. E, aliás, o Nunes nem estava no trabalho, mas em Espinho, a 10 km dali. Prevenido por uma filha, o mecânico meteu-se à estrada, cruzou-se com o carro roubado, seguiu-o. Quando os dois carros pararam, o ladrão, de 42 anos, saltou com um machado, partiu o para--brisas e feriu o Nunes na cara e num braço, mas este não largou o agressor. Havia 20 pessoas a olhar e todos ficaram assim, a olhar. Quando chegou a PSP, o Nunes continuava agarrado ao ladrão. Foi assim. Estou a ver que não empolguei o leitor... Pois eu poria o Carlos Nunes a ir às escolas, para que os jovens soubessem uma coisa pequenina: ainda há homens. Em tempos de crise é tão necessário começarmos pelo princípio.

___


Dá gosto ler coisas assim. Grande Ferreira Fernandes. Por ele vou todos os dias espreitar o DN.


___

A música é outro vez um dos mais erfeitos encontros que ultimamente me foi dado a conhecer: "Águia" (tradicional Alentejo)* - Ronda dos quatro Caminhos, Orquestra Sinfónica de Córdoba

___


Desejo-vos, meus Caros Leitores, uma bela quinta-feira.

...

2 comentários:

Anónimo disse...

https://www.facebook.com/BligzDotCom/videos/992466710851901/?pnref=story


Bob Marley fanado do vazio na onda

Um Jeito Manso disse...

Muito obrigada, Bob Marley. Já incluí referência no post que acabei de fazer.

Um bom dia!