sábado, novembro 22, 2014

Sócrates preso? Uma casa em Paris? Mas a casa não era alugada...? E prendem-no no aeroporto como se o homem fosse um vulgar marginal?!?! Ou o céu está a cair em cima das nossas cabeças? Pelo comunicado da PGR, deduzo que isto tenha a ver com as outras 3 detenções relacionadas com o Grupo Lena no âmbito de suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. Olhem: vou acender umas quantas velas a pedir ao céu que nos poupe que isto já é demais.


Ainda no outro dia a minha filha dizia que mais valia que parassem de investigar antes que não sobrasse um.

Acho isto do além. Sempre tive Sócrates por homem sério e, até ver, vou continuar a acreditar. Mas isto é um vendaval. Só espero que tudo isto tenha alguma racionalidade. Prende-se um ex-primeiro ministro assim, numa sexta feira à noite, no aeroporto, como se fosse um marginal? Credo, minha mãezinha.

Entretanto, leio que o Grupo Lena também está a ser investigado e 3 pessoas detidas. Ainda há algum tempo um colega meu, vindo de uma reunião qualquer, me dizia que tinha estado com um administrador do Grupo Lena e que era um tipo com visão, um empresário arejado. Será que isto está relacionado? Tenho ideia que o Grupo Lena se expandiu na altura dos Governos de Sócrates mas daí não se infere directamente coisa nenhuma.


Estou em estado de choque. Tomara que não estejamos a ser varridos por vento justicialista do caraças.

E logo agora que estou no campo, sem televisão por cabo. O que é que se está a passar, alguém me diz?

E irão prender o Belmiro de Azevedo, e aquele do Pingo Doce porque puseram as sedes na Holanda e mais as empresas que têm sede no Luxemburgo?

E todos os gestores que contratam as majors da consultoria para fazerem optimização fiscal? Vai tudo dentro? E os consultores também?

Ou não tem nada a ver?

Parece que sempre que os holofotes da suspeição se apontam para um lado, há logo um balde lama que, pouco tempo depois, é atirado para cima do Sócrates.
Os submarinos do Portas? A Tecnoforma de Passos Coelho?  - Lá vai disto! Lama para cima do Sócrates!

Antes era com a Moderna e com mais não sei o quê. Se não é perseguição, parece. Pode ser coincidência, claro. Mas, caraças, afinal há mesmo coincidências?

Ou isto é uma sanha persecutória que se vem abatendo sobre meio mundo ou então não percebo nada disto. Já o outro desgraçado que oferecia robalos e mais uns trocos levou 17 anos, Maria de Lurdes Rodrigues, porque o companheiro conhecia o outro a quem encomendou o trabalho, levou 3 anos - tudo coisas que parecem descabidas, exageradas. Em contrapartida, toda a gente ligada ao BPN, aos submarinos relativamente aos quais houve prisão lá fora para os corruptores, agora ao BES e a tantas outras coisas cabeludas, continua por aí, flauteadamente.

E fazem isto na véspera da eleição do António Costa para Secretário Geral do PS e na altura do congresso do PS... Não parece armação para derreter de vez o PS? Derreter, queimar, atirar de vez para o quinto dos infernos...? Caraças.

Agora uma coisa também vos digo: se se vier a provar algum dia que Sócrates é corrupto, entro de vez para um convento, completamente descrente da raça humana. E vou para carmelita descalça, para o isolamento. (Enfim, mais ou menos; isolada, isolada, também não)

____




A minha filha enviou-me, entretanto, um sms referindo a nota da PGR relativa à detenção de Sócrates por volta das 10 da noite no aeroporto de Lisboa:



"Ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

No âmbito de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público e que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), e onde se investigam suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, na sequência de diligências, desencadeadas nos últimos dias, foram efetuadas quatro detenções.

Entre os detidos encontra-se José Sócrates.


Três dos detidos foram presentes ao juiz de instrução criminal durante o dia de sexta-feira, sendo que os interrogatórios serão retomados este sábado. Também este sábado, o quarto arguido será presente ao juiz de instrução.

Foram ainda realizadas buscas em vários locais, tendo estado envolvidos nas diligências quatro magistrados do Ministério Público, e sessenta elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Polícia de Segurança Pública (PSP), entidades que coadjuvam o Ministério Público nesta investigação.

O inquérito, que investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível, encontra-se em segredo de justiça.

Esclarece-se também que esta investigação é independente do denominado inquérito Monte Branco, não tendo tido origem no mesmo."


Então isto terá mesmo a ver com o Grupo Lena? Caraças. Qualquer dia enfronho-me mesmo de vez no campo porque isto não se aguenta. Até ver e até se provar o contrário, toda a gente é inocente mas, bolas para isto, que raio de clima é este onde toda a gente está sob suspeição e meio mundo vai dentro?


___


Agora estou a ver a SIC generalista e, para meu espanto, está um repórter no aeroporto e estão a passar imagens de um carro onde seguia José Sócrates já detido a caminho de uma qualquer prisão. Ora como é que estava um repórter no aeroporto à espera dele? Quem é que os avisou?


País mais desgraçado este.

E acabo de ouvir que amanhã vai ser presente a interrogatório imagine-se conduzido por quem...? Pois... claro, sempre o mesmo, o juiz Carlos Alexandre. Será possível?! Só deve haver 1 (um!) juiz em Portugal. Santa paciência. Até nisto.


_


Agora está o Ricardo Costa a dizer que nos últimos dias circulavam rumores de que algo estaria para acontecer e fala de que Sócrates teria trocado de voo na vinda de Paris. Como é que Ricardo Costa sabe disto? Os polícias já a bufar tudo para a Comunicação Social? Que fantochada é esta? E ninguém avisou o homem? Avisaram os jornalistas e não foram capazes de o avisar a ele? Ou avisaram e ele não teve como impedir um vexame destes? E por que raio de carga de água tiveram que ir prendê-lo ao aeroporto? Não podiam dizer-lhe que se apresentasse? Está tudo doido. Só pode.


_


Este texto continua aqui (e inclui a opinião de Eduardo Costa Dias cuja leitura vivamente recomendo).


E, sobre a forma abjecta como o direito à privacidade e ao respeito está a ser espezinhado, sobre Felícia Cabrita e outros como ela e sobre quem lhe dá ouvidos, falo aqui.

..
...

15 comentários:

Humberto disse...

Também eu estou em choque e estou convencido que é esta direita mafiosa, absolutamente sem escrúpulos e desesperada a atacar e em força, com um espectáculo de série policial Americana, e só para ser interrogado !!!
Esta escumalha é capaz de tudo.
Aguardemos.
Tenha uma boa noite.
H.Barbosa

Anónimo disse...

Eu também estou em choque é pena que só agora comecem a chegar aos Deuses, já não era sem tempo... Foi para a universidade para poder dizer que tin
ha feito um curso....andou a gozar com o nosso dinheiro, sim, porque fomos todos nós como se vê que lhe pagamos a ida para Paris, o apartamento lá, o da Braancampo, os colégios dos filhos e por ai fora....... o homem mais honesto de portugal como ele próprio se intitulou, afinal não era assim tão honesto....

Silenciosamente ouvindo... disse...

Minha amiga também fiquei em estadode choque! Eu sempre disse que este
Governo seria capaz de tudo para se manter no poder. Penso exactamente
como a amiga sobre o Sócrates...
Espero que não seja culpado, mas de
qualquer modo isto vem prejudicar
o Partido Socialista, sem dúvida que
sim. Veremos o que vai suceder hoje.
O caso dos vistos gold acabou. Agora a
Comunicação Social só
vai falar do Sócrates.
Subscrevo totalmente o seu post.
Bj.
Irene Alves

Anónimo disse...

Roubam os outros, porreiro!
Eu estou cá para criticar
Mas quando falha um dos meus
Digo cá c'os meus botões:
-Deram-me um tiro certeiro!
Soma-se às desilusões
A cara com que se fica
E a gente fica gágá!
Acreditar só em Deus
Que esse sim não prevarica
Até nem existirá...

Anónimo disse...

Hahaha pois a meu ver andam todos a comer do mesmo tacho que ele, inocente nah... em portugal politica e mafia e seitas

Anónimo disse...

Coitatadinho do Eng. Socrates, um homem que o unico mal que fez era ir a Catequese...

Pôr do Sol disse...

Esta é a tática da nova pide deste governo facista:"Chamaste-me incompetente na tua analise de domingo? Espera até veres o que te acontece"
Como vê com mais esta peneira,tapou-se a venda de Portugal aos bocados, de BES, de Salgado, de vistos a chineses e a outros semelhantes etc etc.
E tambem foi muito oportuno para denegrir o Partido Socialista.

Marta Chelinho disse...

A sério que o Socrates é uma pessoa séria? E não pode ser preso no aeroporto como um marginal só porque foi primeiro ministro?? Era o que faltava... Espero que fique efectivamente preso e que comece a ser feita justiça neste país! Se tivesse uns foguetes lançava-os! Por favor! Leva-nos à banca rota é um fdp de um manipulador e narcísico, queria fazer obras gigantescas quando estávamos na penúria e ainda há pessoas que escrevem estas coisas tão tristes?? Espero que a percentagem de totós tenha diminuido e que não se escrevam muitas barbaridades como esta!!

Anónimo disse...

Só um pequeno contra-comentário: não foi Sócrates que nos levou à banca rota. Deixou-nos numa situação difícil, sem dúvida, mas com o apoio da Comissão Europeia, que lhe apoiou os projectos. Essa situação seria reversível numa base de negociações diferente, com a tal Troika. Isto porque a dívida pública ainda era cerca de 90% do PIB. Com este governo, essa dívida saltou para os 134%! Como se não bastasse, este governo de malfeitores aceitou arcar com uma larga fatia da dívida privada, que, quando Sócrates saíu de PM era de 220% e que o seu governo não tinha qualquer responsabilidade (ou seja, mais do dobro da pública). Estes tratantes, porém, enfeudados a grandes interesses económicos, aceitarm catolicamente pagar boa parte desse buraco. Nós estamos hoje e não antes na miséria por causa deste governo de malfeitores.
Sócrates não é flor que se cheire? Pois não será, também não nutro simpatias pela criatura, mas esta cambada é bem pior, bem mais incompetente e muito mais destrutiva. Arruinou-nos e ainda há uns cegos que bebem a trampa da propaganda destes malfeitores e acredita que nos vão salvar!
P.Rufino

Pôr do Sol disse...

Se me é permitido Sr P.Rufino, subscrevo o seu comentário.

Há quem não lhe interesse ver que
estes inqualificaveis estão a destruir tudo e todos e que contam com o sinistro M Relvas na rectaguarda.

Anónimo disse...

"queria fazer obras gigantescas quando estávamos na penúria"


pergunto - porque é que se tocava quando o titanic estava a afundar?

para não criar pânico e evitar uma tragédia pior. Suponho que era essa a intenção. O caricato é que estamos a levar no cu da direita com a benção da esquerda (foram os comunistas e BE) que derrubaram o Governo de Sócrates

bob marley

Anónimo disse...

Grande Juíz.
Aqui é agora tem um bom sono.E leva umas cigarrilhas ao José.vão fazer falta no Xilindró LooooooooooL


Anónimo disse...

Se o primeiro FDP que nos roubou com aquela criminosa PPP da POnte Vasco da Gama, tivesse sido preso e condenado por isso, talvez tivesse servido de exemplo e os gatunos que nos governaram e roubaram, tivessem tido mais recato e o país não tivesse chegado onde chegou.
Mas aberta a excepção, estaava livre o caminho para a bandalheira.
A titulo de lçembrança, e apripósito de Narcisismo,é bom não esquecer quem disse que nunca se enganou e raramente teve dúvidas, para além doutras barbaridades, como ainda estava para nascer homem mais sério que ele!!!
Lembram-se

Anónimo disse...

mas alguem tem pena deste individuo esta na cara que ele e corrupto ainda bem me lembro da famosa gafe deste individuo por um pais mais pobre pois foi assim que ele deixou o pais pobre e cada vez mais pobre.Pais governado por corruptos nao e por acaso que portugal e considerado o pais onde existe mais corrupçao mas este individuo ainda hoje sai em liberdade vai pagar uma cauçao e fica em liberdade como assim muitos outros estao o povo e que paga os impostos estes fogem ao fisco ficam impunes triste portugal onde se paga impostos por tudo e por nada vao buscar dinheiro a todo lado menos a esses bandidos corruptos que deviam estar enjaulados a vida toda a pagar pelo que fizeram e nao os portugueses a pagarem com impostos pela ma governaçao destes parasitaS. ilegal? lol ilegal devia serem os portugueses a pagar pelos actos de gestao criminosa que fizeram ao pais isso sim e que e ilegal nao temos que pagar pelos ladroes que roubaram o pais e o afundaram de vez eles que reponham o dinheiro todo que roubaram e que metam eles os impostos e nao os portugueses eles andam com milhoes no bolso e nada pagam nos e que pagamos pelos milhoes deles que retiraram ilegalmente como e possivel ainda vir gente defender este tipo de individuos lol estao feitos uns com os outros enfim pobre portugal

Anónimo disse...

Eu acho que isso continua a ser a tal campanha negra... Já um tipo não pode gastar o dinheiro que temos o que pedimos emprestado e empenhar o futuro dos nossos filhos (ficando com uma margem para si) sem que haja uns maledicentes juízes a dizer que é corrupção...