quarta-feira, outubro 30, 2013

Hoje a autora de Um Jeito Manso desafia o Governo de Passos Coelho e apresenta-se rodeada por três cães, 3 cães aqui na sala. E gatos. Só gatos são 8 oito. E passarinhos? Passarinhos são vários. E até tenho um passarão, imagine-se (mas esse não mostro). E que venha daí a Ministra Cristas, a tal do fascismo higiénico, ou o Aguiar com a cavalaria ou o Macedo com a GNR, quiçá até o vice-Portas ou outro valentão qualquer para me prender. Estou à espera. Vá lá, make my day...!




Chegada de umas prolongadas férias, bagagem já desfeita, uma máquina de roupa já feita, roupa posta a secar, eis que, depois de descansar um pouco, tento pôr-me ao corrente das novidades políticas.

Começo por saber que, prosseguindo a política humanista que é o seu timbre, o Governo hasteia a bandeira de apoio aos pobrezinhos e anuncia que está pronto para cortar pensões apenas se forem superiores a 600 euros. Ó pá, fiquei logo toda contente: temos gente com bom coração! Poupam-se os que ganham abaixo de 599 euros e apenas se sacrificam os abastados detentores de pensões milionárias. Sim, porque para que é que alguém precisa de mais de 600 euros? É cortar, ora bem. 

E se não tiverem dinheiro para comer pão, já que estou numa de Marie Antoinette, daqui lhes digo: comam brioches. E se não tiverem dinheiro para pagar a casa, pois que vão viver para debaixo da ponte. Ou melhor, que fica mais barato para todos: atirem-se da ponte. Portanto: boa malha, Rosalino.

Antes, ainda no carro, tinha ouvido que parece que os celtas estão a sair do buraco e que, ao longo de todos os sacrifícios que fizeram, nunca viram o salário mínimo tocado. Os 1400 euros foram a barreira sagrada. Aposto que os ministros do governo irlandês, que nunca apresentaram orçamentos ilegais, costumam dizer: antes gregos que portugueses, safa...!


Bom, mas isto foi um aparte. É que, afinal, as boas notícias ainda estavam para se plasmar à minha frente.

Há quem diga que há uma ministra que tem cara de porquinha, um ministro que tem nariz de arara, um secretário de estado que tem cara de macaquinho, mas eu não vou por aí, até porque, com a sanha persecutória e autofágica que existe neste governo, ainda algum deles se lembra de legislar contra as ministras com cara de porquinha, os ministros com nariz de arara, os secretários de estado com cara de macaquinho e lá ficam os coitados desempregados. Adiante.

Dizia eu que as boas notícias estavam para vir a seguir. Passo a transcrever:

O Ministério da Agricultura prepara-se para fazer aprovar um diploma legal sobre animais de companhia em que limita a dois o número de cães permitidos por apartamento. No caso dos gatos, esse número sobe para quatro, não sendo porém permitido ter mais do que quatro animais por fogo, a não ser que haja um quintal ou que os bichos morem numa quinta.


Apesar de se limitar, neste aspecto, a actualizar a lei em vigor, que já proibia a existência de mais de três cães ou quatro gatos por apartamento, o projecto de diploma do ministério de Assunção Cristas traz grandes alterações à actual situação. Desde logo, explica uma docente da Universidade de Coimbra, Sandra Passinhas, porque quem hoje em dia quiser apresentar queixa por um vizinho ter mais animais do que o estabelecido deve invocar problemas sanitários ou relacionados com ruído. "É uma lei fraca", observa a especialista. Já o futuro diploma "é uma lei forte: basta haver uma queixa para a respectiva câmara ter o dever de retirar do apartamento os animais em excesso", independentemente dos incómodos que eles causem ou não à vizinhança.


Ora bem!

Esta tropa fandanga do Passos Coelho decididamente não é piegas. Se alguém se queixa, vão a casa e confiscam os animais de estimação. Assim é que é. Nem mais.

Portanto, se o meu vizinho resolver apresentar queixa na Câmara contra mim, avançam as tropas para me vir aqui tirar o pavão e, como gosto de me encher de plumas, ainda me levam também para... Para onde? Para onde é que levam os animais em excesso? ...Não me digam que...? ...Gás? 

O projecto de lei, que me desculpem a crítica, ainda é muito vago. Se me permitem, aqui continuo a explanar as minhas dúvidas.




E o meu papagaio branco? Será que é permitido? E o meu flamingo? Querem vocês lá ver...?




E o meu passarão...? O que vale é que já está metido na cama senão ainda se assustava, ui ui, que medo que ele ia ter, é mesmo moço para ficar a tiritar com notícias destas, fiu, fiu. Será que um passarão é permitido ou também corro o risco da Cristas, essa safada, mo levar?

E já nem falo nos meus gatinhos, tão fofos, tão lindinhos, todos às corzinhas. Vocês, ao olharem para eles, poderão tentar descansar-me, ah, mas se houver um quintal pode ter os gatinhos que quiser. Pois é, tenho que vos confessar: aqui onde os vêem é a minha varanda. E as flores são a fingir. Eles são uns delicodoces, uns abichanados, e eu, para eles se sentirem melhor, pendurei estas grinaldas de florzinhas brancas e espalhei umas pétalas de faz-de-conta. Será que as grinaldas também vão ser proibidas?

Ai, ai, ai, que isto está a ficar perigoso.




E que mais aqueles inteligentes vão engendrar para reduzir a dívida colossal que têm vindo a provocar? Será que vão proibir que se tenha mais que meia dúzia de cuecas? Será que as écharpes vão ser limitadas a três? 


E nos colares de pérolas, quantas pérolas vão ser permitidas? Eu que gosto deles bem compridos, será que, se um vizinho se for queixar, me vêm cá a casa roubar as pérolas a mais (mesmo que sejam de fantasia)? 

E corpetes? Será que os posso ter? Vou mas é esconder o meu corpete Soleil Sucré, não vão os desalmados aparecerem aí numa rusga anti-corpetes.



Uma coisa pergunto eu ao menino João Almeida do CDS que de vez em quando mostra os dentes para fazer de conta que é um valentão. Será que, para além de chamar fascista à Dona Cristas (ele chamou-lhe fascista higiénica? ou foi fascista porquinha?, pergunto) também vai chamar fascista à Albuquerca (talvez fascista-pinóquia, para a distinguir da outra)  por cortar pensões de 600 euros? Ou ele insurge-se apenas com cães e gatos? Só lhe dá para bravatas destas no facebook e só sobre coisas que são tão ridículas que até parecem feitas de propósito para distrair a malta?


Eu quero é vê-lo no Parlamento (que é onde os meninos crescidos que foram eleitos devem lutar) a levantar-se e a chamar fascista-higiénico ao Passos Coelho, ao Paulo Portas e a demais troupe, que não têm feito outra coisa senão atirar com pessoas para o desemprego, gente para a miséria, atormentar a vida aos velhos, afugentar os jovens, tirar a esperança e a paz de espírito a toda a gente, empobrecer e envergonhar o país? 

E agora pergunto eu: e será que pode haver um coelho no governo? Será que se eu apresentar queixa na Câmara não vão lá buscá-lo? 

Boa, amanhã vou experimentar. 

*

As fotografias são de Tim Walker, excepto uma.

*

Vinha com a ideia de passar para o computador as fotografias do percurso romântico do Porto e da bela cidade de Guimarães, depois escolher umas quantas e tal e coisa mas, dei com aquela parvoíce da Cristas e não consegui resistir. E agora já são 2 da manhã, já não dá. Fica para amanhã ou depois.

*

Desejo-vos, meus Caros Leitores, uma quarta feira muito feliz. 
Conta a estupidez dos mentecaptos, marchemos, marchemos! 

2 comentários:

Anónimo disse...

delicioso este seu post, "e eu tenho um passarão, mas esse eu não mostro"- quem fala assim não é gago-))))

Fez-lhe bem passar pelo Porto, nem quero imaginar um post se tivesse ido ao Bolhão.

um vídeo de Parkour cat - https://www.youtube.com/watch?v=mP_WLrcT8s8


e enquanto houver pessoas que pensem como a UJM - http://vimeo.com/53624508

Anónimo disse...

Olá jeitinho,
Para falar de coisas bonitas, adorei a nova imagem do blog.Os sapatos são lindos.Mas a senhora tem que se desfazer de um dos cães, visto que são 3, ou terá quintal?
Beijinhos Ana