sexta-feira, novembro 18, 2011

Paula Rego, Graça Morais, Joana Vasconcelos e Júlio Pomar - 'Uma coisa em forma de assim', as palavras de Eugénio e uma gata no Ginjal


Tenho o nome de uma flor
quando me chamas.
Quando me tocas,
nem eu sei
se sou água, rapariga,
ou algum pomar que atravessei.




De palavra em palavra
a noite sobe
aos ramos mais altos

e canta
o êxtase do dia.



Colhe
todo o oiro do dia
na haste mais alta
da melancolia.


Oh tempo tempo tempo,
tempo de colher
o que temos maduro:
o lume dos olhos
a luzir no escuro.

 

 
Sobre o teu corpo caio -
daquele modo que o verão tem de espalhar os cabelos
na água esparsa dos dias
e faz das peónias uma chuva de oiro
ou a mais incestuosa das carícias.
 



'tenho o nome de uma flor', 'nocturno de Fão', 'despedida', 'exílio', 'sobre um corpo' - poemas de Eugénio de Andrade


Uma Gata no Ginjal  (foto minha)

Tenham, meus Caros, um bom fim de semana.

4 comentários:

Maria disse...

Pintura, dança, música e poesia. Que bom para esta tarde cinzenta e chuvosa que me dá sono.
Adorei a gata do Ginjal.
Beijinho
Maria

A Matéria dos Livros disse...

Caríssima,

Gostei muito desta sua entrada.
Estava a olhar para a "Gata no Ginjal" e a pensar numas ideias e outras que queria escrever... inspirou-me um pequeno texto, que publiquei, conjuntamente com a sua fotografia. Só depois pensei que podia estar a abusar, uma vez que não lhe pedi autorização para o fazer. Não o fiz por mal, e como gostei tanto dela, deixei-a ficar. Se quiser que a retire, basta dizer, que o farei imediatamente.
Bom domingo!

Um Jeito Manso disse...

Maria,

A arte leva-nos para outra dimensão, leva-nos daqui e, nestes tempos de medo, apetece-me, sobretudo, ver e pensar noutras coisas, apetece-me perder-me na pintura, na dança, na música, na dança.

Obrigada pela 'gata do Ginjal'.

Um beijinho.

Um Jeito Manso disse...

Leitora da Matéria dos Livros,

Já vi e já lá me pronunciei, agradecendo que tenha escrito um texto tão perfeito sob a minha 'gata no Ginjal'.

Vou até, aqui, fazer um link para as suas palavras.

Obrigada, Leitora e tenha, também, um belo domingo.