quarta-feira, maio 18, 2011

As características de Pedro Passos Coelho, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, Paulo Portas e José Sócrates - a minha opinião sobre os candidatos aqui no blogue. (Será que deveria antes fazê-lo através do facebook, à semelhança de Cavaco Silva, o nosso Presidente da República?)

Já aqui, no outro dia, fiz uma análise comparativa entre os líderes partidários. Hoje, decorrido algum tempo e alguns debates, depois de os ver e ouvir melhor, volto a fazê-lo. Querem ter a paciência de validar? Estou a pensar bem?

+  PPC  +

Com olhinhos a meia-haste, uma ranhura no lugar da boca, voz convicta, Pedro Passos Coelho diz banalidades ocas e erráticas como se dissesse grandes verdades.


De cada vez que vejo este homem só me lembro dos bonecos dos ventríloquos: a ideia com que ficamos é que, para se tentar preparar, ouviu uns quantos ‘espertos’, apanhou uma daqui, outra dali, e, sem se ter dado ao cuidado de fazer uma cerzidura cuidada e consistente, vai papagueando de ouvido e sem rigor o que lhe ficou. Pode ser uma coisa de manhã e outra diferente à tarde, acho que ele próprio nem se dá conta pois, do que parece, não apenas não elabora sobre o que fala, como não regista o que diz.
Por isso, para ele é normal ouvir uma coisa de um qualquer assessor, repetir de forma imperfeita e, uma vez contestado por qualquer um, com igual convicção, dar o dito por não dito e, se alertado para o facto, com ar igualmente enfático, gabar-se da sua capacidade de mudar de opinião. A insustentável leveza da palermice.

A uma criatura assim costuma chamar-se cata-vento ou Maria vai com as outras.

Começando por afirmar categórico que nunca apoiaria o aumento de impostos, apareceu-nos pouco depois, ar arrependido, a pedir perdão por o ter feito, e, com a mesma ligeireza, algum tempo depois sugere o aumento do IVA para 25 ou 26% e, com a mesma frescura, se está ao pé de uma tuna, torna-se cantor (recorde-se que já fez um casting para um musical de Filipe la Feria – e foi recusado), se está ao pé de pessoas de raça negra, afirma-se africano, se lhe ocorre que a Páscoa é a festa da família, põe-se ao lado da D. Laura no sofá e desata a dizer palermices para a câmara, se lhe dizem que devia tentar aproximar-se das votantes femininas, faz-se fotografar a passear o cão ou põe a D. Laura a dizer que nos bolos não há melhor que ele, e, com a mesma cabecinha oca, se ouve os presidentes da república apelar à coesão, responde que não alinha com uma união nacional, se lhe parece que Fernando Nobre é capaz de ter agarrado a ele os milhares de votos que recebeu nas presidenciais, convida-o para nº 2 das listas do PSD e oferece-lhe a Presidência da Assembleia da República esquecendo-se que o homem foi apoiado essencialmente pelo bloco de esquerda. E, com tanta parvoíce em tão pouco tempo, os mais atinados do PSD fogem dele como o diabo da cruz, não querem ficar conotados com esta emanação de Massamá.

Isto é fruto dos tempos, é o fim da linha. Conforme escrevi há dias, temos vindo a percorrer, a vários níveis, uma linha descendente. No PSD, por exemplo, chegou-se a este ponto, a esta caricatura.

E o triste, mas triste mesmo, de ir às lágrimas, é vermos pessoas sérias, inteligentes, a defendê-lo em público. Como é que Marcelo Rebelo de Sousa consegue?

< & >

Os outros partidos, por outro lado, perante a adversidade, optaram por outra estratégia: fizeram freeze.

Incapazes de evoluir, numa estratégia defensiva de conservação da espécie, permanecem mumificados em torno das mesmas figuras, das mesmas ideias. O mundo virou-se do avesso, o céu caiu-lhes em cima e eles aparecem-nos como se não tivessem dado por isso. (Quase) igualmente deprimente.


+  JS  +


O PCP, apesar da afabilidade natural de Jerónimo de Sousa, mantem-se conservador, coreano, cubano, com saudades dos tempos aconchegantes do bolchevismo, e o discurso é o mesmo de sempre, contra os bancos, contra o capital, marchar, marchar.



+  FL  +


O BE, que nasceu como o partido dos rebeldes sem causa, ao começar a ganhar votos e ao exigir-se-lhe responsabilidade, ficou sem referenciais e então começou a rodopiar sobre si próprio, deixando o eleitorado sem norte. Aqui chegados o BE tem que redefinir-se porque agora não é carne, nem peixe – nem sequer vegan. Contudo, os debates têm sido favoráveis a Louçã e, provavelmente, depois da queda abrupta nas sondagens a que se assistiu nos últimos tempos, vai voltar a recuperar alguns simpatizantes que andavam meio perdidos.


+  PP +


O CDS-PP, Paulo Portas e pouco mais, amadureceu, são muitos anos de salão, sabe-a toda. Está na melhor posição e tem gerido com coquetterie, inteligência e equilíbrio a situação. Mas conhecêmo-lo bem, conhecemos-lhe as manhas, ouvimo-lo e sabemos que é um fingidor (e finge tão bem que às vezes pensa que fala verdade quando, de facto, mente). Paulo Portas porta-se com a verdadeira cortesã do regime e, como tal, ficará bem em qualquer governo (mas aqui deixo já um aviso aos futuros governantes: cuidado com as cortesãs...).


+  JS  +



O PS está refém de Sócrates. Disse-nos há uns anos que é um animal feroz e, de facto, assim é. Defende o seu território de forma implacável. Consoante a circunstância, ora se vitimiza, ora apela à solidariedade tribal, e não se ensaia nem um bocadinho em manipular, distorcer, omitir – e sempre com um incomparável profissionalismo mediático.

O partido ficaria melhor sem ele. Um socialista com uma maior lisura intelectual que ele, de uma outra estirpe (e que não tenha uma profusão de amigos alpinistas, new comers, nouveaux-riches, gestores e gestoras de meia-tigela colocados em lugares de alta relevância) como por exemplo António Costa ou Francisco Assis seriam determinantes para a mudança de tércio que o momento impõe. É pena que ele não tenha percebido isso. Não larga o lugar e os outros, por solidariedade, mantêm-se-lhes leais. É pena.

No entanto, malgré tout, de entre a penúria do cardápio, talvez o PS seja a alternativa mais razoável, esperando eu que, após as eleições, as coisas se componham na medida do possível.

Mas estou contrariada com isto tudo.


PS: Entretanto, Cavaco Silva continua a comunicar as suas opiniões políticas sobre a gravidade do momento através do Facebook. Terei que ter uma página lá e fazer-me amiga dele para saber o que o meu Presidente da República pensa?

1 comentário:

Teresa disse...

Respeito o Louçã como pessoa quando não uiva e baba contra o neoliberalismo como se o neoliberalismo fosse o "HIV" da vida politica portuguesa ou mundial.
O Louçã assim como o Jeronimo de Sousa não atacam o Socrates como pessoa, eu nunca ouvi nada de pessoal. Atacam sim o partidarismo e a amizade colorida que o Sócrates mantém com o PSD e CDS/PP,deixando de lado a "madrasta ideológica", a esquerda.

A verdade é que o país necessita de um governo maioritario, governar sem maioria é um "meio suícidio" partidário e machuca o país.
Qualquer um dos dois partidos que mais tem chance de chegarem ao governo, PS e PSD, sabem que não terão autonomia, a UE e o FMI estarão a governar e sim terão um outdoor e os candidatos querem ser este outdoor. Sente-se toda esta ganância de poder do Paulo Portas e Passos Coelho, os dois não são totalmente burros e sabem que poderiam gozar do poder sem muitas responsabilidades já que terão que seguir normas do FMI e da UE. PSD ou CDS teriamsempre onde jogar a culpa e esta não morreria solteria e virgem.
Para os gananciosos de poder, governar com o FMI e UE nos calcanhares é como estar sentado no colo da mãe.
Não fariam nada que o FMI ou a UE não estivessem de acordo e por isso não poderiam machucar ainda mais o o país.
Nota-se claramente que o relevante relevante é o poder.
O Paulo Portas com certeza já mandou fazer um fato lilás para o dia da posse, algo assim como o baile da Cinderela, espero que não deixe cair o sapatinho de cristal.