terça-feira, fevereiro 18, 2025

Pilates

 

Se até aqui temos andado a exercitar-nos a nível de força e de reforço da massa muscular, com prática nas máquinas, hoje começámos com pilates.

O meu marido, em tempos, já nem me lembro porquê, tenho ideia que foi recomendação médica já não me lembro a que propósito, tinha praticado. Pela descrição e por serem exercícios feitos em aula, em grupo, nunca me apeteceu. Parecia-me uma coiseca, uma frescura. Ele dizia que não, que eu estava muito enganada, mas nunca me convenceu.

Mas toda a gente me tem dito que é óptimo para mil coisas e, portanto, como quero manter-me flexível, com mobilidade e com a devida massa muscular (coisas que a caminhada, por si só, não garantem), é desta que estou a disponibilizar-me para cuidar mais a sério do meu corpo.

O ano passado e no anterior fazia exercícios na piscina mas como estava na aula sem pé, éramos muito poucos e, por vezes, eu era a única. E era um bocado constrangedor ter o instrutor ali a dar a aula só a mim.

Mas, portanto, hoje foi o primeiro dia de pilates. 

Não sei porquê tinha metido na cabeça que aquilo era basicamente uma brincadeirinha, extensões, posições e etc., nada de muito puxado. E o meu marido ou estava esquecido ou antes andava numa classe muito menos exigente. Não fui só eu a ficar com os bofes de fora, por vezes à beira de me atirar para o chão, incapaz de me esticar mais, de fazer mais abdominais, de me dobrar mais, de fazer mais exercícios esticada, retorcida, em equilíbrio, apoiada apenas numa mão e num calcanhar. O meu marido estava igualmente 'esgotado'. Como estava ao meu lado, de vez em quando, ouvia-o a dizer entredentes: 'Mas isto não acaba?'. E, de vez em quando, parava ou mal se mexia.

Fiquei espantada com a quantidade de gente. Muita. E muitos jovens. Aliás, nós dois devíamos ser os mais velhos. Algumas raparigas com uma elasticidade fantástica. E um homem jovem, que já lá estava antes de a aula começar, a fazer exercícios que deveriam ser ioga, pinos daqueles esquisitos e torções impensáveis, fez a aula com uma perna às costas (e aqui pode ser feita uma leitura quase literal) e, depois, quando nós estávamos já sem conseguir fazer mais nada, continuou, na maior, a fazer toda a espécie de proezas. Pensei que quero fazer progressos mas não almejo a tanto.

O engraçado é que, embora quando estivesse no fim da aula, estivesse a pensar que não aguentava fazer nem mais um exercício, mal de lá saí já vinha fresca e leve, sem qualquer cansaço ou dor.

Claro que não sei como vai ser o day after mas so far so good.

Para quem não saiba bem em que consiste o Pilates e quais os benefícios, aqui está a teoria (segundo o chatgpt)

O Pilates é um método de exercício que combina movimentos controlados, respiração e alinhamento postural para fortalecer o corpo sem gerar impacto excessivo nas articulações. 

Os principais princípios do Pilates incluem:

Controle – execução precisa dos movimentos;

Concentração – foco no corpo durante os exercícios;

Centralização – fortalecimento do "powerhouse" (core: abdômen, lombar, glúteos);

Fluidez – movimentos suaves e contínuos;

Precisão – qualidade do movimento em vez de quantidade;

Respiração – controle respiratório para facilitar a execução dos exercícios.

Benefícios do Pilates

✅ Melhora da postura – fortalece a musculatura estabilizadora;

✅ Aumento da flexibilidade – alonga e fortalece ao mesmo tempo;

✅ Fortalecimento do core – reduz dores lombares e melhora o equilíbrio;

✅ Prevenção de lesões – treina o corpo de maneira equilibrada;

✅ Redução do estresse – promove concentração e controle da respiração;

✅ Adaptação para qualquer idade – pode ser praticado por iniciantes, idosos e atletas. 

_______________________________________________

E agora vou espreitar o Instagram. Só novidades....

[Não comuniquei a familiares e amigos que estou nisto do instagram. Estou a tentar perceber como se processa tudo aquilo, como é que alguém chega até mim e como é que chego até aos outros. Uma aventura.]

________________________________________________

E claro que senti o tremor de terra. Caraças, se senti.

____________________________________________________

Dias felizes

Sem comentários: