quinta-feira, maio 09, 2024

O grande silêncio.

[Ou: onde param os aliens?]

 

Gosto da expressão 'o grande silêncio'. E gosto do grande mistério: se há vida noutros planetas, por onde viajam eles que não os vemos?

Ou será que há civilizações que são como as orquídeas raras que florescem e depois morrem? E que, devido à distância no tempo e no espaço, não tenha havido sobreposição? Será que algumas ruínas que por vezes se encontram têm a ver com isso?

E como serão essas formas de vida? Terão também tentação para se destruírem como nós, por vezes, parece que nos sentimos tentados a fazê-lo?

O vídeo abaixo é interessante. Tem legendas em português. Brian Cox conduz-nos pelos labirintos do universo.

Why haven’t we found aliens? A physicist shares the most popular theories. | Brian Cox

Chances are, we’re not alone in the universe. But if that’s true — why can’t we seem to find our neighbors? 

This question is known as the Fermi paradox, and it continues to go unsolved. However, some theories could offer potential solutions. 

Physicist Brian Cox explains the paradox and walks us through our best guesses as to the reason for our quasi-isolation. 


1 comentário:

PedroM disse...

Muito interessante.

Por fascinantes que todas as hipóteses sejam, penso que a teoria 2 seja a mais provável. Embora haja elementos noutras teorias que me parecem muito prováveis, como a teoria que cada civilização transporta dentro de si as sementes da sua autodestruição, assim como uma espécie de "ovo da serpente", creio que esses elementos reforçam até a força da teoria 2.

A vida inteligente é algo de raro, mas não creio que sejamos caso único.

Enfim, atendendo às imensas distâncias e à escala temporal, contatarmos outra civilização é tão provável como um Inca alguma vez ter visto Lamborghini Huracan.