quarta-feira, junho 21, 2023

A malta do PCP anda a aspirar o cheirinho das trombetas-de-anjo? Ou montou-se numa jangada e desaderiu da realidade?
Pergunto

 

Lê-se e não se acredita. Será uma rábula? Será para os Apanhados? 

Isto sim deveria incomodar a presidente do Parlamento Europeu. Eu pergunto: se não lhe incomoda que haja um impedimento da livre expressão? Se não a incomoda que ande a assassinar a população e o povo da Ucrânia, com o desenvolvimento desta guerra, e que muito resulta deste poder nazi?

Palavras de um doido varrido?

Pois, se calhar.

Mas, se lermos toda a notícia, ficamos a saber que:

O PCP perguntou esta terça-feira à presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, se não fica incomodada com um poder em Kiev sustentado em "forças de cariz nazi" que "assassina a população

e que as palavras lá de cima são também de Paula Santos, a excêntrica líder parlamentar do PCP que levou a excentricidade a ponto de acusar Roberta Metsola de ter uma "atitude de arrogância e ingerência", mas também de "profunda hipocrisia", defendendo que a União Europeia (UE) tem procurado "alimentar e instigar a guerra", em vez de tentar pôr fim ao conflito.

Nem mais.

Não sei em que planeta esta bizarra criatura vive ou se padece de algum problema, quiçá de foro mental. Não sei. Alguma coisa é pois nada disto me parece normal.

Quem consegue manter a calma é Roberta Metsola que desafiou na sexta-feira a deputada comunista Paula Santos a falar no Parlamento de Kiev perante os deputados ucranianos.

"Eu decidi falar no Parlamento da Ucrânia no dia 01 de abril de 2022. Peço-lhe [deputada Paula Santos] para que diga o que disse aqui em frente aos deputados ucranianos. Para falar com esses deputados que não falam com as mulheres durante semanas, cujos filhos não podem ir à escola (...). Isto não se trata de ficar sentado à mesa e fazer com que as pessoas negoceiem, isto é sobre fazer com que a Rússia saia da Ucrânia. Nem mais nem menos", disse Metsola dirigindo-se à deputada do PCP.

Artigo completo no DNPCP pergunta a Metsola se não a incomoda um poder em Kiev que "assassina a população"

Se alguém conseguir explicar-me que estranha forma de cegueira é esta, de que padecem as pessoas do PCP, gostava de saber. É uma cegueira que se manifesta a propósito de muitos assuntos mas, de forma absoluta e letal, neste tema da guerra ´que a Rússia desencadeou contra a Ucrânia.

Contra todas as evidências, eles desencantam argumentos absurdos, como se só eles vissem o que o resto do mundo não consegue ver. 

Uma tristeza. Desonram, vergonhosamente, o passado do PCP e atentam, de forma inexorável, contra o futuro do partido. 

28 comentários:

Carlos Pimentel disse...

Olhe, amiga, sabe o que vai acontecer? Uma de duas: o Chega vai para o poder, vai ganhar as eleições europeias, ui, ui, ou temos o povo nas ruas, Maria da Fonte, já ouviu falar? É que, caso não tenha percebido, a guerra está perdida, os média podem fazer o spin que quiserem, mas está perdida, impossivel bater os russos, não há volta a dar, a não ser com armas nucleares e isso, isso não queremos.
Cumprimentos, para si e para o seu marido.

Anónimo disse...

Além de revolta é tristeza pela estupidez. Talvez aprendessem se lhes ocupassem a casa e destruíssem tudo a volta e raptassem os filhos. Madame cos sem história sem, valores. Eles e muitos que os apoiam. Cumprimentos e um bom dia

João Lisboa disse...

"Desonram, vergonhosamente, o passado do PCP"

O problema é que o passado anti-fascista do PCP era já, em simultâneo, social-fascista.

Segismundo disse...

A cegueira está do lado da Senhora UJM que ainda não conseguiu vislumbrar que o problema da invasão russa da Ucrânia não se resolve militarmente, apenas tem solução política. Claro está que a Senhora UJM não tem lá filhos a morrer, pelo que tanto lhe dá que a guerra se prolongue por mais 20 ou 30 anos ou que acabe amanhã de manhã. A Senhora UJM é daquelas que continuam a sonhar que a guerra só acabará quando a Rússia sair da Ucrânia! Também eu admito que um dia a Virgem me possa aparecer sobre o abatj-jour do candeeiro da minha mesinha de cabeceira! A comunista Paula Santos tem a mesma visão das coisas que tem o comunista Papa Francisco, ou seja, são realistas e sabem que quanto mais armamento enviarem para aquelas bandas mais mortos e destruição haverá. O Papa disse que a guerra não acabava porque havia negócios de armas envolvidos naquela guerra. Que comunista, aquele Papa Francisco! Será que a Metsola não quer o Papa no nosso parlamento? E que tal a Senhora Roberta Metsola ir aos parlamentos do Iraque, do Afeganistão, da Líbia, da Síria… explicar ali as responsabilidades da União Europeia, da ONU, da NATO, e porque não da Rússia, pelos naufrágios dos imigrantes que continuam a fugir desses desafortunados países. Desça à Terra, Senhora UJM! (mas se prefere romances, então continue a ouvir as comédias do Milhazes e do General Isidro!)

João Lisboa disse...

"O Papa disse que a guerra não acabava porque havia negócios de armas envolvidos naquela guerra"

Há negócios de armas envolvidos em TODAS as guerras. As informações "divinas" da Vaticano S.A. não conseguem ver mais longe?

Anónimo disse...

Zelensky tem os dias contados, mais dia menos dia. Acreditar numa derrota russa e vitória ucraniana é ou ingenuidade, ou estupidez.
A solução é política, ou diplomática.
E assentará no reconhecimento pela Ucrânia de que a Crimeia é historicamente russa, que o Donbass possa, por exemplo, a vir a ser um território com autonomia bastante alargada (ou mesmo território russo, a fim de evitar os massacres e assassinatos praticados pelos ucranianos a essas minorias russas, como sucedeu e foi uma das várias razões para Putin ter de intervir) e por fim que a Ucrânia nunca venha a ser membro da Nato. Zelensky é um corrupto, não é um democrata e um dia os próprios EUA, sobretudo se forem os Republicanos a governarem o país, cansam-se de sustentar esse indivíduo e a coisa resolve-se.
a Ucrânia já perder mais de 40% do seu PIB, está falida e nunca conseguirá pagar quer as armas, quer a ajuda económica, esta em menos escala, que o Ocidente lhe dá.
Um dia, a população ucraniana cansar-se-á do Zé Lenka e os militares dar-lhe-ão solução.
É claro, quem ouve, diariamente, a propaganda actual pró ucraniana julgará esta observação um sacrilégio.
Quanto ao PCP, não importa nem ás moscas.

Anónimo disse...

Um dia saberemos quem no ocidente é avençado de Putin e quem a convite deste gozou férias gratuitas na Crimeia.

Um Jeito Manso disse...

Caro Carlos Pimentel

Os russos podem ter todo o poder do mundo, podem fazer ameaças fatais.

Mas estão a portar-se como criminosos, ao invadir e destruir outro país. E isso, seja sob que perspectiva for visto, merece a condenação incondicional de quem quer que seja a favor da civilização e contra a barbárie.

E ainda haverá esperança sobre o valor da raça humana enquanto houver alguém que condene os criminosos e queira apoiar os que se erguem a favor da liberdade e contra os invasores assassinos.

E é a mesma coisa relativamente aos populistas. Eles andam aí e são um perigo. Mas enquanto houver quem não se vergue e os condene e cerre fileiras, ainda haverá esperança de que caiam e sejam arrastados para a valeta.

Roma não paga a traidores. E a história, ou melhor, a História (com maiúscula), não reconhece os cobardes.

E é o que eu penso.

Dias felizes para si, Caro Carlos Pimentel.

Um Jeito Manso disse...

Car@ Anónimo@

Tal e qual. Concordo.

Obrigada.

Um Jeito Manso disse...

Segismundo,

Tal como o Cavaco que sai à cena de vez em quando para se aiuto-elogiar, para tentar promover os seus e para espalhar fel sobre aqueles de quem não gosta, assim também o Caro Segismundo.

Critiquem-se os cegos do PCP e condene-se Putin e aí está o Segismundo a tirar coelhos mortos da cartola e a dizer lugares comuns.

Há sempre quem esteja disponível para se juntar ao cortejo de cegos.

Mas eu não.

Não há perspectiva sob a qual se possa desculpar o que a Rússia está a fazer.

Por isso, o mundo civilizado se uniu contra o regime corrupto, fascista e imperialista de Putin.

É verdade que há uns quantos, felizmente não mais que uma pequena horda de cegos, que perante a barbárie tresloucada levada a cabo por Putin, que conseguem arranjar desculpas.

É bom, contudo, que o façam em circuito-fechado pois, quando falam em público, incomodam francamente quem não gosta de ver desculpabilizar um crime tão absurdo e tão bárbaro. Assim, podem juntar-se em torno dos avantes, das estátuas de sal e de outros locais em que se vê o mundo com umas lentes deformadas.

E uma informação, Caro Segismundo, eu tenho os pés assentes na terra mas tento não pisar o mesmo chão que os tiranos, os psicopatas, os criminosos. Há que escolher o lado de que estamos.

Até à próxima.



Um Jeito Manso disse...

Caro João,

Totalmente de acordo quer sobre o sangue social-fascista que corre nas veias dos nossos pcps e sobre o óbvio lugar comum que é haver armas onde há guerra. :)

Ele há coisas, não é?

Um Jeito Manso disse...

Caro 2º Anónim@

Tenho para mim que a solução será política, sim, e nascerá do derrube de Putin.

Acredito (ou tenho esperança) de que os russos se cansem do regime corrupto, imperialista, demencial, ditatorial de Putin. E que, estando os russos livres, elejam alguém decente, racional, normal para estar à frente da Rússia.

E que, assim sendo, se retirem da Ucrânia, concordem em pagar a destruição que estão a causar e consigam estar ao lado dos países democráticos e civilizados.

Será utópico?

Talvez.

Mas acredito que é o que é correcto e tenho também ideia que o que tem que ser pode demorar mas, como o que tem que ser tem muita força, acaba por acontecer.

Quanto ao PCP, com a forma cega e fechada sobre si própria como actua, caminha a toda a força para a irrelevância total.

Obrigada pelo seu comentário.

Corvo Negro disse...

Todos os que, aqui e noutros espaços, apoiam a invasão da Ucrânia pela Rússia, são os mesmos que negam que não houve nazis e que os mais de 40 campos de concentração nazi foram uma invenção dos judeus.

Arbeitsdorf
Auschwitz-Birkenau
Bardufoss
Belzec
Bergen-Belsen
Bolzano
Bredtvet
Breendonk
Breitenau
Buchenwald
Chełmno
Dachau
Falstad
Flossenbürg
Grini
Gross-Rosen
Herzogenbusch ('s-Hertogenbosch)
(ver: Vught)
Hinzert
Jasenovac
Kaufering
(ver:Landsberg)
Kauen/Kovno
(Kaunas)
Klooga
Langenstein Zwieberge
Lager Sylt
(Alderney)
Le Vernet
Lwów
(L'viv)
Majdanek
(KZ Lublin)
Malchow
Maly Trostenets
Mauthausen-Gusen
Mittelbau-Dora
Natzweiler-Struthof
Neuengamme
Niederhagen
Oranienburg
Osthofen
Płaszów
Ravensbrück
Riga-Kaiserwald
(Mežaparks)
Risiera di San Sabba
(Trieste)
Sachsenhausen
Sobibór
Stutthof
Theresienstadt
Treblinka
Vaivara
Varsóvia
Westerbork

Carlos Pimentel disse...

Não vale a pena falar com gente que não tem neurónios. Não lhe desejo mal algum, mas são pessoas como você que nos estão a conduzir para o inferno. Você, o tolinho do Lisboa, sim rapazito, eu já te topei a pinta há muitos anos, julgas o quê, que ando aqui a brincar?, e este último garoto que se intitula corvo negro. Vocês não passarão, não passarão e só fazem asneiras, o que é uma pena. Boa noite, paz, saúde. Porém, lhe garanto que a primeira pesssoa que me aparecer ao vivo e a cores de azul e amarelo terá uma surpresa desagradável.

Um Jeito Manso disse...

Olá Corvo,

Comentário muito bom.

Obrigada!

Um Jeito Manso disse...

Carlos Pimentel

Pronto, já está outra vez a mostrar de que matéria é feito.

Já passou à fase da deselegância e, se bem percebo, à da ameaça.

Pois. Estamos conversados.


João Lisboa disse...

"o tolinho do Lisboa, sim rapazito, eu já te topei a pinta há muitos anos, julgas o quê, que ando aqui a brincar?"

:-)))

Um Jeito Manso disse...


João, já estamos aqui cheios de medo, não é...?

E agora veja se tem cuidado a vestir-se... Imagine que se distrai e veste uns jeans com um polo amarelo... Imagine que dá de caras com o Carlos Pimentel... Ui... que "surpresa desagradável" que se arrisca a ter...

[Isto só visto. Contado ninguém acredita.]

Carlos Pimentel disse...

Senhora, eheheh, olhe, eu na verdade até gosto de si. Sei lá, gosto de si. Se um dia quiser combinar um café, pode trazer o seu marido, pode trazer amigos, o que for. Mas atenção, para além de eu ser ex-professor, também sou ex-paraquedista, forças especiais e tal. Beijinho e um bom dia. :)

Célia disse...

Isto é medonho! Como é possível lermos semelhante atrocidade de alguém que faz ameaças desta jaez, que se acha gente. A vida é um ai....nada justifica tantos ódios.
Jeez!

Um Jeito Manso disse...

Caro Carlos Pimentel,

Só não lhe digo que papo paraquedista ao pequeno almoço porque a língua portuguesa é traiçoeira.

Portanto, estando um perante o outro, não sei qual dos dois teria razão para temer o outro.

Um bom dia também para si.

Um Jeito Manso disse...

Olá Célia,

Sabe que não é mau de todo que alguma malta saia à cena, mostre bem como é. Assim já não enganam.

E a mim, se quer que lhe diga, até me dá alguma vontade de rir. A gente vê como é fraca a cabecinha deles.

Dias felizes, Célia.

Carlos Pimentel disse...

Você papa paraquedistas ao pequeno-almoço? Bora lá mulher bonita, estou a precisar de ser papado. :)

Um Jeito Manso disse...

Carlos Pimentel,

Para além do mais, não me diga que não sabe ler.

O que é que eu disse? Que, para evitar segundas interpretações (há sempre trogloditas que tresleem tudo o que leem), eu não ia dizer que papava paraquedistas ao pequeno almoço.

Portanto, se está a precisar de ser papado, atire-se aos crocodilos.

O que é que acha?

Lúcio Ferro disse...

Adenda, julga que tenho medo de crocodilos?

Carlos Pimentel disse...

Adenda segunda: em África, nós, eu os meus camaradas,papávamos crocodilos ao pequeno-almoço. E não, mão foi na guerra colonial, foi há pouco tempo, na República Centro Africana. Carne de crocodilo é boa, melhor do que de vaca, é macia, doce. Boa noite UJM, durma com Deus e pronto, quando quiser tomar um café, diga-me, sou um homem de respeito, não toco na carne dos outros.

Anónimo disse...

Este país está cheio de paraquedistas que aterraram no campo da imbecilidade. Daí a baixa perspectiva de nos tornarmos algum dia numa sociedade civilizada e culta.

Francisco F disse...

Sabem que a lista de pessoas que fizerem o curso nos paraquedistas está online e é de acesso livre? Vão a https://www.paraquedistas.com.pt e vejam em "Quem somos / Listagem dos cursos de para-quedismo".

O único "Carlos Pimentel" que passou pelos "paras" foi em 1961 !!!

Se o Carlos Pimentel tivesse 20 anos quando tirou o curso, hoje teria mais de 80!!! Era capaz de não estar em grande forma para andar em guerra na RCA a "papar crocodilos" com os camaradas. Isso e propor "coboiada" à dona do blog.

Ou seja, este "Carlos Pimentel", de perfil inacessível, é uma treta.

Já agora, reparem na sequência de comentários e em como, a certa altura, há outra pessoa a comentar como se fosse o dito Pimentel...