O meu filho enviou-me uma análise que, segundo ele, explica o que está a passar-se. Mais do que uma deriva lunática de um mitómano criminoso, o meu filho pensa que isto não é coisa de um único homem mas, sim, um passo na estratégia que os russos vêm pondo em prática (e que esta é a forma como actuam). O texto que me enviou, da autoria de Eugene Rumer, é The Primakov (Not Gerasimov) Doctrine in Action.
Não sei.
Tenho para mim que talvez a actuação da Rússia, nos últimos anos, tenha começado por assentar numa doutrina estruturada, talvez esta. Ou seja, pode ser que tenham começado por agir com essa intenção. Mas parece-me que, à medida que Putin se foi fechando sobre si próprio, foi endurecendo o regime, a ditadura foi sendo mais feroz e ele próprio, mais isolado, mais acossado, perdeu a ligação com a sociedade e com o pulsar humano, agindo agora sobretudo pelo seu exclusivo e narcísico pulsar.
Isto é, tenho para mim que neste momento há, sobretudo, uma deriva de um homem que pensa que pode ser imperador de um império que vai conseguir reconstruir. Tenho para mim que já ninguém consegue falar com ele como se fala com uma pessoa normal, chamando-o à razão, alertando-o para a dimensão dos riscos, apelando à compaixão pelas mortes e destruição que vai causar.
Tentando aferir o meu feeling ou ver se devo alterá-lo, vou lendo e ouvindo o que dizem os que conhecem Putin e o Kremlin.
Abaixo partilho parte da entrevista que Michael McFaul, Embaixador dos EUA na Rússia no tempo de Obama. Muito interessante.
"No Fly Zone" Is A Euphemism For A Declaration Of War - Amb. Michael McFaul
President Obama's ambassador to Russia, Michael McFaul, visits The Late Show to talk to Stephen about the latest developments in Putin's invasion of Ukraine, and offers his analysis of what it would mean for NATO to establish a no-fly zone over Ukraine.
"Putin Is Turning Russia Into North Korea" - Amb. Michael McFaul On Russia's Growing Isolation
In the final part of his interview with Stephen Colbert, former Ambassador to Russia Michael McFaul talks about what might happen inside Russia as economic sanctions take hold and the country becomes increasingly isolated from the rest of the world
Sem comentários:
Enviar um comentário