sábado, outubro 23, 2021

Perante tudo isto, o que tenho a confessar é que perdoei ao meu agressor e até lhe dei colinho

 


As romãs da romãzeira do jardim não ficam com a casca encarnada, apenas levemente ruivas. Mas, por dentro, os bagos são rubros, sumarentos e dulcíssimos. Agora, em quase todas as minhas refeições desmancho uma romã e decoro o prato com as dezenas de pérolas que quase estalam na boca, desfazendo-se em sumo. Começo por pô-los no canto do prato destinado à salada mas invariavelmente acabo misturando-os com o que for, peixe ou carne. 

Este ano há menos laranjas do que o ano passado, nem se compara. Mas algumas começam já a ganhar cor. 

Ao fim da tarde andei a varrer o terraço, o acesso à garagem, o caminho debaixo do telheiro. Mas não concluí o trabalho. Acabei por deixar alguns montes de folhagem seca por apanhar. O meu petit chien -- que saiu das minhas histórias para demonstrar que a realidade por vezes ultrapassa a ficção -- agora acha que a vassoura com a qual tento defender-me dos seus arroubos é um brinquedo e, por isso, quando ando a varrer, ataca-a, passa-me pelas pernas, põe-se de pé nas minhas pernas para delas saltar para a vassoura e, pelo meio, com as suas unhas pequenas e afiadas, enche-me as pernas de arranhões. 

O meu marido diz que já sei que não posso andar de calções. Mas sou encalorada e, além disso, gosto de apanhar sol e ar fresco nas pernas. Vou sempre na esperança que o pequeno pastor se entretenha com pinhas ou com restos de troncos. Mas não. Se estou por perto, é à minha volta, desafiando a minha tolerância, que ele anda. O meu marido e o meu filho dizem que tenho que me impor. Mas como? Eles dizem: dá-lhe uma sapatada. Uma sapatada? Posso lá eu arriscar magoá-lo?

Dizem-me que ande com uma revista ou um jornal na mão, algo que faça barulho mas não o magoe. Mas como posso andar a varrer ou a regar flores e, ao mesmo tempo, de jornal na mão a ameaçá-lo? Portanto, o tempo quase todo é gasto a tentar afugentá-lo, a tentar poupar as minhas pernas ou os meus braços. Já pareço uma pobre de Cristo, toda lesionada.

Há pouco, aqui na sala, veio pôr-se com as patinhas da frente a querer empoleirar-se em mim. Fiz-lhe festinhas. Mas não parava de me olhar nos olhos. Peguei-o ao colo e aninhei-o como a um bebé. Curiosamente, deixou-se ficar. Parece que era mesmo isso que queria. Um bonequinho de peluche, meiguinho. O meu marido, ao entrar na sala e ver este quadro, ficou sem saber o que dizer. Disse eu: este é o cão de rua, o cão de guarda, o cão pastor que fomos buscar a um monte alentejano para nos proteger de intrusos. Ele respondeu: os cães, de certa forma, são o que os habituarmos a ser. Não sei como vai ser quando crescer. Temos uma casota no jardim, num recanto abrigado. Supostamente é lá que deve dormir e é à volta da casa que deve circular: não é para andar dentro, é para andar por fora. Mas não sei. Quando for mais crescido logo se vê. Estar agora a fazer antevisões é um long shot. Vou é aproveitando enquanto é pequeno, encaixável no meu colo. Mas isto também só é possível quando está perdido de sono. Aí, pelos vistos, sabe-lhe bem receber mimo e um colinho quente. De dia, quando está com as pilhas todas, nem pensar: corre, salta, morde, arranha, faz toda a espécie de disparates. Rouba sapatos, rouba tapetes, vira a sua cama do avesso, tenta roer tudo o que pode. 

Faz hoje quatro semanas que fomos buscá-lo. Estava pele e osso debaixo do tufo de pêlo. Mal comia, não assimilava nada do que comia, estava mal da barriga. Agora já o sinto a ficar gordinho e estou sempre à espera que venham cá vê-lo para ver se lhe acham diferença, já mais crescido. 

Já estamos no fim de semana. O tempo corre, corre. 

Caminhamos rapidamente para o fim do mês de outubro. Nessa altura a hora muda para os dias ficarem ainda mais pequenos. Daqui a nada estamos no fim do ano e estaremos a equacionar como será o natal. Não percebo bem isto. Não sei como passam estas semanas que mal dou por elas; devoram os dias, devoram os meses e, se não nos precavemos, devoram os anos. 

Amanhã terei que ir ao supermercado e não sei o que hei-de comprar para as diferentes refeições. Talvez ingredientes para cozido à portuguesa, talvez também peixe para cozer. Quando penso no que me apeteceria só me apetece o que não faço em casa: petiscos como gyosas, paezinhos de arroz recheados com carne, talvez até croquetes de carne a alheira para mergulhar em mostarda e mel. Mas também andamos com saudades de comida indiana ou nepalesa. Talvez nos desloquemos até um restaurante para trazermos comida para casa. 

Tenho a televisão ligada e agora fiz zapping a ver se ainda dá o Dr. House e, pelos vistos, não. Está a dar um programa em que dois desconhecidos se despem um ao outro e ficam em roupa interior numa cama. Conversam até que são convidados a beijar-se. Estava um casal hetero e outro homo. É engraçado. Pode ser altamente constrangedor se não houver química entre as pessoas. Tento imaginar-me. Sou de atração à primeira vista. Se houvesse, acho que tudo fluiria na maior naturalidade. Mas, não havendo, acho que nem sequer me despia. Olhava, validava se poderia rolar um clima e, se não, para antecipar o desfecho, dizia logo ali: santa paciência, os nossos santos não cruzam, portanto bye bye.

No casal que estou a ver, um dos rapazes do casal homo é parecidíssimo com um que trabalhava lá na empresa e que, por ser gay e por não querer que alguém o descobrisse por recear ser marginalizado, se demitiu. O curioso disto é que toda a gente sabia ou desconfiava que o fosse, um colega nosso até o tinha visto num restaurante com as mãos estranhamente próximas do rapaz que estava em frente e, na empresa, nos dias seguintes, comentou isso para confirmar as nossas suspeitas. E ninguém queria saber disso para nada. 

Bem. 

Já estou para aqui a andar de conversa em conversa, como se andasse perdida num bosque, a espreitar por que caminho haveria de ir. Só que, a estas horas, já não dá para andar para trás e para a frente e, de resto, é pouco provável que vá dar a uma clareira.


E, afinal, sempre está a dar o House mas, se não estou em erro, é um episódio antigo. Ou melhor: mais antigo do que os últimos que eu tinha visto que, já de si, eram antigos. Será que o tempo está a andar para trás? E ninguém me avisou...?

__________________________________________

As fotorafias pertencem ao Close-Up Photographer Of The Year 2021 ao som de Ludovico Einaudi com Luminous

_________________________________________

Desejo-vos um belo sábado

Sem comentários: