quinta-feira, agosto 05, 2021

De sexo bem aviado e de boca colada ao ouvido

 


Como é que um lugar como a Faculdade de Ciências, com os seus professores catedráticos e eminências muitíssimo pardas, podia rivalizar com o magnetismo pecaminoso dos 'imperadores do Chile', chulos que prostituíam as raparigas do bairro, engatatões que se contentavam 'com as sobras das desenganadas do Clube Estefânia, das academias recreativas ou dos tristes bares do Intendente'? Que professor monocórdico podia ensinar tanto sobre a vida como os 'carteiritas mal-engonhados que andavam à babugem', a fauna dos bailes dos Bombeiros, da Rádio Graça, das Manas Pretas, do Incrível Almadense, dos Alunos de Apolo, os jogadores de batota que se reuniam em casas clandestinas, os 'bilharistas às três tabelas, batedores de sueca brava ou praticantes de dominó em sintaxes ardilosas', 'um Al Capone viseense que fazia os negócios numa leitaria da Almirante Reis enquanto acariciava os anéis', uma Dona Sol, manicura de 'ancas majestosas', os homens com alcunhas dignas das personagens do submundo nova-iorquino -- 'Mãos de Seda', 'Mil e Quinhentos', 'Ganso', 'Carlos Chófer', 'Dente de Ouro' -- ou esse inesquecível Simas Anjo que, na Sociedade Recreativa Vitalense, em Campolide, templo de bailes com orquestras de cordas e bufete -- 'pede-se aos cavalheiros o favor de acompanhar as damas ao bufete' -- 'dançava de sexo bem aviado e de boca colada ao ouvido da garina para que ela o escutasse por entre as pernas'?

Mesmo que se esforçasse muito e conseguisse boas no Desenho de Máquinas, Geometria Descritiva, Estereotomia e Física, que futuro é que isso lhe oferecia? Quando muito, via-se como um professor medíocre de liceu, a exibir nas salas de aula o seu tédio e resignação a manadas de alunos na sua maioria desinteressados. Não, a faculdade também não era lugar para ele. Mas haveria um lugar para ele?

________________________________


José Cardoso Pires aparece aqui retratado por Júlio Pomar e por Abel Manta e descrito por Bruno Vieira Amaral em Integrado Marginal, biografia de José Cardoso Pires.

Simone Távora Stross é a compositora de Valsa lenta que é interpretada por Arnaldo Rebello ao piano

O título deste post, extraído do pequeno excerto que acima transcrevi, é deliberadamente provocador e mais não pretende do que chamar a atenção para este livro que, até ver, me está a sair melhor do que a encomenda.

____________________________________________

Já agora, José Cardoso Pires por ele mesmo




____________________________

Desejo-vos um dia feliz

2 comentários:

João Lisboa disse...

Off-topic por motivo de atraso: parabéns pelos 5 milhões! Mais outros tantos e cobriu (so to speak) a totalidade da população do rectângulo.

Um Jeito Manso disse...

Olá João,

Obrigada.

Pois é. Quando atingir os 10 milhões, o número mágico do nosso rectângulo, vou começar a ter ideias delirantes: publicar um livro, criar um partido político... Espero que nessa altura o João ainda tenha paciência para aqui vir espreitar de vez em quando para me chamar à razão e me mandar estar quieta.

Abraço e dias felizes.