terça-feira, janeiro 12, 2021

Em dia de Marcelo encovidado, falo antes do tal cachorro engarrafado

 

Onde eu hoje estive, o que vi e ouvi, está acima e abaixo do que posso aqui dizer. Se eu pudesse descrever, e não posso, poderia algum cineasta passar a coisa a filme e, consoante o ângulo, assim seria obra do mais puro surrealismo ou realismo fantástico ou realismo trágico ou comédia da melhor. 

Gostava de contar pois acho que aquilo puxa pela minha veia de escrevinhadora. Não sei que personagem elegeria para artista principal pois poderiam ser três. Um poderia encarnar o cristo ressuscitado. Morto, morto, morto de vários dias. Coisa mais louca. Vim desalinhada de mim própria tanta a coisa estranha e fora do comum mundo dos mortais que presenciei. O que me ciceroneou estava muito nervoso e isso manifestava-se no gaguejar e na forma ansiosa como aspirava o ar, quase engolindo a máscara, enquanto os olhos se esbugalhavam na minha direcção, certamente sem saber se sairia vivo daquela provação. 

Mas como não posso contar, é com esse filme em subconsciente, que aqui estou. Só espero é que daqui por algum tempo ainda guarde memória desta experiência limite para dar largas ao meu gosto de escrever sobre bizarrias verídicas que todos tomam por ficções amalucadas.

Aqui chegada a casa ainda fomos ao supermercado, estava com falta de bacalhau e queria também comprar corvina (anda a apetecer-me uma boa sopa de tomate com corvina e ovo escalfado) e mais uma ou outra coisita, nomeadamente um baton, e o meu marido queria comprar pellets, mas, se eu tive sorte, ele não. E vi lá uma embalagem que dizia: 'os nossos delicioso pastéis de nata' e, então, a sair que estou do meu período de doença incompreensível que até o apetite me retirou, perguntei-lhe: 'queres uma embalagem de deliciosos pastéis de nata?' Ficou admirado com os termos da pergunta mas disse: 'pode ser'. E, portanto, depois de jantar, aquecemos um pastel para cada um e chamámos-lhe um figo.

E é isto. Estou manietada e sem saber de que falar. Claro que poderia falar do teste positivo de Marcelo. Ainda bem que está assintomático e desejo que assim se mantenha. A minha mãe, que anda irritadiça com os confinamentos, apetecia-lhe sair, conviver, e como, com isto, não pode, dizia-me hoje à hora de almoço: 'esses estúpidos que não têm cuidado nenhum é que fazem isto, estúpidos, andam sem máscara, estúpidos'. Tive que lhe lembrar que não são só os estúpidos que andam sem máscara, é também a Graça Freitas, é a mulher do Macron, é gente por todo o mundo que, apesar de bem informada e cuidadosa, aparece contagiada. O corona é uma besta desencabrestada. Pior: não é uma besta, é uma manada de bestas desencabrestadas, aos pinotes.

Acumulado de casos à data de 11.Jan.2020


Acumulado de óbitos à mesma data


O crescimento acentuado e a inclinação das curvas falam por si. Adiante.

Abro o Youtube a pensar: deixa lá ver o que é que essa grande bicha, a prima algoritma do Youtube, hoje tem para me animar e para me salvar a dia blogosférico. E foi na mouche.

Ferreira Gullar fala de Vinicius e é coisa gostosa de ouvir


E a seguir Vinicius por ele próprio. Uma graça.

Uísque é o cachorro engarrafado



E haja saúde!

Sem comentários: