terça-feira, setembro 24, 2019

O atrevimento de Greta Thunberg.
How dare you?


É notável o dom de palavra, a acutilância, a coragem e a paixão desta miúda. Tem 16 anos mas atreve-se a enfrentar quem lhe apareça pela frente com conversa mole, com desculpas esfarrapadas, com ignorância estampada na cara.

Com uma determinação ímpar e palavras fortes e certeiras como murros, Greta tem conseguido a proeza de mobilizar o mundo e fazer com que os 'poderosos' deste mundo a ouçam.

E, se pararmos para pensar, temos que aceitar que é extraordinário que este movimento que tem trazido milhões de pessoas para a rua tenha nascido da revolta de uma miúda que percebeu que o tempo se está a extinguir e que, corajosamente, resolveu tentar agarrar o assunto com as suas próprias mãos e, dessa forma, tentar travar essa perigosa tendência. E é extraordinário que sejam maioritariamente crianças, crianças inspiradas por ela, a puxar pela consciência da população. É extraordinário e comovente.

A forma enfurecida e emocionada como hoje falou na Cimeira do Clima em Nova Iorque tem corrido mundo e é deveras impressionante.

'You have stolen my dreams and my childhood with your empty words,' climate activist Greta Thunberg has told world leaders at the 2019 UN climate action summit in New York. In an emotionally charged speech, she accused them of ignoring the science behind the climate crisis, saying: 'We are in the beginning of a mass extinction and all you can talk about it money and fairy tales of eternal economic growth - how dare you?


E, abaixo, a miúda franzina no seu canto enquanto o grande e todo-poderoso Trump e a sua entourage chegam às Nações Unidas
Greta Thunberg briefly crossed paths with Donald Trump at the United Nations in New York on Monday. Thunberg, the Swedish climate activist, fixed Trump with a steady stare as he arrived at the UN to attend a meeting on religious freedom. The US president decided to snub a major UN climate summit, held on the same day

O semblante enraivecido (e enojado?) de Greta fala por si.

13 comentários:

Tiago Gonçalves disse...

Como li nos comentários do video...
"Se o olhar pudesse matar..."

Um Jeito Manso disse...

Olá Tiago,

Mas, ao mesmo tempo, desprezo. Viu como ela ficou contida... Com 16 anos, sabendo-se o que ela pensa do Trump, manteve-se ali, contida, semblante fechado. Aquela miúda tem uma tal convicção dentro dela, não acha?

Abraço, Tiago. E uma boa terça-feira.

Tiago Gonçalves disse...

Olá UJM.
Acho que ela teve uma reação biológica e visceral de repulsa que procurou conter:)
Do que conheço ela seguirá radicalmente as suas convicções e preocupações ambientais...
Será apenas um "entusiasmo" da juventude? O tempo o dirá..
Seja como for, já valeu a pena o que tem feito. Nunca uma greve às aulas teve uma tal vertente pedagógica! Ironias...
Abraço UJM. Boa terça-feira

AV disse...

Greta: “This is all wrong. I shouldn’t be standing here. I should be back in school in the other side of the ocean. Yet you come to me for hope? How dare you! You have stolen my dreams and my childhood with your empty words.”

Rita: “Pergunto, o que é que pessoas como António Costa e Rui Rio têm para nos oferecer a nós jovens? Tal como a senhora, não fazem a menor ideia do que é-o nosso universo e da forma como olhamos para a vida”.

UJM sobre Greta: http://umjeitomanso.blogspot.com/2019/09/o-atrevimento-de-greta-thunberg-how.html
UJM sobre Rita: http://umjeitomanso.blogspot.com/2019/09/resposta-da-mui-idosa-e-mui.html

Dois pesos e duas medidas.

Um Jeito Manso disse...

AV

Dois pesos e duas medidas?

Não vê diferença na atitude da Greta e a da Rita?

Ok, não vê. Não faz mal, eu também sou míope.

Mas eu explico: a Greta vai à luta e de que maneira. A Rita fica sentada a perguntar o que é que eu tenho para lhe oferecer.

Capisce?

AV disse...

Não. Quem lhe diz a si que Rita não está sentada e que tem formas de cidadania tão válidas, ou mais, do que as de Greta?

Um Jeito Manso disse...

Av

Se a Rita tem formas de cidadania não as revelou e eu não sou bruxa. Falo do que sei. E o que sei é que ela veio aqui dizer que pessoas de idade como a avó dela, conservadoras e instaladas, não percebem o universo de jovens como ela. E quis saber o que tinha eu para lhe oferecer.

Vê algumas coisa que se pareça com esta conversa no que ouve à Greta?

Seja objectivo, AV.

AV disse...

Correção:”Quem lhe diz a si que Rita está sentada e que não tem formas de cidadania tão válidas, ou mais, do que as de Greta?”
A questão que Rita colocou é legítima e é uma que todos nos devemos colocar em relação à qualquer político antes de ir a votos. É melhor uma boa pergunta do que uma resposta sem dúvidas e cheia de certezas.

Um Jeito Manso disse...

Ora bolas, AV, fique lá com a medalha. E com a taça. E com a condecoração. E com o coroa e o trono. E com a estátua. E com o nome na rua. Que é que há-de ser mais? Estou a ver que também é daqueles que quer saber o que tenho para oferecer.

Que chato que é, AV... É sempre a si ou fui eu que lhe caí no goto?

Ou será que AV é o nickname de Rita?

Não é capaz de escrever nada mais engraçado? É só chatear, chatear...? Bolas.

Ah, já sei. Nome de avião. Pode ser? Ou nome da próxima ponte. Ponte AV. Boa?

AV disse...

Boa, UJM. 😉

Um Jeito Manso disse...

AV,

Ufff...!

Tréguas, enfim.

(Vamos ver é por quanto tempo)

Belinha Fernandes disse...

Não vi o discurso, ainda, mas enviaram-me um link com um dossier sobre a Greta, imenso que ler, só no fim de semana é que terei tempo para isso. Anda aí uma enorme discussão sobre a forma como está a ser usada e manipulada que eu quero ver se percebo se é ou não é. É que as críticas vão do razoável ao absurdo. Também vi muitos ataques à miúda em virtude da sua fúria e expressões faciais, no discurso. Chamaram isso de ódio, chamaram-lhe odiosa, além de um fantoche da esquerda, como sempre, quando se trata de invocar a defesa do clima. No entanto, creio que isso se poderá dever ao Asperger. Mais uma coisa para esclarecer. Acho um fenómeno que tenha conseguido incendiar de tal forma a opinião pública. Há quem diga que está a causar mais prejuízo à causa ambientalista do que bem, mesmo pessoas que não negam as alterações climáticas. Só por isso é que ainda não escrevi nada sobre o assunto.No entanto choca-me que as mesmas pessoas que a acham odiosa se lhe dirijam críticas odiosas. Nada de incomum nos dias que correm, infelizmente.

Um Jeito Manso disse...

Olá Belinha,

Apenas posso falar por mim, pelo que penso, pelo que julgo que sei. A questão climática é séria. Talvez até mais séria do que pensamos. E a Greta é uma líder. Sabe do que fala. É genuína, é corajosa. As palavras fortes e emocionadas de Greta vão ficar para a história.

Espero que, depois de se se esclarecer, me dê razão. Depois conte, está bem?

Dias felizes para si.