terça-feira, agosto 20, 2019

Belô, a sobrinha, entrevista Maria Bethânia e Caetano Veloso, os tios.
Uma ternura.


Gosto de ouvir, na TSF, as escolhas musicais de pessoas convidadas. Creio que se chama 'A Playlist de...'. Muitas vezes fico surpreendida ao ouvir canções de que me tinha esquecido completamente e de que, afinal, tanto gosto. Penso que já aqui o disse antes: se eu tivesse que fazer uma selecção de músicas da minha vida, teria que andar meses a puxar pela cabeça, tentando ressuscitar o que se arrastou para a sub-sub-cave da minha memória. Sei que não tenho uma música da minha vida mas muitas mas, assim de repente, não seria capaz de escolher meia dúzia temendo deixar de fora as mais importantes.

Se eu fosse de fazer listas, saberia sempre de que é que gosto mais. Assim, nunca sei. Tenho muitas limitações e esta é apenas uma delas.

E tem outra: quando alguém escolhe músicas que eu provavelmente também escolheria, fico a pensar no significado de tal afinidade. Será que, em tudo o resto, aquela pessoa gosta sempre do que eu gosto? Não faço ideia. Os mistérios do cérebro fascinam-me. 

Mas a Bethânia estaria lá, com certeza. Também gosto do Caetano, aliás gosto muito, mas a Bethânia tem aquela vozeirão que sabe ser reza, cântico, súplica, lamento, hino, celebração, onda rolando no mar, vela acesa no terreiro, chorinho atravessando o sertão, e isso não haverá, talvez, muito mais gente assim. Talvez a Nina Simone. Mas, na volta, se me puser a puxar pela cabeça, lembro-me de mais. Mais vale não me alongar para não deixar muitos expostas as minhas vulnerabilidades mentais.

Estive a ver a entrevista que a sobrinha Belô faz à tia e madrinha Bethânia. E dai parti para a entrevista a Cae, o seu tio Caetano. E gostei tanto que acho que devo aqui deixar registo.

Belô entrevista Bethânia


Belô entrevista Caetano

Parte I


Parte II


------------------------------

Tão bom, tão bonito. Quanta ternura.

2 comentários:

Anónimo disse...

..."Será que, em tudo o resto, aquela pessoa gosta sempre do que eu gosto? Não faço ideia. Os mistérios do cérebro fascinam-me..."
Também isso me traz grandes perplexidades mesmo quando não concordo exactamente com tudo. São um verdadeiro caso de excelência, os seus textos.
Obrigado!

Um Jeito Manso disse...

Olá,

Gracias pelas suas palavras, são amáveis.

Obrigada, eu. (Por acaso, agora não sei se deveria pôr a vírgula aqui....)