quarta-feira, março 20, 2019

Então mas não é que o filho da mãe do algoritmo do YouTube me aprontou mais uma...?


Acabei de mandar um mail que terá o efeito de uma bomba. Anunciei que esta quarta-feira vai haver festa. Não sei ainda bem a dimensão da dita mas palpita-me que vai ser das boas. Sinto um ligeiro frémito interior antecipando o tamanho do salsifré. 

Não sei a quem saí com esta minha maneira de ser. À minha mãe não é que se enerva perante a necessidade de tomar decisões que, de alguma forma, possam causar algum incómodo. Ao meu pai também não pois tinha insónias mesmo sem ter com que se enervar, faria quando alguma coisa o preocupava. 

A minha filha, quando aqui escreveu um dia sobre mim, disse que eu não tenho medos. tenho, claro que tenho. Por exemplo, tenho medos quando a coisa se refere à descendência. Aí, preocupo-me, inquieto-me. Mas sobre coisas minhas, do trabalho e assim, sinto uma leve agitação interior, uma espécie de ímpeto destemido que me impele a ir em frente. Assola-me, por vezes, à mente um certo receio de que o que me preparo para fazer tenha consequências imprevisíveis e desagradáveis. Mas isso não me refreia os ânimos.

Mas, portanto, tendo eu acabado de lançar a bomba, resolvi passar os olhos pelas notícias -- e que dor de alma ver o que se passa em Moçambique, que desgraça tão grande, que infelicidade, que impossibilidade de fazer frente a tamanha tragédia --- resolvi passar para o YouTube a ver se me distraía um bocado.

E vai o sacana tem para me mostrar uma coisa do caraças, quase alusiva à minha situação. E logo a mim que tenho pavor de alturas, que tenho umas vertigens que me deixam com os pés desasados. Vai ele ali nas alturas, na corda bamba e, às tantas, até a corda de segurança lhe falta. Caneco. Será aviso? E será que o diabo da inteligência artificial do tipo capta mais do que deve? Andará a ler-me os pensamentos? Vai ver é isso.

Charlie Chaplin no Circo


-------------------------------

As pinturas são de Sol LeWitt

--------------------------------------------

E agora, depois de dar o post por acabado, volto ao YouTube e ei-lo: o vídeo completo onde posso ver como é que a coisa acaba.



1 comentário:

Isabel disse...

Estive a ler o que a sua família diz sobre a UJM e é mais ou menos aquilo que nos mostra aqui, portanto não surpreende. Andei a espreitar uns poucos de post para trás para ver se eu já vinha ao blogue, mas nessa época acho que ainda não vinha aqui.

Tem uma família simpática. Têm a quem sair! Parabéns para todos:))

Beijinhos:))