domingo, janeiro 27, 2019

Não sei se resulta mas as Sheng nu devem agradecer




Li e pensei: 'esta malta é maluca'. Depois ponderei: 'na volta, são é muito à frente' mas logo corrigi: 'vivem mas é no passado'. E depois de ter entrado num registo de raciocínio em circunvalação fiquei sem saber em que apeadeiro sair. Com certeza, com certeza, só posso dizer que é curioso.

Isto porque na China uma empresa resolveu oferecer oito dias de férias adicionais aos empregados solteiros com mais de trinta anos para os ajudar a descobrir o amor, para poderem ir à terra às festas tradicionais do ano novo, para conviverem. Não é inédito. Pouco tempo antes uma escola tinha anunciado que dava dois dias e meio aos professores solteiros.

A medida visa em especial as mulheres a quem chamam Sheng nu, 'as raparigas que sobram'. Uma vez mais penso: 'Que atraso de vida, caraças'. Coisa mais degradante. E até parece que uma mulher que fique solteira o tenha ficado forçosamente por ter sobrado, por não ter sido querida. Como se uma mulher não seja livre de optar por ficar solteira. Mas logo pensei que os chineses são gente mais do que trabalhadora, eficiente, focada e adaptável. Não são mais burros ou mais atrasados que nós. Portanto, nada de raciocínios paternalistas ou arrogantes em relação a eles. Mais, não posso esquecer-me da sua cultura milenar. Num primeiro impulso, sou sempre levada a raciocínios imediatistas e, em relação a tudo o que não encaixa na minha matriz de valores, sentir uma certa repulsa. Mas depois tento uma certa visão em landscape para tentar colocar as coisas em perspectiva.

Seja como for, parece-me aquela medida uma coisa meio parva mas, por outro lado, reconheço que ter dias de férias a mais é uma coisa boa. Dizem eles que as mulheres apaixonadas, acasaladas e que constituem família são mais felizes e mais produtivas no trabalho. E é também um facto que na China, como em todo o mundo ocidental ou 'evoluído' (e ponham aspas nisto) cada vez as mulheres se focam mais nas suas carreiras e se casam mais tarde -- já para não falar em que têm cada vez filhos mais tardiamente e em menor número o que, reconheçamos, não é coisa boa para o futuro da hmanidade.

De resto, eu, cá por mim, acho que a vida profissional não se deve sobrepor à vida pessoal. E isto por muito motivante que seja a profissão. E acho também que estar enamorado, ter a quem dedicar amor  e os nossos melhores pensamentos, é uma coisa boa, traz felicidade e saúde, quiçá também produtividade a todos os níveis.

Portanto, achando a terminologia deles uma coisa pré-histórica e achando que, a ser, tudo se deveria aplicar por igual a homens e mulheres, capaz de a medida não ser coisa má de todo. 

Por mim, não sendo o caso já que tenho marido, acho que seria bom que, por cá, algumas pessoas noutras circunstâncias também tivessem direito a mais dias de férias. E, aqui cá para nós que ninguém nos ouve, não me ralava nada que fosse só para mulheres. Por exemplo, oito diazinhos a mais de férias para as mulheres que tenham atingido a menopausa. Não me perguntem porquê. Mas era bom. Não sei seria se seria lógico, razoável ou justo. Mas era bom.

[Não que todas as mulheres com menopausa sofram de afrontamentos... calma aí]
----------------------------------------------------------------------------------------

E já cá volto para vos mostrar a letra de alguns escritores.
Até já.

3 comentários:

Anónimo disse...

This bitter earth
Well, what fruit it bears
This bitter earth
And if my life is like the dust
That hides the glow of a rose
What good am I?
Heaven only knows

This bitter earth
Yes can be so cold
Today you're young
Too soon you're old
But while a voice within me cries
I'm sure someone may answer my call
And this bitter earth may not
Be so bitter after all

This bitter earth
This bitter earth
What good is love
That no one shares
And if my life is like the dust
That hides the glow of a rose
What good am I
What good am I
Heaven only knows.

(On the Nature of Daylight / This Bitter Earth)
Max Richter & Dinah Washington

Vale muito a pena ouVer no youtube e pensar um pouco...

Eu também vou pensar se vou ali deitar-me no contentor do lixo.
No ecoponto, não!
Não caibo na abertura, e nem reciclada quero voltar a este bitter world.

Uma qualquer "Sheng nu"

P.S. Talvez volte aqui amanhã se entretanto acontecer alguma coisa interessante a caminho do contentor...
Talvez esteja uma starry, starry night... e eu volte para casa!

Ah e se voltar, vou logo anular a contrato com a EDP 😄

Domingo feliz, Lady on heaven, e descanse bastante, ok?






Um Jeito Manso disse...

Olá ms Tree Lover,

Belo poema que aqui deixou para esfregar na cara dos chineses que não têm tento na língua.

Ontem à noite o céu estava gloriosamente estrelado. Na cidade a luz e a poluição não deixam a ver quão magnífica é uma noite estrelada. A sorte que tem por poder ir à janela e ver um céu assim.

Um belo resto de domingo, ms Tree Lover.

Anónimo disse...

Olá ⚘

E afinal não dormiu bem, ora bolas!
Mas eu já há anos que não consigo ver estrelas nenhumas aqui da janela, só vejo candeeiros...
Eles encheram isto de candeeiros, so bye-bye starry nights.
E no outro dia (noite) vi a lua porque ela estava a deitar-se a Oeste.
Foi um presentinho da mãe natureza.

Ontem não fui nada ao contentor (nem esses yellow gabirus me conseguem fazer sentir tão lixo assim...) mas devem ter lido o meu desabafo e esta manhã acordei (eu e a aldeia toda) sem luz! Só veio perto das 10h.
E como é que se vive sem luz?
Não é fácil, estamos tão mal habituados...

Gostei do gatinho, tinha uma bela galeria de gatos lá no tablet (muitos eram daí e do Ginjal).

E essas dos livros nos Arraiolos tem direitos de autor, só que eu não deixava títulos escondidos...

"May the Force be with you" para a semana que aí vem!
(Já sei que não gosta de SF, mas acredite que é um bom desejo).

🌲 & 🐈L